Fórum de avaliação do Módulo 1

Desenho Didático

Desenho Didático

por Kelly Fernandes -
Número de respostas: 20

Olá para todos e todas!

Sou pesquisadora do PPGE_UNESA e tendo como orientador o Prof. Marco Silva. Como disse em minha apresentação na primeira semana do Módulo 1, estou muito motivada com esta pesquisa interinstitucional. Em particular porque tomo esta pesquisa que envolve tanta gente competente como meu campo de pesquisa de mestrado.

DD
Meu projeto de pesquisa tem como objetivo geral i
nvestigar as estratégias didáticas utilizadas por cada equipe no seu respectivo módulo com vistas a produzir o seu desenho didático. Em síntese: meu tema é desenho didático, isto é, a arrumação na tela do computador dos conteúdos de aprendizagem + propostas de atividades + acionamento das interfaces wiki, fórum, chat, etc, buscando potencializar a docência e a aprendizagem.

Situo meu projeto no contexto da cibercultura uma vez que ela nos convida à superação da prevalência do modelo da mídia de massa baseada na lógica do “um-todos”. Isto me faz perceber que educação online não deve ser situada nesta lógica, mas sim na lógica do “todos-todos”, a menos que queiramos subutilizar os recursos de interatividade, de conectividade e de hipertextualidade disponibilizado pelo ciberespaço. Nesse sentido estou certa de que o desenho didático em educação online não deve ter inveja da TV ou dos meios de massa por onde circula a velha EAD. Deve sim ser disposição à lógica todos-todos, à interatividade à colaboração... princípios decisivos em qualidade da educação.

Se o desenho didático para educação online estiver atendo a tais princípios, certamente estará corroborando o trabalho docente. De pólo transmissor, o docente pode passar a agente provocador de situações, arquiteto de percursos em redes de conexões, mobilizador da inteligência coletiva e colaborativa. Graças a ajuda do desenho didático o docente poderá superar a prevalência da lógica “um-todos”, centrada na transmissão de dados e desprovidos de mecanismos que favoreçam a criação coletiva e a aprendizagem construída.

Com base nesta linha de raciocínio defendo um desenho didático que contempla o planejamento e a estruturação dos conteúdos, das estratégias de interatividade, da hipertextualidade, da usabilidade e da avaliação, favorecendo a expressão do diálogo, do compartilhamento e da autoria criativa e colaborativa. Enfim, o conhecimento e a comunicação como obras abertas, plásticas e fluidas.

Nossa colega do PPG TIDD, da PUC.SP, Lucila Pesce (veja o texto aqui) propõe que “o desenho didático deve ser pensado de forma dialógica atento ao mundo da vida dos educadores em formação, pelo exercício da dialógica backhtiniana, do agir comunicativo habermasiano e da interação dialógica freireana”. Fiquei muito mobilizada com o texto dela. Em particular porque está baseada em quadro teórico fortíssimo e por ela estar aqui conosco neste projeto sobre formação de professores para docência online.

Então Lucila, convido vc a um debate aqui neste fórum sobre o desenho didático do Módulo 1. Certamente que todos os colegas pesquisadores aqui reunidos também estão convidados. Em especial a equipe UMINHO. Eu já reuni algumas críticas com base no quadro teórico sobre cibercultura. Gostaria de conhecer sua análise e dos demais colegas.

Lúcia, vc aceita do debate? Colegas, vcs aceitam o debate? boca aberta

Em resposta à Kelly Fernandes

Re: Desenho Didático

por Usuário excluído -
Olá Pessoal,

Acho bastante pertinente a provocação de Kelly; afinal é nosso objetivo discutirmos sobre nossas impressões em cada um dos módulos. Talvez fosse o caso de termos um fórum específico para o debate sobre o desenho didático de cada módulo onde abordaríamos os pontos positivos, as críticas e as sugestões.

Como primeira questão, eu gostaria de abordar nossa (não) atuação no wiki proposto. O wiki ficou praticamente intacto e acho que seria muito importante tentarmos comprerender o porque disso.

abs,
Nicia
Em resposta à Usuário excluído

Re: Desenho Didático

por Usuário excluído -

Olá, Kelly, é muito bem vindo seu convite para o debate acerca do desenho didático.

Ao longo de meus estudos sobre os saberes do docente online, percebi o desenho didático como um grande potencializador de interatividade, capaz de colaborar grandiosamente com a mobilização dos alunos. Contudo, o DD só colaborará com a interatividade e co-autoria quando baseado numa perspectiva sócio-interacionista, conforme colocado pela Lucila, sem subutilizar as interfaces como fórum, chat, wiki, mas sim que empregue-as para aproximar sujeitos.

Caso contrário, poderemos ter um desenho didático reprodutor de práticas tradicionais baseadas na transmissão de conteúdos prontos e no instrucionismo.

No Endipe participei do painel da Lucila, que diferenciou um DD voltado para treinamento e o DD voltado para a formação, que considerei bastante instigante. Lucila, você poderia falar-nos um pouco mais a respeito desses dois modelos (será que podemos chamar assim) de DD?

* Nícia, vinha refletindo a respeito da questão que você colocou sobre a não participação na wiki. Agora que ela é fato, é preciso compreendê-la. Pensei em uma possibilidade: perplexo seria receio ao novo, pois o fórum e o chat são as interfaces mais utilizadas e conhecidas, pouco uso se faz da wiki? perplexo

Sua sugestão para a criação de um fórum específico para o debate sobre o desenho didático de cada módulo é bastante pertinente, uma vez que essa é uma pesquisa-formação. Através de sua proposta iríamos aprimorando coletivamente de nossa prática docente online.

Abraços a todos

Em resposta à Usuário excluído

Re: Desenho Didático

por Edmea Santos -

sorriso Oi turma!

 

Kelly,Nícia e Tati, diante das provocações de vocês acho que o fórum para avaliarmos o desenho didático e docência e discência deste módulo já encontra-se aberto. É aqui.

Quem começa?

O desenho didático se completa na materialidade de sua ação. Esta não existe sem docência e discência! piscando

[]s

Méa

Em resposta à Edmea Santos

Re: Desenho Didático - sobre os fóruns

por Usuário excluído -
Méa e demais,

Podemos, sim, discutir sobre o desenho didático do módulo aqui neste tópico. Mas será que se tivéssemos um fórum específico para isso não conseguiríamos organizar melhor nossa discussão (ou será que eu estou querendo organizar demais pensativo ??

O problema que vejo em discutirmos aqui é que acabamos restritos a um único tópico dentro de um fórum que se iniciou com uma proposta de discussão temática. Eu estou acrescentando ao assunto do tópico uma observação como que definindo um sub-tópico da discussão, a fim de especificar o que estou querendo abordar.... mas isso pode ficar confuso.

Acho que no fim, todo mundo acaba se encontrando... Mas uma das questões que levanto (e aqui já na intenção de refletirmos sobre o DD) é se a proposição de vários fóruns com discussões temáticas e, ao mesmo tempo, a inclusão de assuntos não específicos do tema do módulo nestes mesmos fóruns não cria uma certa confusão no participante. Talvez para quem já tem a cultura do online enraizada, isso não seja problema, mas pra quem está iniciando no online este não seria um fator complicador e, consequentemente, desmotivador?

abs,
Nicia
Em resposta à Usuário excluído

Re: Desenho Didático - sobre os fóruns

por Usuário excluído -
Nícia , Tati,Méa e todos
Ao ler a mensagem de Nícia concordei plenamente sobre sua posição. Se a cada sugestão sairmos do foco do fórum para aprofundar as inúmeras questões que aparecem considero que pode ser , de acordo com o que Nícia apontou, um fator complicador para os participantes. Apoio a idéia de se criar um fórum específico sobre a questão do DD, que pode dar excelentes resultados... Lina Nunes
Em resposta à Usuário excluído

Re: Desenho Didático - sobre os fóruns

por Mayrton Bahia -

Oi Nicia! Concordo com você.

São muitos os desdobramentos com relação aos temas e provocações postados no Fórum. Creio que seja uma boa os coordenadores de cada módulo, ao detectarem temas mais específicos que emergem nos desdobramentos, abram Fóruns para agrupá-los. Vai ajudar na localização dos assuntos discutidos e, principalmente, na consulta e no levantamento posterior, ao final da pesquisa, do conhecimento construído.

Como esta pesquisa vai gerar uma publicação no final, a preocupação em agrupar mais os temas, assuntos e desdobramentos, desde o início, vai ajudar na identificação destas questões e na documentação das mesmas. Já podemos vislumbrar um grande volume de material hipertextual que será produzido ao longo desta jornada.

Sugiro também, com relação ao wiki, que cada grupo apresente nesta interface um pequeno resumo, com suas visões sobre as questões mais relevantes levantadas durante cada módulo, como um ponto de partida para a produção coletiva (editando ou não o texto alheio). Sendo assim, concordo também que este wiki poderia ficar ativo até o final da pesquisa, pois acredito que ao atuarmos na construção da interatividade entre os participantes, através do nosso ambiente, a produção no wiki possa se tornar mais fluente, agregadora e recursiva, com relação às diversas visões e perspectivas que certamente vão surgir e se transformar a cada módulo.

Como exemplo, o tema Cibercultura do primeiro módulo, certamente irá, ao longo da pesquisa, transcender da dimensão teórica/intelectual para a dimensão analógica/emocional e vice-versa, ou seja, como diz Marco Silva, no podcast de boas-vindas, quando botarmos a “mão na massa”! Proponho que cada grupo coordenador de módulo dê uma “costurada” nos resumos (postados no wiki como pontos de partida) ou nos temas relevantes que surjam durante os respectivos módulos, deixando ao mesmo tempo vários fios soltos para que possam ser puxados, descosturados e tecidos novamente durante nosso percurso ao longo da pesquisa.

Por outro lado acho que esta “arrumação” não deve engessar a espontaneidade das idéias nem a fluência veloz das provocações.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Desenho Didático

por Edmea Santos -

Tati, você tocou numa questão fundamental. A intimidade com a interface. Quando escrevo nos fóruns e nos chats escrevo num fôlego só. Vou na empolgação da dialógica provocada pelos meus interlocutores. Não me preocupo muito com a redação do texto. Depois relendo vejo que comi letras, peguei na pontuação...Mas o importante é o entendimento lógico do texto. Tenho uma boa experiência na docência online com as interfaces fórum, chat, blogs, diários online, webconferências. Já a minha relação com as interfaces coletivas de textos não é tão natural assim.

Venho escrevendo artigos coletivos usando o google docs e mesmo assim faça a minha parte antes no word para depois agregar ao google docs. Assim foi com o Equitext. Lembram da febre Equitext? Hoje com o wiki e coisa não mudou.

Por que não escrever com a mesma desenvoltura dos fóruns e dos chats? Acho que precisamos mesmo de imersão. Tem que entrar, errar e se apropriar mesmo. piscando

Estava fazendo um mapa conceitual na tentativa de dialogiar com o mapa do Alex Primo, disponibilizado no livro sobre cibercultura. Estava pensando em propor um texto no wiki a partir do mapa. Não sei se teremos tempo. De todo  modo, o curso/pesquisa só tá começando. Não é mesmo?

 

[]s

Méa

Em resposta à Edmea Santos

Re: Desenho Didático

por Usuário excluído -

Olá, pessoAll. Méa tem razão: essa vivência junto às interfaces é fundamental para que sua utilização flua bem. Temos que tentar, errar, buscar!!! Vamos à wiki? sorriso

Mas o que acontece quando o alunado não utiliza a interface pelo medo do desconhecido e do erro? Sabemos que ainda encontraremos pela frente alunos que nunca tiveram contato com um AVA. Que estratégias docentes (que também fazem parte do DD do curso) podem colaborar para a superação dessa dificuldade?

Não sou expert em DD, a maior parte dos meus saberes – referenciando Tardif – vêm da experiência, pois há pelo menos quatro lido num AVA e há menos de um ano que estudo sobre DD, mas vou me arriscar a trazer algumas contribuições que acredito que possam amenizar a questão da pouca (ou não) vivência dos alunos nos AVAs e tragam à tona maior debate sobre o DD e assuntos afins. Vamos às questões que destaquei:

1. Identificação do público alvo.

Ao buscar saber quem é o aluno, descobre-se também qual sua “intimidade” com o AVA em questão ou até mesmo outros ambientes. Feito esse levantamento, se for concluído que poucos alunos têm o conhecimento que é considerado necessário para se fazer o curso, será preciso pensar em estratégias. O que pode ser feito? Vídeos demonstrando a utilização, tutorial, um texto chapado em pdf (que será muito bem vindo nesse momento) com o passo a passo da utilização, um chat inicial para esclarecimento de dúvidas, um “pré-curso” para o aluno testar as interfaces? Penso nessas estratégias. Conhecem outras?

E no nosso curso? Ocorreu uma apresentação inicial, mas como ela foi aberta, não houve a possibilidade de traçar o perfil dos cursistas no que concerne ao conhecimento do ambiente. Ano passado tivemos um “Pré-curso”, que foi a nossa oficina de Moodle, mas sabemos que a adesão foi baixa. Será que poderíamos ter partido para o vídeo ou tutorial, por exemplo, antes da inserção do wiki? O que pensam a esse respeito?

2. Mediação

Ao perceber que não está ocorrendo participação, penso que é interessante que o docente “chame o povo”, busque agregar as pessoas, convide-as à participação. Indague-as o motivo da não participação, pergunte pelas dificuldades e limites que surgem. Com isso não quero dizer que toda a mediação deva estar centralizada no docente, pois numa perspectiva de comunidade de aprendizagem, todos podem e devem mediar, argumentar, sugerir, questionar, provocar...

Quando os alunos se conscientizam que fazem parte de uma comunidade de aprendizagem, tornam-se tão responsáveis pelo compartilhamento que a descentralização ocorre naturalmente. (Cortelazzo, 2005).

Na contramão, há docentes que acreditam que uma mediação voltada para esse tipo de "cobrança" pode desmobilizar o grupo, que precisa ter autonomia para participação nas atividades.

Bento e Maria da Graça, gostaria de compartilhar essa questão com vocês e saber o que vocês pensam a respeito da mediação nesse caso da pouca participação.

Nícia, será que você, que possui maior experiência em moodle, poderia trazer outras colaborações, principalmente em relação ao DD?

Bem, por enquanto é isso. Vamos ao debate?

Um abraço para todos,

Tatiana

Em resposta à Usuário excluído

Re: Desenho Didático - mediação e relatórios de acesso

por Usuário excluído -
Oi Pessoal,

Tati, acho que vc está certa quando diz que é preciso "chamar o povo" para participar das discussões. Para contribuir com isso, o Moodle tem algumas opções de relatórios de acesso onde podemos ver, por exemplo, quem já fez acesso ao material "O pensamento de Bento Silva" (aliás, um excelente texto).

Vejam em anexo a planilha que construí a partir do relatório que o Moodle oferece. Tive que construir a planilha copiando e colando as informações, mas na versão mais nova do Moodle (1.9) a planilha já pode ser gerada automaticamente.

A partir de uma planilha como esta, podemos fazer filtros, classificações, etc., enfim, manipular estas informações de maneira que eu possa identificar o que me interessa nessa relação de acessos, e isso pode ajudar na mediação que Tati falou, já que terei conhecimento sobre que nível de acesso o participante está tendo no ambiente (se ele está lendo o material, postando nos fóruns ou apenas lendo os fóruns, etc.).

Vale lembrar que só quem tem o perfil de "professor" no Moodle (com possibilidade de edição) é que tem acesso a estes relatórios. Isso me traz algumas questões, a principal delas é com relação à não privacidade do aluno enquanto no ambiente virtual (já ouvi algumas pessoas chamando esse relatório do Moodle de big brother virtual). No entanto, como estar próximo do participante, saber de suas dificuldades, conhecer seu percurso num curso online sem um recurso como este?

abs,
Nicia

Em resposta à Usuário excluído

Re: Desenho Didático - mediação e relatórios de acesso

por Usuário excluído -
Nícia, estou ainda engatinhando no curso, lendo todas as mensagens e os textos oferecidos, mas ainda não tenho participado das discussões, nem dos fóruns, pois são tantos os questionamentos simultâneos as idéias superinteressantes, que acabo me perdendo, sem saber por onde começar; tenho apontamentos relativos aos livros, porém ainda não me atrevi a entrar nas discussões...Estou me familiarizando com tantas possibilidades...Li suas explicações acerca da planilha e vou tentar iniciar por alguma das atividades. A que me despertou maior atenção foi o Wiki, vou ver se inicio por aí... Obrigada pelos esclarecimentos, Lina Nunes
Em resposta à Usuário excluído

Atenção pesquisadores = Fórum Avaliação

por Marco Silva -

Olá Nícia, Kelly, Tatiana, Méa, Lina. Olá pesquisadores

A inquietação que vem surgindo a respeito do desenho didático é valiosíssima e muito bem-vinda. Portanto, acho por bem sistematizarmos a avaliação do desenho didático, e juntamente com esta, também a avaliação da docência e da discência em um fórum específico.

Assim, convido todos ao Fórum Avaliação do Módulo 1. Lá há três tópicos:

A. Desenho didático

B. Docência

C. Discência

Vejam com atenção o enunciado do Fórum Avaliação, pois nele justifico a importância da participação de todos e de todas.

Todos os módulos terão este fórum. Nos demais módulo ele será aberto no decorrer dos trabalhos.

Forte abraço, Marco Silva

Em resposta à Marco Silva

Re: Atenção pesquisadores = Fórum Avaliação

por Usuário excluído -
Estou atenta, vou tentar participar desse fórim , após ter o compromisso de colocar minhas atividades de discente em dia, abraços, Lina
Em resposta à Usuário excluído

Re: Desenho Didático

por Raquel Pasternak Glitz Kowalski -

Olá pessoal,

Gostaria de ressaltar um ponto colocado pela Tatiana, a experiência com o AVA é muito importante para a aprendizagem. Pessoalmente, como já comentei, tenho dificuldade com o Moodle, acho que isso nunca foi barreira para mim, mas imagino que seja para muitos alunos. Aqui na PUCPR essa barreira acontece não só com os alunos, mas também com os professores. Acredito que isso dificulta o DD.

Um abraço,
Raquel

Em resposta à Edmea Santos

Re: Desenho Didático

por Usuário excluído -

Méa, Tati e colegas,

Concordo com vcs e acho que a intimidade com a tecnologia é super importante, mas eu acrescentaria ainda outras questões, como a propria linguagem... qdo vc diz que não sente a mesma desenvoltura no google doc, nas produções coletivas, percebo que boa parte das pessoas se preocupa muito com o que vai escrever, como irão interpretar o que está escrito etc... percebo isso de forma mais acentuada em cursos para docentes...

Por outro lado, meus alunos da área de comunicação apresentam um despreendimento incrível em qqr ambiente online... A participação deles é muito maior nas vivências que fazemos online do que no presencial.

Acho que temos sim que "meter as caras", mas ainda percebo que muitas pessoas não se sentem à vontade quando o foco se volta para elas... Afinal, questionamos hoje o que é participação em todos os ambientes de aprendizagem e essa mudança se deve muito aos ambientes online...

 

Acabo de receber esse link  (tinyurl.com/yjwwks)  ligue o som! ... Coisas da sincronicidade, do inconsciente coletivo... Jung explica rs... acho que cabe perfeitamente aqui neste nosso papo: será que essa desenvolvuta não seria favorecida se ficássemos um pouco mais leves?

Bjs

Dri

Em resposta à Usuário excluído

Re: Desenho Didático

por Usuário excluído -
Esta distinção entre trinamento e formação ancora-se em diferentes princípios e pressupostos inerentes às ações educacionais. Qual o valor das ações educacionais no treinamento? E na formação? O treinamento estaria ligado a uma concepção educacional mais funcionalista e a formação, a outra, mais culturalista? Penso que podemos começar a conversa com estas questões.

Aproveito para entrar na discussão sobre a recepção da Wiki por este grupo e pensar no quanto a fluência tecnológica em determinada interface nos leva a mergulhar em maior ou menor profundidade. As questões que vcs colocaram, sobretudo a Mea, nos convidam a pensar nas possíveis estratégias mobilizadoras, para que o grupo se aventure em interfaces como a Wiki. Em que medida tais estratégias mobilizadoras podem se refletir no DD de um curso voltado à exploração e à análise da interatividade em meio a distintas interfaces? Estas e outras são questões que nos instigam, nesta pesquisa formação.

[ ]
Lucila Pesce
Em resposta à Kelly Fernandes

Re: Desenho Didático

por Usuário excluído -
Marco e demais,

Trouxe para este fórum de avaliação o tópico iniciado por Kelly em um dos outros fóruns, já que aqui já postamos vários comentários sobre o desenho didático do módulo 1. Assim, ao invés de abortarmos esta discussão, podemos dar continuidade a elas piscando.

Fiz isso utilizando uma funcionalidade do Moodle que aparece no parte superior da página inicial do fórum, quando já aberto no tópico em questão: "transfira esta discussão para..."


abs,
Nicia
Em resposta à Usuário excluído

Re: Desenho Didático

por Usuário excluído -
Puxa, pessoal. Esta discussão sobre DD começou no dia 27 de maio e já está super desenvolvida. Estive um pouco afastada do Projeto, pois fui a Marrakech, apresentar no XV Congresso da Associação Mundial das Ciências da Educação (no colóquio Educação e Tecnologia). Voltei ontem à noite e só agora estou tomando pé da situação. Peço desculpas pela ausência.

Fiquei muito feliz em saber do interesse de vocês pelo DD e contente com a proposta de avaliarmos o DD deste primeiro módulo.

Na verdade, este movimento do grupo só confirmou o que nós do TIDD havíamos pensado para o módulo sobre DD: após leituras e discussões sobre a temática, cada PPG, em uma atitude metacognitiva, deverá escolher um módulo do curso (o desenvolvido por ele ou qualquer outro) para proceder à avaliação do seu DD. O Fórum Avaliação que, se entendi bem, conforme sugestão do Marco, permeará todos os módulos do projeto, de certo modo já se propõe a desenvolver a nossa proposta, no módulo específico sobre DD, só que desde já; ou seja, processualmente. Vamos lá.

bj
Lu


Em resposta à Usuário excluído

Re: Desenho Didático

por Edmea Santos -

Bem que estava sentido sua falta por aqui.

Lucila, aproveite e leve as novidades sobre Marrakech e sobre o  XV Congresso da Associação Mundial das Ciências da Educação (no colóquio Educação e Tecnologia) lá para o café do módulo 2. Quero saber de tudo ou pelo menos de quase tudo.

 

[]s

Méa

Em resposta à Kelly Fernandes

Re: Desenho Didático

por Usuário excluído -
Kelly, não só aceito (embora tardiamente) como fico muito feliz. No módulo sobre DD, sob responsabilidade do TIDD, meu texto será disponibilizado, juntamente com os demais que compõem o painel intitulado "Desenho Didático", apresentado no último ENDIPE, sob coordenação do Marco. Os 3 textos e outros correlatos comporão o humus para discutirmos as questões afeitas ao DD, numa perspectiva metacognitiva que situa o DD de cada módulo desta pesquisa formação como objeto de análise.
[ ]
Lucila 
Em resposta à Kelly Fernandes

Re: Desenho Didático

por Usuário excluído -

Kelly: Muito interessante o seu trabalho de pesquisa e oportuno o texto apresentado por você de autoria de Lucila Pesce. O módulo português pelo pioneirismo já merece ser parabenizado.

Quando você fala que " Graças a ajuda do desenho didático o docente poderá superar a prevalência da lógica “um-todos, centrada na transmissão de dados e desprovidos de mecanismos que favoreçam a criação coletiva e a aprendizagem construída." acho que ainda estamos um pouco distantes de alcançarmos tal meta pois , o real processo colaborativo consubstanciado no todos-todos até agora ainda não se concretizou : o que vemos são apenas interações intragrupais dos responsáveis por cada módulo, apesar da inegável qualidade do trabalho de todos.