Olá para todos e todas!
Sou pesquisadora do PPGE_UNESA e tendo como orientador o Prof. Marco Silva. Como disse em minha apresentação na primeira semana do Módulo 1, estou muito motivada com esta pesquisa interinstitucional. Em particular porque tomo esta pesquisa que envolve tanta gente competente como meu campo de pesquisa de mestrado.
Meu projeto de pesquisa tem como objetivo geral investigar as estratégias didáticas utilizadas por cada equipe no seu respectivo módulo com vistas a produzir o seu desenho didático. Em síntese: meu tema é desenho didático, isto é, a arrumação na tela do computador dos conteúdos de aprendizagem + propostas de atividades + acionamento das interfaces wiki, fórum, chat, etc, buscando potencializar a docência e a aprendizagem.
Situo meu projeto no contexto da cibercultura uma vez que ela nos convida à superação da prevalência do modelo da mídia de massa baseada na lógica do “um-todos”. Isto me faz perceber que educação online não deve ser situada nesta lógica, mas sim na lógica do “todos-todos”, a menos que queiramos subutilizar os recursos de interatividade, de conectividade e de hipertextualidade disponibilizado pelo ciberespaço. Nesse sentido estou certa de que o desenho didático em educação online não deve ter inveja da TV ou dos meios de massa por onde circula a velha EAD. Deve sim ser disposição à lógica todos-todos, à interatividade à colaboração... princípios decisivos em qualidade da educação.
Se o desenho didático para educação online estiver atendo a tais princípios, certamente estará corroborando o trabalho docente. De pólo transmissor, o docente pode passar a agente provocador de situações, arquiteto de percursos em redes de conexões, mobilizador da inteligência coletiva e colaborativa. Graças a ajuda do desenho didático o docente poderá superar a prevalência da lógica “um-todos”, centrada na transmissão de dados e desprovidos de mecanismos que favoreçam a criação coletiva e a aprendizagem construída.
Com base nesta linha de raciocínio defendo um desenho didático que contempla o planejamento e a estruturação dos conteúdos, das estratégias de interatividade, da hipertextualidade, da usabilidade e da avaliação, favorecendo a expressão do diálogo, do compartilhamento e da autoria criativa e colaborativa. Enfim, o conhecimento e a comunicação como obras abertas, plásticas e fluidas.
Nossa colega do PPG TIDD, da PUC.SP, Lucila Pesce (veja o texto aqui) propõe que “o desenho didático deve ser pensado de forma dialógica atento ao mundo da vida dos educadores em formação, pelo exercício da dialógica backhtiniana, do agir comunicativo habermasiano e da interação dialógica freireana”. Fiquei muito mobilizada com o texto dela. Em particular porque está baseada em quadro teórico fortíssimo e por ela estar aqui conosco neste projeto sobre formação de professores para docência online.
Então Lucila, convido vc a um debate aqui neste fórum sobre o desenho didático do Módulo 1. Certamente que todos os colegas pesquisadores aqui reunidos também estão convidados. Em especial a equipe UMINHO. Eu já reuni algumas críticas com base no quadro teórico sobre cibercultura. Gostaria de conhecer sua análise e dos demais colegas. Lúcia, vc aceita do debate? Colegas, vcs aceitam o debate?