Momento 1

Fundamentos: concepções curriculares e seus reflexos no desenho didático de cursos online.


Objetivo do momento 1:

Refletir sobre teorias de currículo, de modo a desvelar o quanto o desenho didático de todo e qualquer curso, incluso o online, está intimamente imbricado à visão de educação.

Temas: a) Teorias de currículo (tradicionais e críticas); b) Currículo e aprendizagem em ambientes virtuais.

Para iniciarmos nossa reflexão sobre os temas do momento 1, sugerimos a leitura dos três textos sobre Desenho Didático, que compõem o painel Desenho Didático em Educação online (coord. Marco Silva), apresentado no XIV ENDIPE: trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas. PUC/RS: Porto Alegre, 27 a 30 de abril de 2008.

PESCE, Lucila. Desenhos didáticos de cursos online: um enfoque dialógico.

BRUNO, Adriana. Didática online: contribuições para o desenho didático em ambientes digitais de aprendizagem.

SILVA, Marco. O desenho didático: subsídios para uma pesquisa interinstitucional em ambiente online.

Sugerimos, também, a leitura do texto de autoria de Vani Kenski:

KENSKI, W. Gestão e uso das mídias em projetos de educação a distância. Revista E-curriculum. Disponível em: www.pucsp.br/ecurriculum

Como mais recente contribuição, o texto de autoria de Edmea Santos e Marco Silva, que acabou de ser publicado:

SANTOS, Edméa e SILVA, Marco. Desenho didático para educação on-line. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 105-120, jan. 2009. Disponível em:

http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/issue/current/showToc

Esteja à vontade para ler todas as nossas sugestões ou para escolher as que forem do seu interesse. O importante é socializarmos nossas impressões, nos espaços colaborativos do módulo.

Para continuarmos com nossas reflexões sobre os temas do momento 1, sugerimos a animação “Casa das Máquinas”, vídeo do Porta Curtas Petrobrás.

É importante, também, acessar o podcast e o slide show sobre desenhos didáticos de cursos online.

Se quiser colabore, indicando um texto ou qualquer outra mídia de sua autoria ou de autoria de outrem, que você considere pertinente ao tema desta semana.

A idéia é que a leitura dos textos sugeridos, a animação e o podcast o mobilizem a participar das ações colaborativas no fórum do momento 1.

Última atualização: domingo, 17 mar 2024, 23:00