Olá pessoal!
Os pesquisadores Gutierrez e Prieto (1994, p. 62) afirmam que nos sistemas de educação a distância a mediação pedagógica acontece por meio de textos e outros materiais postos à disposição do estudante. Segundo os autores, isso supõe que estes sejam pedagogicamente diferentes dos materiais utilizados na educação de presença (professor-aluno). Essa diferença passa, a princípio, pelo tratamento dos conteúdos que estão a serviço do ato educativo, pois não interessa uma informação em si mesma, mas a informação mediada pedagogicamente. Os autores enfatizam que a mediação pedagógica começa no conteúdo (apesar de não estar centrada nele), e propõe que alguns aspectos devam ser levados em consideração para tornar a informação acessível, clara e bem organizada, em virtude de uma auto-aprendizagem.
Para Marcos Masetto (2003), a mediação pedagógica é a atitude, o comportamento do professor que se coloca como incentivador ou motivador da aprendizagem, que colabora para que o aprendiz chegue a seus objetivos. É a forma de apresentar um conteúdo ou tema que ajuda o aprendiz a coletar informações, relacioná-las, organizá-las, debatê-las com seus colegas, com o professor e com outras pessoas (interaprendizagem), até chegar a produzir um conhecimento que seja significativo para ele.
Que tal discutirmos aqui a mediação pedagógica: seus possíveis conceitos e suas diferentes formas de acontecer, visando o planejamento e implementação de um curso em ambientes virtuais de aprendizagem?
Como poderá acontecer a mediação pedagógica no que diz respeito às interações professor-alunos?
O que vocês pensam sobre os conceitos propostos pelos autores citados?