Fórum de avaliação do Módulo 2

A. Desenho didático (arquitetura dos conteúdos e das situações de aprendizagem)

A. Desenho didático (arquitetura dos conteúdos e das situações de aprendizagem)

por Marco Silva -
Número de respostas: 7

Neste tópico do Fórum Avaliação todos estão convidados a avaliar o desenho didático do Módulo 2

Em resposta à Marco Silva

Re: A. Desenho didático (arquitetura dos conteúdos e das situações de aprendizagem)

por Edmea Santos -

Oi pessoal!

Segue minha opnião, muito pessoal, do módulo 2. O desenho didático do módulo 2 foi bastante instigante e criativo. A criatividade foi um dos pontos positivos.

Sobre as situações de aprendizagem...

  • Gostei muito das situações de aprendizagem propostas. As atividades foram muito bem arquitetadas. Os enunciados muito bem redigidos, claros, lúdicos. A combinação de textos de autoria com objetos digitais da rede (filmes, músicas, imagens, textos) foi muito feliz. A participação foi instigada sem necessariamente termos que fazer a leitura prévia dos conteúdos das unidades. Com isso, a participação dos cursistas ficou garantida desde o início. As atividades nos levavam à participar porque pudemos entrar nos debates com nossos saberes iniciais. Ao passo que nos aprofundávamos nos conteúdos (leitura e estudo dos artigos) vivenciávamos a transição entre nossa "zona real e proximal" de conhecimento.
  • Os encontros síncronos foram ótimos. A webconferência foi muito bem moderada. Poderíamos ter aproveitado mais o objeto gerado para outras atividades.

Sobre o conteúdo...

  • Gostei muito do conteúdo trabalhado. Achei que deram continuidade os debates provocados pelo grupo do módulo 1. No módulo 1 tivemos uma densa discussão do contexto sociotécnico da cibercultura. No módulo 2 pudemos aprofundar o debate no contexto micro das escolas e dos programas Brasil e Portugal.
  • Acho que o tema das "políticas públicas" poderia ter sido mais trabalho em suas especificidades e relações. Acho que temos que articular ações dos diversos Ministérios (Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura). No Brasil a desarticulação entre os ministérios é um problema. As vezes dentro do próprio ministério as políticas e programas não se comunicam e isso afeta diretamente a docência. Hoje por exemplo, temos uma política muito interessante e pouco conhecida do Ministéria da Cultura que são os "pontos de cultura". Os pontos de cultura são mais educativos que muitos programas do MEC. Bem, fica aqui este comentário como sugestão. Afinal o objetivo aqui é co-criar mesmo.

Sobre a interação atividadesXconteúdos...

  • O grupo fez bem esta articulação. O conteúdo ficou implicado com as atividades. Contudo, as atividades foram destaque no módulo.

Parabéns para todos que participaram na construção da vida do desenho didático proposto pela equipe do módulo 2. Parabéns a equipe do módulo 2 pelas mediações valiosas. Sem a participação dos pesquisadores o módulo 2 não teria vida.

 O desenho didático é uma arquitetura para ser habitada

beijos

Méa

Em resposta à Edmea Santos

Re: A. Desenho didático (arquitetura dos conteúdos e das situações de aprendizagem)

por Usuário excluído -

Olá, pessoal,

A Méa fez exatamente a avaliação que eu faria.

Considero o desenho didático muito criativo e instigante. O uso do vídeo do BMW foi tão mobilizador que o grupo não queria parar de discutir, como vocês viram.

A tônica da densidade, riqueza e atualidade do conteúdo esteve presente, da mesma forma que no Módulo 1.

O conteúdo referente às políticas, talvez por ser mais denso, não foi tão aprofundado pela nossa turma.

Gostei muito!!!

Abraços.

Em resposta à Marco Silva

Re: A. Desenho didático (arquitetura dos conteúdos e das situações de aprendizagem)

por Usuário excluído -

Oi gente,

Minhas percepções sobre o Desenho Didático do Módulo II:

- A arquitetura dos conteúdos as situações de aprendizagem foram bastante hipertextuais, permitindo atender aos diferentes estilos de aprendizagem, visto que foi nos dada a possibilidade de aprofundamento da temática em diversas linguagens e a partir de diferentes objetos de aprendizagem (audio, imagens, videos, textos);

- Em relação aos conteúdos em si, para mim, particularmente, foi muito instigante: as políticas púlicas influenciam diretamente na otimização de nossos trabalhos nas escolas e principalmente na formação docente. Pude pesquisar e me aprofundar mais sobre o assunto;

- nas situações de aprendizagem foram valorizadas as experiências dos estudantes, incentivou a pesquisa, houve um estímulo para a colaboração entre os membros da nossa comunidade e principalmente a interatividade foi potencializada a partir das interfaces síncronas  e assíncronas. Apesar de não ter participado dos debates síncronos, li o registro do chat e assisti à videoconferência e observei a mediação das docentes, provocando discussões e socializando suas experiências.

Parabenizo a equipe!

Em resposta à Marco Silva

Re: A. Desenho didático (arquitetura dos conteúdos e das situações de aprendizagem)

por Raquel Pasternak Glitz Kowalski -

O módulo 2 foi muito bem estruturado, eu entrava no moodle e sabia exatamente onde ir e o que fazer.
Acho que planejamentos e conteúdos como este fazem diferença na EAD.

Raquel Glitz

Em resposta à Raquel Pasternak Glitz Kowalski

Re: A. Desenho didático (arquitetura dos conteúdos e das situações de aprendizagem)

por Usuário excluído -

A arquitetura dos conteúdos módulo 2 foi muito bem estruturada. Concordo com Raquel que diz que entrava no Moodle e sabia exatamente aonde ir e o que fazer.

O computador conectado potencializa a convergência de mídias, e o grupo do módulo 2 soube utilizar essa possibilidade de maneira primorosa: textos, filmes, músicas, imagens...

Em relação ao conteúdo, o módulo 2 esteve mais focado em políticas para o uso de computador e mídia e menos na EAD. Acredito que as políticas públicas voltadas para EAD no Brasil merecessem maior destaque, uma vez que estamos tratando de formação de professores que atuarão online. Deixo aqui minha sugestão!

Destaco, dentro do desenho didático do módulo, o mensagem inicial que foi sendo modificado semana a semana, e as palavras finais junto com um belo clip de Toquinho e Vinicius.

Novamente parabenizo as docentes!

Abraços!

Em resposta à Marco Silva

Re: A. Desenho didático (arquitetura dos conteúdos e das situações de aprendizagem)

por Ieda Carvalho Sande -

Parabéns, equipe 2!

O conteúdo do módulo foi muito esclarecedor para mim porque as políticas públicas são diretamente ligadas ao meu trabalho; a discussão foi valiosa para anunciar algumas pesquisas que estão sendo realizadas.

 

 

Em resposta à Marco Silva

Re: A. Desenho didático (arquitetura dos conteúdos e das situações de aprendizagem)

por Usuário excluído -
Pessoal,

Achei o desenho didático do módulo 2 muito bem planejado e com uma criatividade maravilhosa. Destaco que a atuação docente estava completamente integrada com as propostas de atividades, o que me fez perceber o módulo como um todo muito bem articulado.

Com relação ao conteúdo, concordo com Méa e Tatiana que as políticas públicas mais relacionadas com a EAD foram pouco abordadas. Fiquei especialmente desejosa de discutir o Sistema UAB.

abs,
Nicia