Olá, pessoal!
Começo a avaliação do módulo 1 por aqui, pela discência, pois esse espaço permite minha própria avaliação e dos meus colegas cursistas, o que considero mais tranquilo.
Procurei ao longo desse 1º módulo uma participação mais ativa possível dentro de minhas possibilidades de tempo. Como vários colegas já disseram, somos muito atarefados: sou coordenadora pedagógica, tutora no curso de Pedagogia, mestranda, mãe, esposa... e todos esses papéis tem grande relevância em minha vida. Mas também sou aprendente, pesquisadora, curiosa... e assim, dediquei alguns minutos do meu dia-a-dia a esse módulo. Li os textos dos livros e procurei trocar, interagir, dialogar com os colegas através dos fóruns e da minha partiicpação no 1º chat, afinal, como Méa bem lembrou, é o diálogo, a colaboração e a interatividade que farão a grande diferença entre um curso EAD baseado no modelo unidirecional um-todos e um curso como o nosso, que se baseia numa multidirecionalidade. Ainda assim, acredito que a minha interação poderia ter sido ainda maior, às vezes lia um email com a msg do fórum, mas nem sempre conseguia entrar no Moodle para responder (muitas vezes estava no trabalho). Até hoje, por exemplo, tenho vontade de falar um pouco sobre o que penso a respeito da diferença entre EAD e Educação Online, bom demais aqule papo da Beth e Méa, mas o tempo se passou... Mas ainda tentarei ir até lá.
Sobre a participação dos colegas, ela foi intensa, instigante, desafiadora. Um dos pontos altos da educação online é a autonomia dos alunos, e diante de um desenho didático mais aberto, foi plenamente possível verificar tal autonomia entre os pares. Contudo isso só ocorreu com os que participaram efetivamente do módulo 1. Parece pleonasmo, mas não é, pois há aqueles que participam no seu silêncio virtual. São os colegas que lêem o email com as mensagens do fórum, que leram os textos dos autores, mas não buscaram construir maiores conhecimentos através da troca. Gostaria muito de ouvi-los, acredito que tenham muito a acrescentar também. Venha, povo!!!!
Também me indago pela não participação de todos os inscritos: Seria só a questão do tempo? Haveria alguma entrave em relação à tecnologia? Seria receio de expor aquilo que pensa? De todo modo, essa não participação é um interessante dado de pesquisa...
Para encerrar, gostaria de dar uma sugestão a todos, uma vez que somos docentes e discente ao mesmo tempo. A evasão ainda é muito grande nos cursos online, pois os alunos sentem-se sozinhos, abandonados... É o chamar, o estar junto, o indagar, o desafiar que fará a diferença.
Fico por aqui... Já "aluguei" demais os "olhos" de vocês.
Abraços a todos