Mobilizados pelas leituras sugeridas, pelo podcast, pelo vídeo de animação, pelo slideshow, pela experiência e por estudos e pesquisas na área de educação online, os pesquisadores que participaram do fórum Momento 1 discutiram em torno da seguinte questão: qual o impacto das concepções curriculares culturalista e funcionalista sobre o desenho didático dos cursos online?
Renata Aquino fez uma síntese reveladora do seu envolvimento com as leituras sugeridas e com os demais materiais disponibilizados. Ao fazê-lo, delineou alguns dos princípios das vertentes curriculares funcionalista e culturalista e foi além, elaborando uma questão oportuna e provocativa: até que ponto a instrução seria apenas funcional?
Fernando transpôs as considerações teóricas, convidando-nos a uma leitura crítica sobre a dinâmica que tem se estabelecido na UAB.
Maria Olívia apoiou-se no intertexto de Bakhtin, Freire e Habermas, para propor a ruptura com o conceito de formação em cadeia, com vistas à melhor compreensão da relação pedagógica nos processos formativos online.
Adriana nos convida a discutir sobre a fecundidade de se pensar em ações concretas contextualizadas e balizadoras do fazer pedagógico, tendo como premissa não o como, mas o porquê de se ensinar e aprender algo.
Ana Maria endossa as considerações de Adriana e reforça a idéia de que é necessário flexibilizar o uso dos recursos e ferramentas de um AVA, na implantação de um programa de formação online.
Assim como Maria Olívia, Mary Salles apóia-se na palavra DIÁLOGO para afirmar que, em sua opinião, os desenhos didáticos devem apoiar-se em uma proposta de aprendizagem ativa, interativa e dialógica.
A dinâmica comunicacional que se estabeleceu neste primeiro fórum foi muito proveitosa e reveladora do envolvimento do grupo de participantes deste fórum com o tema posto em discussão.
Agradecendo a participação de todos, damos por encerrado o fórum momento 1, convidando TODOS VOCÊS a mergulhar no universo de estudos e pesquisas do momento 2, que tem como tema: Docência online - as implicações dos desenhos didáticos nas ações de mediação.
Nos vemos, então, no fórum momento 2. Até lá.
Forte abraço e Boa Páscoa a todos,
Equipe do TIDD