Olá pessoal, disponibilizamos alguns textos sobre a Web 2.0 na tentativa de estabelecer uma discussão sobre o potencial educacional da mesma. Atualmente a infinidade de ferramentas interativas " livres" na web tem revolucionado o conceito de autoria e resignificado a produção de conhecimento no ciberespaço. Por outro lado, o trabalho colaborativo e aprendizagem colaborativa são atividades que despontam com força esponencial e penso que os desenhos didáticos de cursos online não deveriam desconsiderar ferramentas interativas cujo princípio é a colaboração. Discutimos a concepção de curriculo construtivista no momento 1 enfatizando a importância da interação, enfatizando a relação dialógica prof-aluno. Ao meu ver essa relação deveria se estender para a colaboração todos com todos. Tenho trabalhado com os meus alunos em atividades na WIKI disponível no Moodle. As primeiras foram totalmente anarquicas e confesso que aprendemos juntos a fazer a wiki, ou seja a construir colaborativamente um texto que culminará na produção de um livro. Não é fácil e exige planejamento conjunto, mas acrescenta e muito ao desenho didático de um curso.
Abraço
Dolores