Neste tópico do Fórum Avaliação todos estão convidados a avaliar a discência no Módulo 2
URGENTE: o silêncio do discente, sua ausência e sua evasão
Queridos coordenadores, doutorandos, mestrandos. Colegas pesquisadores.
Venho falar de uma enorme inquietação para os gestores e docentes de cursos online: o silêncio do discente, sua ausência, sua evasão.
Convido os ausentes e os silenciosos ao engajamento na pesquisa. Entre estes, há os que atuam muito raramente e aqueles que desejam entrar mas ficam esperando a melhor ocasião. Há tb os acanhados que ficam sem jeito de pegar o “bonde andando”. Diante de todos estes colegas insisto: venham logo participar! Vcs têm seus motivos para ausência e silêncio que respeitamos. O mais importante é sua presença fortalecendo nossa pesquisa interinstitucional, nossos laços acadêmicos.
Aqueles que evadiram, por favor, nos avisem do seu afastamento para que possamos manifestar nossos mais sinceros agradecimentos pelo interesse na pesquisa e retirar seus nomes no nosso Moodle. Da mesma forma entendemos que razões pessoais forçaram seu afastamento. Por favor, entrem em contato urgente no email marcoparangole@uol.com.br.
Neste mês de junho estamos em pleno Módulo 2 ministrado lindamente pela equipe do PPGE da PUC.SP. Continuamos nossa pesquisa sobre desenho didático, docência e discência online. Trata-se de aspectos complementares. Portanto, os componentes das equipes precisam atuar conjuntamente para que o sucesso da pesquisa interinstitucional corresponda aos objetivos do projeto. Entrem no Módulo 2 e vejam as atividades e conteúdos de aprendizagem propostos. Quaisquer dúvidas, falem diretamente comigo. Terei enorme alegria em atende-los, em ajuda-los no gradativo posicionamento junto ao momento atual da pesquisa que está muito rica, com participações instigantes e da maior relevância para o tratamento da formação de professores para docência online.
A todos lembro os passos que temos pela frente:
-
Ministrar/cursar módulos com duração máxima de 30 dias cada. Acompanhem a seqüência: mês de junho = módulo 2; mês de julho = módulo 3; mês de agosto = módulo 4; ... São 12 módulos.
-
Construir um curso lato senso que ficará a disposição de cada PPG integrante da pesquisa para oferece-lo como quiser.
-
Cada equipe de PPG está convidada a preparar relatório final sobre sua participação na pesquisa e sobre o conhecimento construído a respeito do tema de seu módulo situado no conjunto de módulos no curso lato senso.
-
Cada equipe de PPG está convidada a preparar um texto, um ensaio, com o mesmo título do seu módulo, para compor um livro coletivo a ser publicado pela Editora Loyola com o mesmo título da pesquisa interinstitucional: "formação de professores para docência online".
Para o sucesso coletivo destes passos é necessário o engajamento de todos os componentes das equipes. Peço a ajuda de todos para que façam contato com os colegas silenciosos e ausentes. Procurem convida-los à participação, ao engajamento. Façam contato comigo para informar eventuais dificuldades que possam estar forçando o afastamento ou silêncio dos queridos colegas pesquisadores que desejamos ter conosco o mais rápido possível.
Forte abraço, Marco Silva.
Re: URGENTE: o silêncio do discente, sua ausência e sua evasão
Infelizmente não participei do primeiro módulo, mas estou motiva para participar das futuras interações de forma mais dinâmica. Parabéns, pelo trabalho que esta sendo desenvolvido.
Um abraço
CLeide Jane de Sá Araújo Costa
Universidade Federal de Alagoas
Re: URGENTE: o silêncio do discente, sua ausência e sua evasão
Cleide, fico alegre com sua chegada
Traga com vc sua equipe do PPGE UFAL. Nossa inteligência coletiva conta com a expertise e com o calor humano de vcs.
bjs,
Re: URGENTE: o silêncio do discente, sua ausência e sua evasão
Estive ausente nas últimas duas semanas porque eu estava me preparando para qualificar no doutorado. Qualifiquei na quinta-feira passada, e agora, devidamente qualificada, retomarei minha atuação aqui no projeto. Vou tentar recuperar o tempo perdido e tomar pé das discussões que, pelo que pude ver, estão riquíssimas...
abs,
Nicia
Re: URGENTE: o silêncio do discente, sua ausência e sua evasão
Nícia, parabens pela qualidificação. Concordo com vc: as produções por aqui estão riquíssimas. Fico imaginando que os debates e conhecimentos construídos aqui na pesquisa interinstitucional podem contribuir para sua pesquisa de doutorado. Imagino tb que sua pesquisa possa nos ajudar...
bjs,
Re: URGENTE: o silêncio do discente, sua ausência e sua evasão
Prezado Marco, no início do módulo 1 até parte do 2 estive realmente ausente por motivos além do que possa explicar aqui. Pretendo agora assumir o tempo perdido, mas, se posso justificar, como educadora e pesquisadora temos momentos que falta tempo mesmo, caro colega. Concordo com seus pensaments aqui colocados e acato as suas idéias, ao mesmo tempo, que me desculpo pela ausência.Vamos em frente e obrigada pela maneira que conduz os grupos, consegues chamar aos fatos e ser suave com as pessoas,
Abraços,
Elizete...
Re: URGENTE: o silêncio do discente, sua ausência e sua evasão
Ok Elizete.
Obrigado por sua fala construtiva e carinhosa. Como diz vc: "vamos em frente"
bjs
Re: URGENTE: o silêncio do discente, sua ausência e sua evasão
Caro Marco,
Se você procurar, vai sempre me encontrar na sala pelas madrugadas. Fico lendo e analisando todas as discussões do forum e, dessa forma, trazendo para minha prática as contribuições de pessoas tão experientes com a docência on-line.
Um grande abraço,
Re: C. Discência (co-autoria na prática pedagógica)
Oi Marco,
Quero aqui justificar minha ausência nas atividades do Módulo I. Senti muito não ter participado, não ter interagido e vivido as discussões calorosas por temática de grande interesse para mim: cibercultura, docencia online...
É que nesses últimos meses tenho vivido um momento de grande intensidade de trabalho, com uma carga horária semanal praticamente fechada, sem contar que nos finais e semana estou dando aula em cursos de pos-graduação, um seguido a outro. No domingo, quando chego em casa, além de não dá mais tempo para participar dos chats, já estou meio exausta.
Mas, estou com muita vontade de participar desse curso. Hoje, mesmo que atrasada, comecei a participar das atividades do Módulo II. As discussões que estão acontecendo me motivaram ainda mais a me engajar no curso.
Estou lendo tudo, me situando no curso. Quero, a partir de agora, organizar um horário para as atividades dos próximos módulos. Espero que ainda esteja em tempo!
Um forte abraço!
Olá pessoal!
Assim como no módulo 1 aprendi muito neste módulo 2. Adorei os debates e provocações dos colegas. Notei que demos um grande avanço nas participações. Espero que no módulo 3 consigamos matém ou ampliar os debates.
No finalzinho do módulo perdi o bonde. Tive que viajar e no retorno fiquei sem condições de participar de forma mais efetiva. Gosto muito de participar online, sinto prazer e me divirto demais.
beijos
méa
Olá pessoal!
Assim como no módulo 1 aprendi muito neste módulo 2. Adorei os debates e provocações dos colegas. Notei que demos um grande avanço nas participações. Espero que no módulo 3 consigamos matém ou ampliar os debates.
No finalzinho do módulo perdi o bonde. Tive que viajar e no retorno fiquei sem condições de participar de forma mais efetiva. Gosto muito de participar online, sinto prazer e me divirto demais.
beijos
méa
Re: C. Discência (co-autoria na prática pedagógica)
Oi gente,
Adorei o Módulo II, procurei interagir nas atividades na medida do possível, sei que poderia ter sido melhor. Poderia ter contribuido muito mais com minhas vivências na docência em cursos de formação de professores para atuar nos diversos projetos de iniciativa do MEC. Aprendi muito com os colegas com o compartilhamento de suas experiências.
Re: C. Discência (co-autoria na prática pedagógica)
Raquel Glitz
Re: C. Discência (co-autoria na prática pedagógica)
Os fóruns do módulo 2 foram “calientes”, pois os debates foram intensos e houve uma grande participação discente, acredito que graças a mediação constante das docentes.
Participei do chat e da vídeo conferência, que foram excelentes oportunidades de troca e aprendizagem. Contudo, devido a outros compromissos acadêmicos e profissionais, pouco participei dos fóruns, diferentemente do módulo 1, apesar de acompanhá-los. Tive meu momento de "silêncio docente", mas estou retomando nosso projeto com força total!
Beijos a todos