Compartilhando idéias e propostas

Chat - dia 8 de Junho

Chat - dia 8 de Junho

por Usuário excluído -
Número de respostas: 6

Caros colegas,

estarei presente no chat, como agendado (Horário de Portugal: 22 horas).

Até lá, boas discussões!

Um forte abraço,

Natália Marques

Em resposta à Usuário excluído

Re: Chat - dia 8 de Junho

por Usuário excluído -

Caros colegas,

Contem também com a minha presença no chat de hoje.

Até mais tarde :)

Maria da Graça

Em resposta à Usuário excluído

Re: Chat - dia 8 de Junho

por Usuário excluído -

A participação de vocês foi fundamental!

Vamos colocar a sintese do Chat para que possamos compartilhar com nossos colegas, OK?

Um abraço

Graça

Em resposta à Usuário excluído

Re: Chat - dia 8 de Junho

por Usuário excluído -

Graça e demais colegas,

Infelizmente não pude participar do chat no domingo, pois estava em trânsito, vindo do Rio para Salvador.

Espero que na próxima oportunidade, eu possa estar presente... ops!, quer dizer, on line.

Jocelma

Em resposta à Usuário excluído

Re: Chat - dia 8 de Junho

por Raquel Pasternak Glitz Kowalski -

Olá Graça e pessoal,

Pude participar do chat dia 08/06 e achei ótima a experiência, a equipe da UMINHO compartilhou como funciona a EAD em Portugal.
A principal questão discutida foi a implementação de TIC na realidade de Portugal, oferecer computadores e criar a figura do Coordenador TIC.
Os coordenadores são pedagogos e dinamizam projetos que envolvam o uso das TIC.
Os computadores são notebooks que alunos e professores podem utilizar em aula.
Alguns outros detalhes foram discutidos e aqui poderemos aprofundar para entender como funciona a realidade deles.
E no Brasil, o que temos de projetos parecidos com esse, como funciona?
Adorei participar do chat, acho que esses encontros são fundamentais para o andamento do curso.

Abraço
Raquel Glitz

Em resposta à Raquel Pasternak Glitz Kowalski

Re: Chat - dia 8 de Junho

por Usuário excluído -

Olá Raquel

Temos muitos projetos no Brasil, muitos deles decorrentes de políticas públicas. Nosso grupo de pesquisa tem trabalhado com alguns desses projetos, nomeadamente aqueles que tratam de formação continuada em serviço. Em dez/2005 publiquei um artigo na Revista e-curriculum (http://www.pucsp.br/ecurriculum/) no qual faço uma retrospectiva desses projetos e das teses geradas a partir desse contexto de investigação.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Chat - dia 8 de Junho

por Usuário excluído -
Beth, o artigo de sua autoria publicado na revista E-Currículo do PPGE - CED da PUC/SP se situa como rico humus à nossa discussão, na medida em que:
- consubstancia-se como registro de muitos programas de formação online desenvolvidos pelo CED, os quais, como você mesma aponta, se situaram como corpus de análise de distintas dissertações e teses. Este movimento praxiológico revitaliza a pesquisa, porque a insere na materialidade histórica que a circunscreve, ao mesmo tempo em que oferece a possibilidade de depurar as distintas edições dos programas, a partir da discussão dos resultados de análise das aludidas investigações científicas.
- permite a discussão do que se apresenta no bojo deste módulo - políticas públicas de educação - a partir da materialidade histórica dos distintos programas relatados e analisados.
- aponta a noção freireana de 'história como possibilidade', na medida em que nos situa como sujeitos históricos de nossas circunstâncias individuais e sociais. dito de outro modo, não somente falamos do que o outro faz, mas pesquisamos o nosso próprio fazer, o qual se engendra às circunstâncias históricas das políticas públicas educacionais brasileiras, no atual momento histórico.

Penso que a discussão de políticas públicas com base nos programas de formação online inerentes a tais políticas pode vir a adensar, em muito, nossas reflexões.
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Lucila