Módulo 10 - Desenho Didático - Roteiro Guia

Ementa

Estudo da relação caleidoscópica entre os fundamentos, a organização e a docência de cursos online. Nos fundamentos, as vertentes curriculares e seus reflexos nos desenhos didáticos de cursos online. Na docência online, as implicações dos desenhos didáticos nas ações de mediação. Na organização de cursos online, os limites e as possibilidades do meio.

Objetivos do módulo

- Identificar as nomenclaturas utilizadas para denominar o desenho de um curso online, bem como a concepção educacional correspondente.

- Refletir sobre as concepções curriculares que perpassam diferentes modelos de desenho didático em um curso online.

- Discutir a relação entre desenho didático e docência online.

- Analisar a arquitetura de informação e a pertinência de se utilizar uma ou outra mídia no desenho didático de um curso online, tendo em vista a natureza da cibercultura e as especificidades da Web 2.0.

Descrição

Carga horária - 30 horas

Dedicação recomendada - 3 a 4 horas por semana

Duração - 1 mes (de 01 a 30 de abril de 2009)

Nota: em todos os momentos do módulo esteja à vontade para ler todas as nossas sugestões ou para escolher as que forem do seu interesse. O importante é socializarmos nossas impressões, nos espaços colaborativos do módulo.

Eixos norteadores

1) Nos fundamentos, as vertentes curriculares e seus reflexos nos desenhos didáticos. (01 a 09 de abril de 2009)

Objetivo do momento 1:

Refletir sobre teorias de currículo, de modo a desvelar o quanto o desenho didático de todo e qualquer curso, incluso o online, está intimamente imbricado à visão de educação.

Temas:

- Teorias de currículo (tradicionais e críticas).

- Currículo e aprendizagem em ambientes virtuais.

Sugestão de leituras.

Atividades:

- Podcast e slide show sobre desenho didático de cursos online.

- Animação “Casa das Máquinas” (Vídeo do Porta Curtas Petrobrás)

- Fórum de discussão: Concepção curricular e desenho didático de cursos online.

2) Na docência, as implicações dos desenhos didáticos nas ações de mediação. (10 a 18 de abril de 2009)

Objetivo do momento 2:

Pensar na docência online, tendo em vista sua natureza singular e sua relação com o desenho didático.

Tema: especificidades do meio – limites e possibilidades, nas formas de comunicação:

- Mediação online : desafios e possibilidades.

- Temporalidade inerente à aprendizagem em ambientes virtuais.

Sugestão de leituras.

Atividade:

Fórum "Tempo e mediação na educação online".

Convite:

- Diário de bordo: Mediação online.

3) Na organização de cursos online, os limites e as possibilidades do meio. (19 a 26 de abril de 2009)

Objetivo do momento 3:

Discutir sobre as especificidades dos ambientes virtuais de aprendizagem e seu impacto na implantação do desenho didático de cursos online.

Tema:

- Especificidades do meio: limites e possibilidades na construção do desenho didático de cursos online, levando-se em conta a natureza da cibercultura e as especificidades dos dispositivos e interfaces da Web 2.0.

Sugestão de leituras.

Atividades:

- Vídeos apresentados pela Profa. Dra. Lucia Santaella. 

- Videoconferência (26/4/09, domingo, às 18 horas de Brasília).

- Fórum “Web 2.0 e educação online”.

4) Movimento em prol da metacognição. (27 a 30 de abril de 2009)

Objetivo do momento 4:

Discutir, em uma perspectiva metacognitiva, sobre os princípios e as especificidades que fundamentam o desenho didático de cursos online.

Tema:

- Análises dos desenhos didáticos dos respectivos módulos dos PPG, no curso Formação de Professores para docência online, ou do curso como um todo.

Atividades:

- Postagem da análise dos desenhos didáticos dos respectivos módulos no recurso “Paper do PPG”.

- Fórum “Análise dos desenhos didáticos”

Convites:

- Elaboração textual colaborativa na wiki “Tecendo as idéias”.

- Avaliação do módulo Desenho Didático.

Última atualização: domingo, 17 mar 2024, 23:00