Momento 4

Movimento em prol da metacognição

Objetivo: discutir, em uma perspectiva metacognitiva, sobre os princípios e as especificidades que fundamentam o desenho didático de cursos online .

Tema: análise dos desenhos didáticos dos respectivos módulos dos PPG, no curso Formação de professores para docência online , ou do curso como um todo.

Atividades:

Amparados nas leituras, discussões e trocas de experiências realizadas no módulo Desenho Didático , cada Programa de Pós-graduação deverá analisar o desenho didático do próprio módulo, apontando pontos fortes que devem ser mantidos e pontos que podem ser redimensionados em uma próxima edição.

Se o Programa de Pós-graduação preferir, poderá proceder à análise global do desenho didático do curso como um todo - o curso Formação de professores para docência online - que se situa como corpus de análise do projeto de pesquisa coordenado pelo Prof. Dr. Marco Silva.

Se o PPG quiser, poderá adotar como indicadores de análise as três dimensões do desenho didático de cursos online anunciadas por Marco Silva, logo nas primeiras conversas deste projeto interinstitucional de pesquisa: conteúdos de aprendizagem, propostas de atividades, atuação nas interfaces. Previamente a estas três dimensões, nós do TIDD sugerimos uma outra: concepção educacional subjacente à proposta do módulo.

As análises devem ser postadas no Recurso "Paper dos PPG: análise do desenho didático" e, em seguida, comentadas no fórum "Análise dos desenhos didáticos". Vale postar o documento de análise em qualquer gênero do discurso e em qualquer mídia: texto em pdf, áudio em podcast, slide de apresentação em Power Point ou Flash, vídeo...

Convites:

Convidamos vocês a uma escrita colaborativa na Wiki “Tecendo as idéias”, disponível no eixo 4 do nosso módulo.

Também os convidamos a avaliar o módulo Desenho Didático, clicando em cada um dos cinco itens: concepção educacional, conteúdos de aprendizagem, propostas de atividades, atuação nas interfaces, relevância para a pesquisa.

Agradecemos a sua participação!

Nota: atendendo a pedidos, ampliamos o prazo de envio das avaliações dos desenhos didáticos dos PPG para 5 de maio de 2009.

Última atualização: domingo, 17 mar 2024, 23:00