Roteiro Guia
Módulo 10 - Desenho Didático - Roteiro Guia
Ementa
Estudo da relação caleidoscópica entre os fundamentos, a organização e a docência de cursos online. Nos fundamentos, as vertentes curriculares e seus reflexos nos desenhos didáticos de cursos online. Na docência online, as implicações dos desenhos didáticos nas ações de mediação. Na organização de cursos online, os limites e as possibilidades do meio.
Objetivos do módulo
- Identificar as nomenclaturas utilizadas para denominar o desenho de um curso online, bem como a concepção educacional correspondente.
- Refletir sobre as concepções curriculares que perpassam diferentes modelos de desenho didático em um curso online.
- Discutir a relação entre desenho didático e docência online.
- Analisar a arquitetura de informação e a pertinência de se utilizar uma ou outra mídia no desenho didático de um curso online, tendo em vista a natureza da cibercultura e as especificidades da Web 2.0.
Descrição
Carga horária - 30 horas
Dedicação recomendada - 3 a 4 horas por semana
Duração - 1 mes (de 01 a 30 de abril de 2009)
Nota: em todos os momentos do módulo esteja à vontade para ler todas as nossas sugestões ou para escolher as que forem do seu interesse. O importante é socializarmos nossas impressões, nos espaços colaborativos do módulo.
Eixos norteadores
1) Nos fundamentos, as vertentes curriculares e seus reflexos nos desenhos didáticos. (01 a 09 de abril de 2009)
Objetivo do momento 1:
Refletir sobre teorias de currículo, de modo a desvelar o quanto o desenho didático de todo e qualquer curso, incluso o online, está intimamente imbricado à visão de educação.
Temas:
- Teorias de currículo (tradicionais e críticas).
- Currículo e aprendizagem em ambientes virtuais.
Sugestão de leituras.
Atividades:
- Podcast e slide show sobre desenho didático de cursos online.
- Animação “Casa das Máquinas” (Vídeo do Porta Curtas Petrobrás)
- Fórum de discussão: Concepção curricular e desenho didático de cursos online.
2) Na docência, as implicações dos desenhos didáticos nas ações de mediação. (10 a 18 de abril de 2009)
Objetivo do momento 2:
Pensar na docência online, tendo em vista sua natureza singular e sua relação com o desenho didático.
Tema: especificidades do meio – limites e possibilidades, nas formas de comunicação:
- Mediação online : desafios e possibilidades.
- Temporalidade inerente à aprendizagem em ambientes virtuais.
Sugestão de leituras.
Atividade:
Fórum "Tempo e mediação na educação online".
Convite:
- Diário de bordo: Mediação online.
3) Na organização de cursos online, os limites e as possibilidades do meio. (19 a 26 de abril de 2009)
Objetivo do momento 3:
Discutir sobre as especificidades dos ambientes virtuais de aprendizagem e seu impacto na implantação do desenho didático de cursos online.
Tema:
- Especificidades do meio: limites e possibilidades na construção do desenho didático de cursos online, levando-se em conta a natureza da cibercultura e as especificidades dos dispositivos e interfaces da Web 2.0.
Sugestão de leituras.
Atividades:
- Vídeos apresentados pela Profa. Dra. Lucia Santaella.
- Videoconferência (26/4/09, domingo, às 18 horas de Brasília).
- Fórum “Web 2.0 e educação online”.
4) Movimento em prol da metacognição. (27 a 30 de abril de 2009)
Objetivo do momento 4:
Discutir, em uma perspectiva metacognitiva, sobre os princípios e as especificidades que fundamentam o desenho didático de cursos online.
Tema:
- Análises dos desenhos didáticos dos respectivos módulos dos PPG, no curso Formação de Professores para docência online, ou do curso como um todo.
Atividades:
- Postagem da análise dos desenhos didáticos dos respectivos módulos no recurso “Paper do PPG”.
- Fórum “Análise dos desenhos didáticos”
Convites:
- Elaboração textual colaborativa na wiki “Tecendo as idéias”.
- Avaliação do módulo Desenho Didático.