Fórum Momento 3

Contribuições da web 2.0 nos cursos online.

Contribuições da web 2.0 nos cursos online.

por Usuário excluído -
Número de respostas: 8

Olá pessoal, disponibilizamos alguns textos sobre a Web 2.0 na tentativa de estabelecer uma discussão sobre o potencial educacional da mesma. Atualmente a infinidade de ferramentas interativas " livres" na web tem revolucionado o conceito de autoria e resignificado a produção de conhecimento no ciberespaço. Por outro lado, o  trabalho colaborativo e aprendizagem colaborativa são atividades que despontam com força esponencial e penso que os desenhos didáticos de cursos online não deveriam  desconsiderar ferramentas interativas cujo  princípio é a colaboração. Discutimos a concepção de curriculo construtivista no momento 1 enfatizando a importância da interação, enfatizando a  relação dialógica prof-aluno. Ao meu ver essa relação deveria se estender  para a colaboração todos com todos. Tenho trabalhado com os meus alunos em atividades na WIKI disponível no Moodle. As primeiras foram totalmente anarquicas e confesso que aprendemos juntos a fazer a wiki, ou seja a construir colaborativamente um texto que culminará na produção de um livro. Não é fácil e exige planejamento conjunto, mas acrescenta e muito ao desenho didático de um curso.

Abraço

Dolores

 

Em resposta à Usuário excluído

Re: Contribuições da web 2.0 nos cursos online.

por Usuário excluído -

Dolores,

você tocou num ponto relevante e indispensável: planejamento.

Como fazer este planejamento em conjunto, quando cada um de nós está vivendo ao mesmo tempo um tempo diferente?

Creio que este tem sido um grande desafio, inclusive estamos visualizando este problema aqui, quando de tantos inscritos alguns poucos participam efetivamente com suas observações/contribuições. Alguns apenas ficam "observando"!

E José Rosa nos convoca a remar contra a maré, convidando a todos para a nossa videoconferência com Santaella. Como fazer para que um número significativo participe? Planejamento?

Em resposta à Usuário excluído

Re: Contribuições da web 2.0 nos cursos online.

por Usuário excluído -
Dolores, Fernando e demais colegas.

Lendo o que escreveram, pensei que só o planejamento, muitas vezes, não basta... Estudei uma parte da Teoria do Interesse, de John Dewey e penso que o interesse acaba sendo, muitas vezes, mais forte do que qualquer planejamento. Qual o interesse das pessoas participarem de um determindado curso?
Por exemplo, na educação online, uma das características fundamentais, que atrai a muitos, é a questão do tempo, apontada pelo Fernando. Cada um pode acompanhar o curso, ao seu tempo... então, as atividades síncronas, com tempo determinados, podem não fazer parte dos interesses daquele aluno que buscou esse curso pela questão do tempo...Não sou contra atividades síncronas, pelo contrário, mas dependendo do curso, do público, etc, elas podem não funcionar.
Penso que o diálogo e a colaboração entre os participantes é fundamental, na busca por interesses comuns...
Abraço,
Paula



Em resposta à Usuário excluído

Re: Contribuições da web 2.0 nos cursos online.

por Usuário excluído -

Instigada pelas excelentes ponderações da Dolores, do Fernando e da Ana Paula, gostaria de endossar a questão da Ana sobre a "dificuldade" das atividades síncronas abarcarem um grande número de participantes. Também tenho vivenciado essa "dificuldade" em alguns cursos online, Ana. 

Por isso é tão importante que o desenho didático de um dado curso online procure trabalhar com uma multiplicidade de estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem, que abarcam distintos códigos semióticos (texto, imagem, som, vídeo, animação...), atividades síncronas e assíncronas, para serem desenvolvidas individual e coletivamente. Lembrando Palloff and Pratt (2002; 2004), esta multiplicidade de propostas poderá ampliar as chances de abraçarmos diversos estilos de aprendizagem e diversos tempos de aprendizagem.

[  ]

Lucila 

Em resposta à Usuário excluído

Re: Contribuições da web 2.0 nos cursos online.

por Usuário excluído -

Lucila e colegas, penso que a web 2.0 resignifica o meio [ paltaformas] que temos utilizado até o presente. As ferramentas colaborativas presentes na web são revolucionárias não só sob o ponto de vista do carater democrático, mas pela transparência. O google dispõe de ferramentas pouco ou nada utlizadas nos cursos online. O googledoc ferramenta que permite o compartilhamento de documentos elaborados no processador de texto, formato ppt ou excel é absolutamente magnífica. Duas ou mais pessoas podem compartilhar a elaboração de um trabalho de forma síncrona estando as mesmas em lugares distantes . Para quem ainda não teve esta experiência vale conferir. Meus alunos da graduação simplesmente adoraram pela possibilidade de não precisarem se deslocar para a elaboração de trabalho de grupo. O que resultou mais interessante foi o fato dos integrantes do  grupo mobilizarem-se para efetivamente trabalhar de forma colaborativa, uma vez que a contribuição fica registrada em tempo real.  

Abraço

Dolores

Em resposta à Usuário excluído

Re: Contribuições da web 2.0 nos cursos online.

por Usuário excluído -

Olá Dolores e demais participantes,

gostaria de compartilhar a idéia do uso do Google Docs, inclusive quero compartilhar um artigo intitulado APRENDIZAGEM COLABORATIVA E INTERATIVIDADE NA WEB: EXPERIÊNCIAS COM O GOOGLE DOCS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO, que foi resultado de uma pesquisa com esta interface.

Ele está disponível no livro Práticas de Formação de Professores na Educação a Distância, organizado pelo Prof.Dr. Luís Paulo Mercado. E também nos anais do 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação (http://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/)

Livro LPM

RESUMO: O artigo apresenta a ferramenta Docs, disponível no “pacote google”, como alternativa à prática pedagógica docente superior, na busca de promover aprendizado significativo e colaborativo. Estrutura-se na experiência de educadores de graduação a distância de Matemática e Gestão da Tecnologia da Informação - Universidade Tiradentes-Pólo Faculdade Integrada Tiradentes em Maceió, e do Curso presencial de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. Por meio da pesquisa analisam-se as várias funções do Google Docs em processos de ensino-aprendizagem como possibilitadora de atitudes colaborativas no universo da interatividade virtual nas modalidades presencial e a distância.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Contribuições da web 2.0 nos cursos online.

por Usuário excluído -

OLá Fernando, obrigada por compartilhar esta informação. Fico muito feliz em saber que já dispomos de experiências significativas no uso do Google Docs, parabenizo você e seus colegas. Na verdade mal começamos a aprender a potencialidade das ferramentas colaborativas e tomar conhecimento de experiências como a que vocês relatam é muito bom. Vou usar o texto como referência nas minhas aulas .

Abraço

Dolores 

Em resposta à Usuário excluído

Re: Contribuições da web 2.0 nos cursos online.

por Jose Rosa -
Caros Fernando, Dolores e demais amigos,

O Google_Docs está inserido no mais recente fenômeno das TICs, a "Cloud Computing". Elaborei um artigo para o curso de Pós-Graduação em Sergurança em Redes de Computadores que estou fazendo em Salvador e gostaria de compartilhá-lo com vocês. Apesar de não ser um texto elaborado com finalidades educacionais, ou de explorar o tema educação propriamente dito, acredito que é útil para quem quiser saber um pouco mais desta nova tecnologia e de suas implicações em nossa sociedade. Quem quiser ver a íntegra do artigo acesse: http://joserosafilho.wordpress.com/2008/11/12/aniversariando-nas-nuvens/

=====================================================================

ESCRITÓRIO VIRTUAL NA WEB: EVOLUÇÃO, ESTADO DA ARTE E A QUESTÃO DICOTÔMICA SEGURANÇA X FACILIDADES

José Rosa Soares Filho

RESUMO:

O escritório virtual já é realidade no mundo da cibercultura. Este artigo traz uma exposição cronológica dos escritórios e de suas ferramentas, considerando o conceito mais amplo do termo, partindo de suas origens remotas para chegar ao estado da arte do escritório virtual. No seu desenvolvimento, apresenta as principais questões de segurança da informação envolvidas com o tema e ao final aponta as tendências do escritório virtual do futuro.

Palavras-chave: Escritório virtual; Infra-estrutura; Computação de nuvem; Facilidades; Segurança.

1. INTRODUÇÃO

“A interatividade é o pão cada vez mais cotidiano de uma sociedade inteira.”

Couchot

.......

Cloud computing (ou computação em nuvem, vide arquitetura no Anexo deste artigo) é o termo que vem sendo adotado para a tendência do uso de recursos computacionais e serviços baseados na Internet (“the Cloud”), ou ’software centrado na Internet’. Seu principal objetivo em última instância é o de atender à ‘demanda dos sonhos de qualquer CIO’, qual seja a de aumentar a capacidade de processamento sem a necessidade de novos investimentos em infra-estrutura, treinamento, e aquisição de licenças adicionais de software. Relaciona-se aos serviços em que o cliente paga pelo que usa, em tempo real, aumentando e estendendo a capacidade de processamento do data center.


========================================
Em resposta à Usuário excluído

Gdocs e Escritório Virtual - Re: Contribuições da web 2.0 nos cursos online.

por Usuário excluído -
Olá pessoal

Também utilizei Google Docs mas em outro contexto, uma formação em EAD para a ONG Projeto Guri. Lá, existe principalmente o "educador social" e foi muito interessante apresentar essa ferramenta gratuita para este público.
(http://www.scribd.com/doc/7911379/Poster-Web-Curriculo-Aprendizado-Democratico)

Acredito que cada vez mais será realidade a utilização cotidiana de ferramentas da Web 2.0 em substituição ou complementação às ferramentas offline na educação.

[]s

Renata