logo


Locus da pesquisa

O locus da pesquisa é o ambiente online Moodle. Trata-se de software livre, gratuito, construído mundialmente por internautas habilidosos e dispostos à co-criação contínua da sala de aula de qualidade para educação via internet. Muito fácil de operar, dispõe de diversos recursos para a atuação colaborativa e individual dos professores e cursistas. Nele o professor prepara suas aulas, exerce a docência, avalia a aprendizagem, reestrutura seus cursos.

Nele estarão reunidos os PPGs que integrarão a pesquisa interinstitucional. Cada PPG com sua equipe de pesquisadores produzirá um ou dois módulo(s) do curso e em seguida exercitará a docência do(s) mesmo(s). Todos os integrantes serão docentes e discentes atuando na mesma ambiência de trabalho, no mesmo campo de pesquisa. O trabalho colaborativo online tem presença crescente e consistente na era da conectividade.

Esta pesquisa se apresenta em sintonia com as “evidências de que se alastra a procura por ambientes de trabalho extremamente colaborativos e com responsabilidades coletivas que equilibrem trabalho e vida” (TAPSCOTT e WILLIAMS, 2007, p. 71). O ambiente Moodle é fruto desse contexto e, ao mesmo tempo, contribui para engendrar esse contexto. Nesse ambiente online de docência e aprendizagem há disposições técnicas que potencializam a criação colaborativa em interfaces síncronas e assíncronas. Elas favorecem os encontros das faces dos interlocutores que se reúnem para pensar e experimentar soluções para a formação de professores em nosso tempo.

Última atualização: domingo, 17 mar 2024, 23:00