Momento 3

Organização de cursos online: os limites e as possibilidades do meio


Objetivos do momento 3: Discutir sobre as especificidades dos ambientes virtuais de aprendizagem e seu impacto na implantação do desenho didático de cursos online.

Tema: especificidades do meio – limites e possibilidades na construção de desenhos didáticos de cursos online, levando-se em conta a natureza da cibercultura e as especificidades dos dispositivos e interfaces da Web 2.0.

Sugerimos a leitura dos textos indicados a seguir:

FUMERO, Antonio y ROCA, Genís. Web 2.0. España: Fundación Orange, 2007.

PEÑA, Maria de los Dolor es Jimenez; SANCHEZ, Alícia Gomes. Entornos virtuales de aprendizaje y acción docente: una experiencia de trabajo colaborativo y metacognición en un curso de postgrado. In: V Congreso Internacional de Docencia Universitaria e Innovación. España, 2008.

MUSSER, John & O'REILLY, Tim. Web 2.0: principles and best practices. Disponível em: http://oreilly.com/catalog/web2report/chapter/web20_report_excerpt.pdf

ROMANÍ, Cristobal Cobo y KUKLINSKI, Hugo Pardo. Planeta Web 2.0: inteligencia colectiva o medios fast food. Mexico: Flacso, Grup de Recerca D’Interaccions Digitals, 2007.

SANTAELLA, Lucia. Cultura em deslocamento. Disponível em: www.avaad.ufsc.br/hiperlab/avaad/moodle/file.php/30/documentos/CULT.PDF

______. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista FAMECOS. Porto Alegre. nº 22. Dezembro 2003 Também disponível em: http://revcom2.portcom.intercom.org.br/index.php/famecos/article/viewFile/229/174

Esteja à vontade para ler todas as nossas sugestões de leitura ou para escolher as que forem do seu interesse. O importante é socializarmos nossas impressões, nos espaços colaborativos do módulo. No caso do momento 3, os espaços colaborativos serão o fórum momento 3 e a videoconferência.

Se quiser colabore, indicando um texto ou qualquer outra mídia de sua autoria ou de autoria de outrem, que você considere pertinente ao tema desta semana.

Para adensar nossa discussão, disponibilizamos dois vídeos apresentados pela Profa. Dra. Lucia Santaella.

A videoconferência com a Profa. Dra. Lucia Santaella (PUC/SP) está prevista para 26/4/09, domingo, às 18 horas de Brasília. A profa. Maria de los Dolores J. Peña será a mediadora.

Caso você ainda não tenha entrado no ambiente de videocolaboração Flash Meeting (Open University) onde realizaremos nossa videoconferência, basta acessar as informações fornecidas no tutorial que preparamos. Além do nosso tutorial, outros módulos que utilizaram o Flash Meeting também disponibilizaram documentos norteadores:

* módulo 2 - Políticas de Educação e Comunicação no Brasil - sob responsabilidade do PPGE: Currículo da PUC/SP.

* no módulo 9 - Computador / Internet e suas implicações para a prática pedagógica - sob responsabilidade do LIC / PPGE - UFJF.

A idéia é que a leitura dos textos sugeridos e a apreciação dos vídeos disponibilizados o mobilizem a participar das ações colaborativas na videoconferência e no fórum do momento 3.

Antes de finalizar: vale lembrar as discussões de módulos anteriores, que também trataram dos temas que compõem o momento 3, do módulo Desenho Didático:

- Web 2.0: Tema 3 do Módulo 2 – Políticas de Educação e Comunicação no Brasil – da equipe de Educação e Currículo da PUC/SP.

- Cibercultura:

o Módulo 1 – Cibercultura e Educação – da equipe da Universidade do Minho.

o Unidade 1 do Módulo 7 – Multimídia e Educação – da equipe da Universidade Estadual de Salvador.

A recuperação de alguns dos conceitos trabalhados nos aludidos módulos em muito acrescentará ao nosso trabalho.

Última atualização: domingo, 17 mar 2024, 23:00