Fórum momento 2

Fórum momento 2 - Tempo e mediação na educação online

Re: Fórum momento 2 - Tempo e mediação na educação online

por Usuário excluído -
Número de respostas: 0

Querida Nuria, só respondo agora (após o término oficial deste fórum) porque estava viajando e off line. Muito boas considerações, sobretudo quando vc reflete sobre a "exploração" do tutor e tb do conteúdista.

Sua preocupação é tb a minha, pois entendo que todos os agentes educacionais sejam fundamentais nos processos educacionais, presenciais ou a distância.

O que coloco é com base na experiência que tive em alguns cursos a distância (cerca de 11), numa ou noutra posição (conteudista e/ou tutor) e tb com base na minha pesquisa de pós-doutorado em Filosofia e História da Educação na Unicamp (2007). Nela, a discussão sobre a problemática da tutoria na EAD amparou-se em pesquisas como:

BARRETO, R. G. As políticas de formação de professores: novas tecnologias e educação a distância. In: ______. (org.). Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.

______. Política de educação a distância: a flexibilização estratégica. In: LOPES, A. C. & MACEDO, E. (orgs.). Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006a. (Série cultura, memórias e currículo; v. 7). pp. 187-204.

BATISTA, W. B. Educação a distância e as novas clivagens educacionais. Revista PUC Viva: educação a distância – publicação acadêmica e informativa trimestral dos professores da PUC-SP. ano 6. v. 24. jul. a set. de 2005. São Paulo: editora da APROPUC, 2005. pp. 5-19.

FREITAS, H. C. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Centro de Estudos Educação e Sociedade. Educação e Sociedade. Revista de Ciência da Educação. Políticas públicas para a educação: olhares diversos sobre o período de 1995 a 2002. vol. 23. n. 80. set. 2002. Número especial. São Paulo: Cortez; Campinas: CEDES, 2002. pp. 137-68.

SARTI, H. L. A trajetória do trabalho de coordenação de professores tutores PEC Formação Universitária: perspectivas e possibilidades. In: FELDMANN, M. G. (org.). Educação e mídias interativas: formando professores. São Paulo: EDUC, 2005. pp. 63-86.

SILVA JR., J. R. Uma estratégia mercantil para a concretização da reforma educacional. In: Reforma do Estado e da Educação no Brasil de FHC. São Paulo: Xamã, 2002. pp. 105-33.

ZUIN, A. A. Educação a distância ou educação distante? O programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual. Revista Educação e Sociedade, vol. 27, n. 96, Campinas: outubro de 2006. Disponível em: http://www.scielo.br:80/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000300014&lng=en&nrm=iso

A questão é tão séria que o papel do tutor está ganhando lugar de destaque no VII SENAED - ABED, que acontecerá agora em maio.

Núria, gostei muito de ver vc neste fórum e de podermos dialogar. Voltei às minhas memórias de escolarização, quando dialogávamos na faculdade (é que Nuria e eu estudamos juntas na graduação). Nos vemos no fórum momento 3.

Grande abraço,

Lucila