logo



Conteúdo programático do curso de especialização


Blocos temáticos Módulos Ementas (provisórias)

 

 

 

 

 

 

 

Bloco 1

FUNDAMENTOS

1

 

Cibercultura e Educação

Equipe PPGE_MINHO(Pt)


Características da sociedade mediada pelas tecnologias digitais de comunicação e informação. Desafios da sociedade em rede, da sociedade da informação. O fenômeno da cibercultura e suas implicações nos processos de aprendizagem na cidade e no ciberespaço.

2

Políticas de Educação e Comunicação no Brasil

Equipe PPGE_PUC.SP

Estudo das atuais políticas e legislações nas áreas da Educação (programas do SEED/MEC para uso do computador, das mídias digitais e da EAD e sua legislação atual) e da Comunicação (TV Digital, acesso à rede, Sociedade da Informação no Brasil).

3

 

Psicologia da Aprendizagem

Equipe PPGE_UERJ

Teoria sócio-histórica da aprendizagem e suas implicações na cibercultura. Uso do computador e da internet como instrumentos culturais de aprendizagem. Pressupostos teóricos e metodológicos do sociointeracionismo, da aprendizagem significativa e da ecologia cognitiva.

4

Educação e Comunicação Interativas

Equipe I PPGE_UNESA

Teorias e práticas da interatividade. Pressupostos da interatividade na sala de aula online. A autoria do professor na co-criação da comunicação e do conhecimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bloco 2

DISPOSITIVOS E

INTERFACES

5

 

A Internet e suas Interfaces

Equipe PPGE_UFAL

A iInternet como incubadora de mídias. Uso de blogs, fóruns, chats, webquests, webmaps pelas comunicades virtuais e pelas comunidades de aprendizagem. Uso de software livres para aprendizagem coletiva. Softwares sociais (Orkut, MSN, Google, YouTube, grupos de discussão).

6

Ambientes Online de Aprendizagem

Equipe PPGE_UFBA

Conceito de ambientes online de aprendizagem. Exemplos de ambientes gratuitos. Exploração do ambiente Moodle como administrador, professor e estudante. Interfaces de conteúdo e de comunicação online.

7

 

 

Multimídia e Educação

Equipe PPGE_UNEB

Multimídia na internet e em ambientes online de aprendizagem. Convergências de mídias na internet. Uso de som e imagens digitalizados. As múltiplas linguagens da cibercultura. O hipertexto . Cultura da imagem e pedagogia crítica. Mídia e mediação pedagógica. Exploração de objetos de aprendizagem para ambientes online.

8

Cartografia cognitiva e investigativa

Equipe PPGE_PUC.Pr

Uso de softwares e técnicas de cartografia na pesquisa e prática pedagógica. As técnicas dos mapas mentais , conceituais e webmapssoftwares com uso de gratuitos da internet.

9

 

 

 

Computador/internet e suas Implicações para a Aprendizagem

Equipe PPGE_UFJF

Pretendemos apresentar e discutir computador/internet como instrumentos culturais da contemporaneidade construídos pelo homem e que têm um papel mediador ao mesmo tempo tecnológico e simbólico. Essa discussão será embasada pela abordagem histórico-cultural, compreendendo seus fundamentos básicos, a partir dos quais a aprendizagem, ao se constituir como uma ação compartilhada e colaborativa, permite conceber computador/internet como instrumentos de aprendizagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bloco 3

PRÁTICA PEDAGÓGICA

10

 

 

Desenho Didático

Equipe PPG_TIDD_PUC.SP

Estudo da relação caleidoscópica entre os fundamentos, a organização e a docência de cursos online. Nos fundamentos, as vertentes curriculares e seus reflexos nos desenhos didáticos. Na organização de cursos online, os limites e as possibilidades do meio. Na docência, as implicações dos desenhos didáticos nas ações de tutoria e avaliação.

11

Docência e Avaliação da Aprendizagem em Educação Online

Equipe II PPGE_UNESA

Teorias e práticas da docência e da avaliação da aprendizagem mediadora e interativa. A autoria do professor nos dispositivos e interfaces online. O papel do mediador da aprendizagem e da avaliação.

12

Avaliação da aprendizagem em educação online

Equipe PPGE_UMA(Pt)

Aprendizagem, mediação e metacognição; currículo, desenvolvimento curricular e avaliação; currículo online; aprendizagem online; avaliação e instrumentos de avaliação online.

13

 

Metodologia da Pesquisa Qualitativa Online

Equipe PPGM_UNESP

Paradigmas de pesquisa. Pesquisa qualitativa. Consistência entre Visão de Conhecimento e Procedimentos Metodológicos. Mídia e produção do conhecimento. Internet e transformação de procedimentos: pergunta, coleta de dados, revisão de literatura, referencial teórico e análise.

14

 

 

Experiências de Educação online: análise de casos da prática docente

Equipe PPGEMTE_UFPE

Estudo da prática docente online, através de estudos de casos, destacando: gestão do trabalho docente online (professor virtual, coordenação pedagógica e tutoria); produção de material didático (mediação pedagógica, design instrucional e interatividade); e avaliação online (possibilidades pedagógicas e técnicas das plataformas virtuais). Análise das diferentes relações entre os recursos humanos na educação online.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

No âmbito da pesquisa, o TCC será um relatório e um paper produzidos por cada equipe. O relatório versará sobre a atuação da equipe na pesquisa (1ª fase: desenho didático; e 2ª fase: docência). O paper consistirá em reflexão teórico-prática sobre o módulo específico e suas implicações na formação de professores para docência online. O conjunto dos papers será publicado em livro coletivo com o mesmo título do projeto e, em princípio, obedecendo a seqüência dos módulos disposta neste quadro de conteúdos de aprendizagem. No livro os blocos serão unidades e cada módulo será um capítulo assinado pela respectiva equipe.

Última atualização: domingo, 17 mar 2024, 23:00