Fórum Momento 3

Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Usuário excluído -
Número de respostas: 27
Com base na leitura dos textos sugeridos, nos vídeos disponibilizados, na  imagem de Escher e na sua experiência comente: que elementos da cibercultura devem ser levados em conta no desenho didático de cursos online?
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Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Usuário excluído -

Oi Lucila,

O estudioso sobre a Cibercutura, André Lemos, salienta que pensar qualquer atividade pedagógica no ciberespaço demanda a compreensão desse novo ambiente, os quais podem ser compreendidos a partir de alguns conceitos-chave como interatividade; navegabilidade, hipertextualidade (intratextualidade e intertextualidade), multivocalidade, sem falar, logicamente, na parte estética. Esses conceitos podem ajudar a criar experiência online que utilize todo o potencial do meio. 

Para aprofundarmos e discutirmos mais sobre essa temática, sugiro o texto Uma sala de aula no ciberespaço: reflexões e sugestões a partir de uma experiência pela internet, do referido autor, disponível no endereço: http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/sala.htm

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Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Jose Rosa -
Caros amigos e amigas,

Estou retornando após um período de afastamento, apesar de ter lido boa parte do material do módulo.corado

Gostaria de frisar dois aspectos deste Momento 3 e já parabenizar os seus organizadores, além dos bons textos e dos dois vídeos da Profa. Lúcia Santaella:

1) O final do item “Coordenadas – momento 3” onde há uma busca de resgate dos módulos anteriores, especificamente os Módulos 1, 2 e 7, este último que tive a oportunidade de desenvolver juntamente com as amigas da Uneb. Entendo que um dos grandes desafios deste curso é exatamente este, procurar traçar um fio condutor dos assuntos-módulos, porque de uma forma ou de outra, todos estão ligados.

2) A interessante atividade de Videoconferência com a Profa. Santaella que acredito será um sucesso, marcada para o dia 26/04. Tenho sentido falta de atividades mais interativas, como chats, áudio e videoconferências. Lanço um desafio ao grupo: como fazer para avisar e convocar os participantes do curso para este evento, principalmente aqueles mais ausentes ?

um abraço,

José Rosa. sorriso

Anexo cibercultura_black.JPG
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Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Usuário excluído -

OLá Jose Rosa, de fato, atividades interativas foram muito incentivadas no início de nosso curso. Mas parece que houve um esvaziamento considerável, pois o horário mais adequado acaba sendo o domingão, e aqui entre nós nem sempre a familia permite. Mas concordo com você atividades interativas como a que pretendemos realizar no próximo domingo são muito interessantes.

Nos encontraremos neste espaço. Até lá.

Dolores

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Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Jose Rosa -
Cara Dolores, Lucila e demais amigos,


A videoconferência de hoje foi excelente, tanto o conteúdo quanto a forma. Alguns contratempos tecnológicos são normais num evento deste, mas nada que pudesse atrapalhar o trabalho. Nós conseguimos fazer uma espécie de 'convergência das mídias' na prática porque ora estávamos discutindo no chat, ora interagindo na vídeo (e vi que teve até uma solicitação de telefonema que deve ter acontecido...) e tudo com uma boa organização. Foi muito bacana isso. Claro que se o número de participantes fosse maior talvez complicasse um pouco e tivéssemos que dispor de mais tempo, mas foi tudo muito bom.

Os organizadores deste Módulo estão de parabéns.






Anexo sorriso1.jpg
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Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Usuário excluído -

Olá, José Rosa. Endosso as palavras da profa. Dolores, no tocante às suas oportunas considerações sobre o desafio da participação, neste espaço de estudos e pesquisas.

Em relação à costura com os outros módulos, quando procuramos fazê-lo foi no sentido de relevar a pertinência de um fio condutor que perpassa o trabalho dos módulos, em congruência com a proposta de pesquisa do nosso coordenador: Marco Silva.

Nos vemos, então, no domingão, na videoconferência da profa. Lucia Santaella.

Abraço

Lucila

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Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Usuário excluído -
José : concordo com você . Foram muito pertinentes os textos apresentados e podemos realizar uma articulação com as abordagens que fizemos no módulo 7
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Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Usuário excluído -

Maristela, Lucila e demais companheiros desse Fórum:

A sugestão dos textos dos nossos colegas baianos, encontrado no site:  http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/sala.htm sobre o Projeto Sala de aula de autoria do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cultura no Ciberespaço (Cyberpesquisa) da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) de  André Lemos, Cláudio Cardoso e Marcos Palacios, ilustram de uma forma concreta a discussão tão bem conduzida nesse módulo sobre desenho didático.  Concordo com os autores quando dizem que : as soluções para os problemas não podem advir de soluções técnicas mas são de ordem eminentemente político-culturais. Acrescentam também que  " a crise do sistema educacional não pode ser solucionada apenas pela inclusão de novas tecnologias da informação, mas por uma recondução do processo de ensino/aprendizagem (virtualização/atualização)."  A importãncia da  interatividade " como a forma de caminhar pelas informações disponíveis" , de navegabilidade,  de hipertextualidade ( vinculação de documentos de forma a ampliar o leque de informações e trazer instantaneamente uma complexificação do assunto abordado) são colocados de forma clara e interessante pelos autores do texto.  Na verdade o texto desses comunicadores sociais mostra aos professores como construir um método de aprendizagem que proporciona a aprendizagem significativa, em ambientes online. Uma lição de didática! 

 

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Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Usuário excluído -

Oi Maria Olivia e demais,

Esses elementos da cibercultura permite pensarmos um Desenho Didático Aberto como um processo mais orgânico, no qual o desenho é refinado durante o processo de aprendizagem, com a participação de todos (professores e alunos), baseado na dialogicidade, na negociação, tentando atender os diferentes interesses e estilos de aprendizagem. Este é o modelo que mais se aproxima da natureza flexível e dinâmica da aprendizagem, fruto de interações imprevisíveis.

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Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Usuário excluído -

De fato, estes elementos devem abarcar os eixos norteadores dos desenhos didáticos de cursos online, Maristela. Boa contribuição!

[ ]

Lucila

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Conceitos-chave da cibercultura - Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Usuário excluído -
Olá Lucila, Maristela e pessoal

Os textos de O'Reilly e Santaella, mesmo em leitura dinâmica, me impressionaram bastante pois mostram quantos conceitos realmente estão em criação e recriação na era da cibercultura em que vivemos.

Pensando na imagem de Escher, o conceito que me chama mais atenção é a autoria colaborativa. Trabalhei com o tema direitos autorais e violência no meu mestrado iniciado em 2000 e, já na época, era patente o absurdo de certificar o direito autoral de obras coletivas através de políticas de repressão policial.

Hoje, 2009, sou fã do Flickr e, através dele, conheci pessoas de várias partes do mundo e troquei fotos. Além de meu álbum pessoal, o Flickr também é meu álbum coletivo de fotos. O gráfico no texto do O'Reilly, da renovação de releases do Flickr, impressiona também. Não sou a única renovando um pedaço do Flickr costumeiramente. É bom saber que estou igual ao pessoal do outro lado do balcão, que faz a web-app.

Aí fica a pergunta: essas ferramentas dependem de nós, com seu ciclo de renovação cada vez mais rápido, assim cabe pensar - somos nós os autores da Web 2.0? Nós somos os responsáveis pelas ferramentas que vingam no mundo online?

[]s

Renata

Obs.: Envio a imagem do Escher em baixa, fonte Wikipedia, pode ser reproduzida assim para efeito de comentário crítico.
Anexo escher.jpg
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Re: Conceitos-chave da cibercultura - Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Usuário excluído -

Olá Renata,

uma das tônicas da Internet (e em particular da web 2.0) é a possibilidade de perceber que somos seres complementares.

Recordei-me do livro A Canção da Inteireza: uma Visão Holística da Educação, de Clodoaldo Meneguello Cardoso, quando ele propõe visualizarmos a educação sobre o prisma da complementação. Cada um de nós não é inteiro, mas participa da inteireza.

Sobre as suas perguntas: "essas ferramentas dependem de nós, com seu ciclo de renovação cada vez mais rápido, assim cabe pensar - somos nós os autores da Web 2.0? Nós somos os responsáveis pelas ferramentas que vingam no mundo online?"

Ouso dizer que não somos autores, mas co-autores, ao mesmo tempo que nos adaptamos as renovações - que provocamos ou que sucumbimos.

Se somos os responsáveis...? Vamos continuar num outro tempo!

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Re: Conceitos-chave da cibercultura - Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Jose Rosa -
Renata e amigos,

Com relação á sua pergunta: "essas ferramentas dependem de nós, com seu ciclo de renovação cada vez mais rápido, assim cabe pensar - somos nós os autores da Web 2.0? Nós somos os responsáveis pelas ferramentas que vingam no mundo online? ", concordando com o que Fernando disse, penso que além da co-autoria há também a co-responsabilidade (tanto pelas ferramentas que vingam quanto pelas que não vingam).
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Re: Conceitos-chave da cibercultura - Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Usuário excluído -

Gostei muito das considerações de todos vocês. Elas me convidam a considerar o seguinte: em meu humilde entendimento, as competências co-autorais, intimamente imbricadas à co-responsabilidade na Web 2.0 podem ser lidas sob enfoque da Teoria da Autopoiese, como querem Maturana e Varela. Podemos perceber as comunidades do ciberespaço como sistemas autopoiéticos e, como tal, erguidas em meio ao movimento de abertura às emergências (à luz da autopoiese, alteração das estruturas, no acoplamento dos seres ao meio) e manutenção das intencionalidades (à luz da autopoiese, manutenção da organização). Esse movimento de abertura e fechamento é o que mantém uma comunidade viva, assim como, sob enfoque da Teoria da Autopoiese, a renovação das estruturas mantém viva a organização do ser, quando do seu acoplamento ao meio.

Isso é o que torna as coisas tão interessantes na Web 2.0! E será tanto melhor se aprendermos com esta dinâmica relacional para pensarmos em uma educação online que ecoe nas subjetividades dos aprendizes, que tenha sentido e significado para todos os sujeitos envolvidos. O que acham?

Abração

Lucila 

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Re: Conceitos-chave da cibercultura - Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Usuário excluído -
Querida Lu, equipe do TIDD e demais colegas,
Quero, em primeiro lugar parabenizá-los pelo excelente módulo que estão desenvolvendo (conteúdo e forma). Além da possibilidade de matar um pouco das saudades, ter acesso às referências e às produções apresentadas é um privilégio. Obrigada.
Peço desculpas pela minha ausência, mas a demanda de trabalho nestes meses está além do previsto.

Lu, a relação da Teoria da Autopoiese com as idéias apresentadas é muito feliz. Somos seres autopoiéticos, e como tal vivemos em contínua inter-relação com outros seres também auto-poiéticos, e é pela dinâmica relacional / interativa, pelas conversações viabilizadas pela linguagem, pelos mecanismos de auto-organização sistêmico-recursiva, com as circunstâncias que nos envolvem, que modificamos nossas estruturas e, assim, nos transformamos, preservamos a nossa organização, a nossa identidade e mantemos a vida. Nessa direção, a co-autoria está associada à corresponsabilidade por implicar cocriações.

Estas questões envolvem aspectos destacado nos textos e falas de Santaella quando nos convida a pensar sobre a(s) cultura(s). Desse modo, que aspectos estão implicados na relação: co-autoria, web 2.0 e cultura(s)?

Beijinhos
Dri
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Re: Conceitos-chave da cibercultura - Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Usuário excluído -

Muito grata pelas palavras de incentivo, Dri. Como gosto de suas reflexões, com apoio dos seus estudos e pequisas em neurociência. Brinde-nos um pouco mais.

Abç

Lu

 

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Re: Conceitos-chave da cibercultura - Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Usuário excluído -

Lu e colegas,

Muitos estudiosos da neurociência (Damásio, Ledoux, Del Nero, Bisquerra, Claxton, Luria, Izquierdo etc) apontam o caráter sistêmico do nosso organismo e indicam a plasticidade cerebral como fato. Se relacionarmos aos elementos advindos da cibercultura e da web 2.0, como vc mesma mencionou (dialógica, co-autoral, co-responsável, fluida, líquida, construída em rede...) os caminhos apontados pela neurociência se coadunam com o vivido pelo organismo nos espaços sociais e vice-versa. Isso significa que a plasticidade humana reflete e é refletida nos (e pelos) meios, relações, cultura etc. Vejo todo esse processo como possibilidade de tecermos, na prática, a convergência de todos estes aspectos, sem hierarquizá-los ou cindi-los. Nesta direção, se somos seres plásticos, nossas ações, nossa aprendizagem e, por conseguinte, os desenhos didáticos dos cursos por nós desenvolvidos devem também conceber essa plasticidade... Bem, de forma muito resumida essas são algumas das idéias.

Bjs

Dri

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Re: Conceitos-chave da cibercultura - Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Usuário excluído -

Dri, parabéns pela excelente "síntese" de seus estudos e pesquisas e muito grata pela sua contribuição, neste nosso espaço de diálogo.

[  ]

Lu

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Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Usuário excluído -
Olá!

Que bom participar desta discussão. Pensar que temos co-autoria e co-responsabilidade na criação da Web 2.0, como dizem Fernando e Lucila, é encorajador.
Isto significa que há então um caminho para construir a Web educacional, que podemos ter a ambição de moldar esse futuro.
Este caminho passaria, necessariamente, pelo desenho didático dos nossos cursos?

Fico esperançosa

[]s

Renata
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Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Usuário excluído -

Penso que sim, Renata. Em meu entender, quanto mais os desenhos didáticos dos cursos online erguerem-se em meio à ciência destas questões aqui colocadas, tanto mais chances terão de promover uma aprendizagem significativa a todos os sujeitos sociais envolvidos.

Em meu humilde entendimento, o que devemos evitar é o descompasso entre a natureza da cibercultura (dialógica, co-autoral, co-responsável, fluida, líquida, construída em rede...) e a racionalidade da indústria cultural que perpassa alguns cursos em EAD, que ainda trabalham em uma dimensão monológica, transmissiva e massiva.

Abç

Lucila

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Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Usuário excluído -

OLá Lucila e demais colegas, muito interessante esta discussão em torno da co-autoria e a co-responsabilidade. O carater democrático, colaborativo, livre e fluido da web 2.0  põe em cheque qualquer forma de " formatação". Como aderir a Web 2.0 nos desenhos didáticos de cursos Institucionalizados ? Sabemos que as plataformas como o Moodle estão hospedadas no servidor da IES. Passíveis de controle ! O desenho didático acaba sendo realizado dentro de um dado limite institucional. A Web 2.0 não dispõe de mecanismos de controle e está hospedada na própria web. Será que a IES aceita a hospedagem numa plataforma como a wikispace? Onde  não há forma de  " controle" ? Bem, são reflexões que tenho feito.

Abraço

Dolores  

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Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Usuário excluído -
Querida Loli,
Suas questões sobre o "controle" e a censura realmente estão presentes nas IES. Vivemos isso o tempo todo e já falei um pouco sobre isso em outros fóruns, que tb me preocupa (e me indigna). Percebo uma total ignorância por parte das instituições, sobre as possibilidades da web 2.0 nas ações pedagógicas, alias, não há compreensão de recursos tão explorados (produzidos e consumidos) por nossos alunos, como o youtube, por exemplo, como recurso pedagógico e, desse modo temos que nos sujeitar (ou driblar) a censura e controle destes e outros recursos e de nossas ações.
A "formatação", que vc cita, reflete as concepções e abordagens que sustentam os projetos dos cursos. Compartilho com vc dessas preocupações e busco soluções... Há muito me vejo driblando, ou como dizia Helo Collins "enganando tais limitações" para tais dificuldades.
Bjs
Dri

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Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Usuário excluído -

OLá Adri que bom te ver por aqui. Participei do CIDUI em Lheida no ano passado e uma das discussões foi em torno do controle que as IES possuem sobre os cursos na  plataforma Moodle. A saída foi justamente hospedar os cursos no wikispacy . A plataforma é livre, colaborativa e apresenta uma resolução super interessante. O único inconviniente são algumas propagandas, mas se quizer exclusividade basta pagar US$ 5,00 por ano, se não me engano.

Obrigada pelo carinho de me chamar pelo apelido  Loli.

Beijão Loli

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Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Usuário excluído -

Lucila, Renata e demais ... embora "sumida" tenho acompanhado as discussões dos fóruns.

Concordando com as palavras da Lucila sobre a racionalidade da industria culturas e cursos EaD, infelizmente tenho que concordar com a dimensão monológica etc...

Muitos cursos de EaD estão sob o comando de pessoas sem a preocupação (ou mesmo por desconhecimento) das múltiplas possibilidades de interaçao da WEB 2.0 e transformam os cursos em Ead em mera leitura e reproduçao de material ou aula pronta ou seja....a aula tradicional permanece até mesmo na EaD, tecnicismo! Infelizmente.

abçssorriso

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Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Raquel Pasternak Glitz Kowalski -

Olá pessoal,

Parabéns a equipe, adorei o material e o conteúdo. 

Acredito que devemos levar em conta todos os elementos da cibercultura somando toda a nossa experiência e vivência para os cursos on-line, claro que sempre se lembrando de utilizar uma metodologia e suas fases e ir crescendo junto com o andamento do curso e dos alunos.
Acredito que este é um grande diferencial nas metodologias utilizadas on-line. Sou adepta a todos os tipos de novidades da web, participo de todas e tento descobrir o que elas têm que possa ser aproveitado na aprendizagem dos meus alunos. Atualmente participo do twitter, facebook, myspace, flirk, orkut, e muitos outros ..mais e menos conhecidos! Todos têm seu lado bom e ruim quando se trata em adaptá-lo a uma metodologia. Acredito que sabendo utilizar e tendo alunos motivados e curiosos com o mundo digital, podemos tirar muito proveito de todos.

[]s Raquel 

Em resposta à Raquel Pasternak Glitz Kowalski

Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Usuário excluído -

Raquel, muito obrigada pelos elogios sobre o material e o conteúdo do nosso módulo.

Compartilho das preocupações de Dolores e Adriana, sobre como driblar as "formatações" institucionais, para elaborarmos desenhos didáticos dialógicos de cursos online.

Vejo que seu entusiasmo e sua postura de investigação da potencialidade das novas interfaces para o universo educacional talvez se constituam como um dos possíveis caminhos para estes enfrentamentos junto às IES, que, a meu ver, serão feitos nas brechas, como nos ensina Henry Giroux.

[  ]

Lucila

   

Em resposta à Usuário excluído

Re: Fórum momento 3 - Cibercultura e desenho didático de cursos online

por Usuário excluído -

Lucila: quando você traz Giroux á nossa conversa no Fórum, me lembrei desse grande teórico que deu e tem dado muitas contribuições à  pedagogia  com uma lucidez muito grande também coloca que as mudanças são mais políticas que técnicas:

"  Històricamente  a relação entre as mudanças sociais e as mudanças na comunicação esteve menos determinada pela natureza do desenvolvimento tecnológico da comunicação do que pela ideologia dominante, pela formas sociais concretas de uma determinada sociedade”( GIROUX, 1990)

 Santaella também traz uma abordagem cultural dos meios de comunicação  quando coloca que os novos amientes socioculturais são engendrados pelos signos, que circulam nos  meios de comunicação. Os meios são somente meios. Nesse particular, a linguagem é determinante. ( p.24)

(..) mídias são meios nos quais as linguagens se corporificam e através dos quais transitam( p.25). Nesse sentido, linguagem e dialogia são conceitos importantes a se tratar em desenhos didáticos online. Daí  a importância de vocês terem trazido para a discussão os referenciais de Bakthin, dentre outros.