Fórum de avaliação do Módulo 1

C. Discência (co-autoria na prática pedagógica)

C. Discência (co-autoria na prática pedagógica)

por Marco Silva -
Número de respostas: 10
Neste tópico do Fórum Avaliação todos estão convidados a avaliar a discência no Módulo 1.
Em resposta à Marco Silva

Re: C. Discência (co-autoria na prática pedagógica)

por Usuário excluído -

Olá Marco e amigos do grupo de pesquisa!

Em primeiro lugar, quero pedir desculpas pela minha "quase ausência" neste primeiro módulo. Sinto-me até envergonhada em avaliar... :-I

Fiquei devendo uma participação mais ativa nas atividades propostas, porém, acompanhei as leituras, discussões e quanto a isto, posso ser sincera em dizer que foram riquíssimas as questões pontuadas pelos meus colegas.

Confesso que fiquei um tanto confusa com tantos tópicos no fórum “Desafios à docência online na cibercultura”, mas apreciei as contribuições e comentários.

Sem mais no momento, prometo melhorar no próximo módulo (estou me esforçando para isto!) ;-)

Abraços a todos!

Débora

Em resposta à Usuário excluído

Re: C. Discência (co-autoria na prática pedagógica)

por Edmea Santos -
Oi Débora! Oi pessoal!

Pois é ...todos nós estamos atolados de trabalhos. Os coordenadores e professores cheios de compromissos acadêmicos, os alunos com suas dissertações e teses...

Contudo isso temos que nos engajar mais nesta pesquisa. A qualidade dos trabalhos depende de cada um de nós. Estou motivada. Mesmo assim, não tenho participado muito. No pouco tempo que tenho,rocuro dialogar com meus colegas aproveitando suas provocações, suas certezas e incertezas. A fala livre e plural que emergiu no módulo 1 provocou uma troca incrível com densidade teórica e metodológica. Os colegas que participaram fizeram a diferença. Pessoal, adorei aprender mais com todos vocês.

Não estou sendo uma aprendente a moda da cibercultura por conta das diversas atividades de tenho (aulas, bancas, orientações,  docência online , coordenações...páro por aqui para não alugar muito vocês...).

De todo modo, estou procurando no pouco tempo que tenho fazer algumas mediações provocando os colegas para mais debates.  Nos próximos módulos tentarei ser mais presente e online. Afinal, só podemos validar um desenho didático com participação efetiva. Na EAD tradicional, basta estudar sozinho e fazer as tarefas no prazo. Na educação online temos que dialogar com os outros. É este diálogo que importa. A aprendizagem colaborativa preciso do outro. Preciso de todos vocês.

beijos
Méa
Em resposta à Edmea Santos

Re: C. Discência (co-autoria na prática pedagógica)

por Usuário excluído -

Oi Méa!

Realmente, a qualidade dos trabalhos depende de todos nós! Desde o começo eu estou muito motivada com este projeto e quero contribuir muito mais nos próximos módulos!

:-X

Em resposta à Edmea Santos

Re: C. Discência (co-autoria na prática pedagógica)

por Marco Silva -

Como diz a Méa, todos nós estamos atolados de trabalhos

Algun(a)s tem pouco tempo para entrar aqui e compartilhar, co-criar conhecimento. Penso que entre este(a)s estão o(a)s que lêem os emails enviados nas postagens dos fóruns, mas preferem permanecer silencioso(a)s, e também aquele(a)s que lêem as postagens em sua caixa de emails, mas esperam uma oportunidade para entrar, uma centelha.

Aviso a estes colegas que o desejo de interagir com eles é grande e nos move a insistir no convite inicial: venham interagir como mestrandos, doutorandos e docentes-orientadores que investigam, cada um à sua maneira, o tema central da nossa pesquisa interinstitucional, "formação de professores para docência online".

Venham atuar nessa comunidade de aprendizagem que se reúne no ambiente Moodle. Venham enriquecer sua pesquisa pessoal e nossa pesquisa coletiva. Aqui estão disponíveis textos e postagens valiosos para nossas produções acadêmicas. O Módulo 1 está muito rico! O Módulo 2 decola lindamente em sua primeira semana. Cada pesquisador pode postar suas dúvidas e hipóteses de pesquisas e obter retornos oportunos na dialógica e no compartilhamento. Cada um(a) pode compartilhar seus conhecimentos. Cada um(a) pode solicitar, encontrar e debater conceitos, abordagens, noções e bibliografia sobre seu tema de pesquisa. Aqui cada pesquisador(a) pode co-criar conhecimento.

Para motivar essa participação e a colaboração, retomo um trecho do item “Locus da pesquisa” que compõe o texto do nosso projeto interinstitucional:

Esta pesquisa se apresenta em sintonia com as “evidências de que se alastra a procura por ambientes de trabalho extremamente colaborativos e com responsabilidades coletivas que equilibrem trabalho e vida” (TAPSCOTT e WILLIAMS, Wikinomcs..., Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2007, p. 71). O ambiente Moodle é fruto desse contexto e, ao mesmo tempo, contribui para engendrar esse contexto. Nesse ambiente online de docência e aprendizagem há disposições técnicas que potencializam a criação colaborativa em interfaces síncronas e assíncronas. Elas favorecem os encontros das faces dos interlocutores que se reúnem para pensar e experimentar soluções para a formação de professores em nosso tempo.

Então venham participar! Venham colaborar! Temos pela frente alguns desafios instigantes:

  • Realizar nossas pesquisas pessoais
  • Realizar nossa pesquisa interinstitucional
  • Construir um curso lato senso que ficará a disposição de cada PPG integrante da pesquisa que oferece-lo como quiser
  • Cada equipe de PPG está convidada a preparar relatório final sobre sua participação na pesquisa e sobre o conhecimento construído a respeito do tema de seu módulo situado no conjunto de módulos no curso lato senso
  • Cada equipe de PPG está convidada a preparar um texto, um ensaio, com o mesmo título do seu módulo, para compor um livro coletivo a ser publicado pela Editora Loyola com o mesmo título da pesquisa interinstitucional: "formação de professores para docência online".

Até meados de 2009 temos por aqui estas metas. Então venham participar! Venham colaborar!

Um com todos e todos com cada um!

Forte abraço, Marco Silva

Em resposta à Marco Silva

Re: C. Discência (co-autoria na prática pedagógica)

por Usuário excluído -

Esse processo de autoa avaliar-se e avaliar o coletivo é muito interessante... Concordando com tudo o que foi apontado aqui digo que tenho sensações que se misturam:

- fiz uma entrada tardia no grupo e levei um tempo maior para me situar e encontrar o grupo... é o aluno novo que perdeu as primeiras aulas e precisa se reconhecer naqueles espaços e com aquelas pessoas... bem, na verdade ainda estou nesse processo, tateando...

- depois, um pouco mais "achada", descobri espaços e diálogos realmente incríveis... a interlocução e a riqueza das discussões, provocações, idéias me fez ter um desejo constante de participar mais e mais, ler, dialogar, aprender, contribuir... O sentimento de pertença é fundamental e isso tem o ocorrido aqui...

- nesse momento me encontro tentando me organizar para uma maior participação... Sei que pertenço a um grupo de pesquisadores e talvez uma participação mais intensa fosse o ideal, porém, minha participação tem sido na medida do meu tempo e infelizmente, como já foi pontuado, este final de semestre é bem apertado... Nossos encontros, nossa pesquisa está dentre as minhas prioridades, e sei que cada um aqui está trabalhando da melhor forma com o seu tempo (chrónos e kairós)...

- Sobre o grupo só posso agradecer, pois o processo de aprendizagem se constitui por meios das relações dialógicas e todos os pesquisadores estão comprometidos com a aprendizagem individual e coletiva...

 Por fim, este espaço tem me dado prazer, em alguns momentos provocado conflitos, o que é ótimo! Acho que é esse o movimento que desejamos para os temas e práticas propostos.

Bjs e inté

Dri

Em resposta à Usuário excluído

Re: C. Discência (co-autoria na prática pedagógica)

por Usuário excluído -

Colegas,

Penso que essa história de produção coletiva é algo muito dinâmico, rico e intrigante, pois ajustar nossos projetos de vida profissional individual a essa dinâmica de produção coeltiva é muito bom, é desafiante.  É nesse sentido, que estou tentando me organizar para esse trabalho todos-todos. 

Concordo com essa é uma pesquisa NOSSA e NÓS que somos responsáveis pelo seu desenvolvimento, por esse motivo que avalio minha participação como mínima nesse módulo, no qual a co-autoria foi mínima, exercitando uma discência pouco produtiva para a educação on line.

Mesmo assim, penso que poderíamos usar e abusar do desenho didático, no sentido de fazer com que as pessoas participem mais e melhor.

Mary

Em resposta à Usuário excluído

Re: C. Discência (co-autoria na prática pedagógica)

por Marco Silva -

Mary, vc diz? "penso que poderíamos usar e abusar do desenho didático, no sentido de fazer com que as pessoas participem mais e melhor."

Como vc faria isso? Vc é autora do desenho didático do seu módulo. Como fará isso? 

Mary

Em resposta à Marco Silva

Re: C. Discência (co-autoria na prática pedagógica)

por Usuário excluído -

Marco e colegas,

Este é o último pedido de desculpas mas não posso avaliar o módulo pois não estive participando como deveria.

Tatiana

Em resposta à Usuário excluído

Re: C. Discência (co-autoria na prática pedagógica)

por Auxiliadora Padilha -

Olá pessoal,

Como dizem e dizemos “Avaliar é muito difícil”.

O que estamos avaliando? Quais são os critérios e quais os parâmetros dessa avaliação? Avaliamos participação? Que tipo de participação? Quantas vezes postamos e o que postamos?

Se concordamos que todos os sujeitos possuem um estilo cognitivo diferente então fica mais difícil ainda... Por isso a auto-avaliação é tão importante. Avalio a partir das minhas próprias condições... De onde parti? O que eu sabia? O que eu aprendi? Como participei? Quais as condições que tive à minha disposição para participar? Como e até que ponto me envolvi para aprender e colaborar com a aprendizagem do meu colega?

Devorei os textos (literalmente algumas vezes, durante o horário do almoço, entre uma garfada e outra...), li todos os fóruns e participei com algumas interações lembrando de algo que, acredito, não estava muito explícito na fala dos colegas. Não me sinto à vontade repetindo o que outros já falaram ou concordando simplesmente. Algumas discussões foram óbvias (o que é normal diante do nível dos cursistas) e outras (a maioria) foram realmente instigantes!

O texto do prof. Bento foi esclarecedor e amplificador de alguns conflitos (os melhores momentos!). A cibercultura em alguns momentos (nos fóruns) pareceu-me um pouco apologética e em outros mais viável...

A leitura da profa. Maria da Graça nos deixa mais à vontade diante da nossa realidade e da possibilidade de refletirmos sobre essa cibercultura viável.

Aprendi bastante...

Marco, como você diz, a participação nesse projeto nos trará diversos desdobramentos, mas, parafraseando o comercial, “aprender assim não tem preço”!

Parabéns a todos/as nós por essa etapa. Grata a todos/as pelas aprendizagens.

Em resposta à Auxiliadora Padilha

Re: C. Discência (co-autoria na prática pedagógica)

por Usuário excluído -
Olá, pessoal!

Começo a avaliação do módulo 1 por aqui, pela discência, pois esse espaço permite minha própria avaliação e dos meus colegas cursistas, o que considero mais tranquilo.

Procurei ao longo desse 1º módulo uma participação mais ativa possível dentro de minhas possibilidades de tempo. Como vários colegas já disseram, somos muito atarefados: sou coordenadora pedagógica, tutora no curso de Pedagogia, mestranda, mãe, esposa... e todos esses papéis tem grande relevância em minha vida. Mas também sou aprendente, pesquisadora, curiosa... e assim, dediquei alguns minutos do meu dia-a-dia a esse módulo. Li os textos dos livros e procurei trocar, interagir, dialogar com os colegas através dos fóruns e da minha partiicpação no 1º chat, afinal, como Méa bem lembrou, é o diálogo, a colaboração e a interatividade que farão a grande diferença entre um curso EAD baseado no modelo unidirecional um-todos e um curso como o nosso, que se baseia numa multidirecionalidade. Ainda assim, acredito que a minha interação poderia ter sido ainda maior, às  vezes lia um email com a msg do fórum, mas nem sempre conseguia entrar no Moodle para responder (muitas vezes estava no trabalho). Até hoje, por exemplo, tenho vontade de falar um pouco sobre o que penso a respeito da diferença entre EAD e Educação Online, bom demais aqule papo da Beth e Méa, mas o tempo se passou... Mas ainda tentarei ir até lá. piscando

Sobre a participação dos colegas, ela foi intensa, instigante, desafiadora. Um dos pontos altos da educação online é a autonomia dos alunos, e diante de um desenho didático mais aberto, foi plenamente possível verificar tal autonomia entre os pares. Contudo isso só ocorreu com os que participaram efetivamente do módulo 1. Parece pleonasmo, mas não é, pois há aqueles que participam no seu silêncio virtual. São os colegas que lêem o email com as mensagens do fórum, que leram os textos dos autores, mas não buscaram construir maiores conhecimentos através da troca. Gostaria muito de ouvi-los, acredito que tenham muito a acrescentar também.  Venha, povo!!!!

Também me indago pela não participação de todos os inscritos: Seria só a questão do tempo? Haveria alguma entrave em relação à tecnologia? Seria receio de expor aquilo que pensa? De todo modo, essa não participação é um interessante dado de pesquisa...

Para encerrar, gostaria de dar uma sugestão a todos, uma vez que somos docentes e discente ao mesmo tempo. A evasão ainda é muito grande nos cursos online, pois os alunos sentem-se sozinhos, abandonados... É o chamar, o estar junto, o indagar, o desafiar que fará a diferença.

Fico por aqui... Já "aluguei" demais os "olhos" de vocês. mostrando a língua

Abraços a todos beijos