Neste tópico do Fórum Avaliação todos estão convidados a avaliar a docência do Módulo 2
Olá pessoal!
Docentes do módulo 2, vocês estão de parabéns! Adorei a mediação de vocês. Sempre presentes vocês provocaram a participação e se envolveram profundamente nos debates. Respostas foram dadas - sempre como obras abertas - e novos questionamentos foram propostos. A atenção individualizada e coletiva que deram aos cursistas foi fundamental para a qualidade dos debates. Gostaria de destacar pontos fortes da prática pedagógica do grupo:
- Trabalho coletivo - ficou clara a participação engajada de cada membro na divisão das tarefas. Tarefas foram divididas sem fragmentação.
- Presença online - nunca um questionamento ficou mais de 24 horas sem resposta ou sem feedback.
- Criatividade - sobre este ponto falarei mais no ítem específico do desenho didático.
Grupo do módulo 2 contamos com a energia de vocês no módulo 3. Se puderem continuem interativas.
beijos e até breve!
Méa
Re: B. Docência (mediação pedagógica dos professores)
Concordo com os depoimentos anteriores: os docentes do módulo 2 atuaram maravilhosamente bem. Sínteses, respostas rápidas, ampliação dos conteúdos nos fóruns, respeito às opiniões do grupo, divisão de tarefas entre a equipe... Acho que vocês nos deram uma 'aula' de atuação como docentes online.
Parabéns.
abs,
Nicia
Re: B. Docência (mediação pedagógica dos professores)
Ratifico as palavras de Nícia, Eloiza, Maristela e Méa acerca da avaliação do módulo 2: Graça e Beth fizeram uma mediação primorosa. Faço alguns destaques:
1. A possibilidade de uso de uma ferramenta síncrona para vídeo conferência, o FM. Muito se fala sobre vídeo conferência como potencializadora de aprendizagem na educação online, mas são poucos os cursos que efetivamente a utilizam. Particularmente, não tive nenhum problema técnico com o FM, pelo contrário, achei muito tranqüila sua utilização. Entrei antecipadamente para conhecer e testar o FM e, no momento do encontro estava tudo ok.
2. Incentivo ao debate e respostas rápidas no fórum. Apesar da minha pouca participação nos fóruns, acompanhei todos como, infelizmente, uma leitora contemplativa (Santaella). Pude perceber que a mediação nos fóruns foi constante, com intervenções apropriadas a todo momento. Como bem disse Beth, distância não é sinônimo de ausência... Por isso acredito que a Educação Online não pode ser chamada de Educação a Distância, pois temos aqui um modelo de educação pautado num novo paradigma: a cibercultura. Esta, por sua vez, traz a participação, a colaboração e a co-autoria como princípios para uma Educação Online. Mas vou parar por aqui, acho que essa discussão pertence ao fórum do módulo 1... rs
3. O desenho didático. Em nenhum momento me senti “perdida” no ambiente. Sempre estava muito claro em que link deveríamos entrar.
4. O instigante curta “BMW vermelha”. Geralmente pensamos em inserir vídeos que falem diretamente sobre aquilo que é nosso objeto de estudo, mas nesse caso, o vídeo foi utilizado com a intenção de se fazer uma analogia. Muito criativo!
Mais uma vez, parabéns, Beth e Graça.
Abraços a todos
Re: B. Docência (mediação pedagógica dos professores)
Olá docentes do Módulo II,
Gostaria também de parabenizá-los pela mediação:
- sempre dispostos no esclarecimentos das dúvidas;
- instigaram o debate;
- consideraram todas as opiniões dos cursistas;
- incentivaram a colaboração;
- potencializaram um movimento nos fóruns que nos deu uma sensação de eterna presença do docente, um sentimento que estavámos sendo ouvidos o tempo inteiro, que o dialogismo estava instaurado;
- percebemos que se valeram da escuta sensível antes de emitir suas opiniões a partir das diferentes falas.
Re: B. Docência (mediação pedagógica dos professores)
Maristela, fiquei muito contente com sua análise, pois ela indica que nossas intenções foram entendidas! Afinal distância não é sinônimo de ausência e podemos explorar a potencialidade dos ambientes virtuais para dialogar, identificar a diversidade e aprender com as diferentes idéias.
Bjs
Re: B. Docência (mediação pedagógica dos professores)
Olá, pessoal,
Respondendo à solicitação do Marco quero parabenizar o grupo.
A mediação foi constante e muito afetuosa, buscando sempre aproveitar o melhor da contribuição de cada um e fazen sínteses e intervenções muito apropriadas.
Não há qualquer dúvida de que, mesmo à distância, sentimos a presença e a ação docente.
Abraços para todos.
Re: B. Docência (mediação pedagógica dos professores)
Parabéns à equipe pela mediação no módulo 2. <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
Parabéns pelos excelentes textos apresentados, pelo vídeo “BMW vermelha”, pela solicitude ao responder às questões colocadas, pela vídeo conferência e pela qualidade das atividades propostas.
Abs,
Re: B. Docência (mediação pedagógica dos professores)
Olá Pessoal,
gostaria de parabenizar a equipe do módulo 2 na mediação apresentada neste
projeto. Destacando a medicação tecnológica neste ambiente, inovando com a
interface Flash Meeting para debates síncronos.
Em cada debate síncrono, a equipe apresentou resumo da discussão proporcionando
aos ausentes uma interação dos assuntos discutidos, mesmo estes tendo a
possibilidade de visualizá-los na íntegra.
Respostas rápidas foram apresentadas nos fóruns, promovendo sentimento de pertencimento no curso.
Abraços.
Kelly
Re: B. Docência (mediação pedagógica dos professores)
Excelente o módulo 2 apresentado pela competente equipe PUC;
a) O planejamento didático muito interessante ;
b) A mediação pedagógica muito eficiente, sobretudo na utilização das ferramentas disponíveis no ambiente. Quero destacar a condução do Chat
b) O desenho didático convidativo á interação.
Vocês são 10...............................