Wiki, glossário e tarefa
Aqui optamos por trabalhar 3 interessantes recursos do Moodle que podem ser utilizados com finalidades diversas: o wiki, o glossário e a tarefa.
Wiki
O WIKI é uma interface assíncrona colaborativa que possibilita a construção coletiva de diferentes tipos de textos por vários autores usando um navegador de internet. O Wiki do Moodle permite que os participantes de um curso trabalhem juntos em páginas web, acrescentando ou alterando seu conteúdo. As versões anteriores não são excluídas, podendo ser recuperadas. Num Wiki pode-se inserir novas páginas ou novos hyperlinks.
Possibilidades pedagógicas:
Desenvolvimento de projetos, concepção de livros, trabalhos em grupos, produção de qualquer tipo de texto colaborativo.
Glossário
Na interface Glossário do Moodle os usuários/aprendentes podem criar e manter uma lista de definições, como um dicionário. As entradas podem se autolinkar com outros conteúdos do Moodle, criando os hipertextos internos, assim como criar links externos. Ao configurar o glossário, o professor pode optar por permitir: itens repetidos (poderão ser criados itens com o mesmo nome); comentários; versão para impressão; fazer link automático dos itens deste glossário (sempre que as palavras ou frases estiverem presentes nos textos do curso); aprovação imediata dos novos itens colocados pelos alunos; editar sempre (os alunos estão autorizados a modificar os textos criados por eles); o formato de visualização (sem autor, com autor, etc.). As entradas no glossário podem ser exibidas em vários formatos: por autor, por categoria, por ordem alfabética, por data de inserção, a depender das escolhas. Um professor também pode editar um glossário próprio de um tema ou para determinado curso, categorizando os termos e, se desejar, bloquear edições.
Possibilidades pedagógicas:
Além da disponibilização de conceitos, o professor pode se apropriar de suas potencialidades e criar outras interfaces como a Midiateca, por exemplo, um espaço para disponibilizar fontes de informações variadas (artigos científicos, textos didáticos, vídeos, áudios, animações, etc.) no formato digital; criar atividade do tipo biblioteca de links comentados, entre outras.
Tarefa
Um tarefa consiste na realização de uma atividade a ser desenvolvida pelo participante de um curso e que pode ser feita no próprio espaço disponibilizado pelo Moodle ou realizada fora da rede e enviada para o AVA. Mas, nesse tipo de interface, as tarefas só são vistas pelo autor e pelo docente, impossibilitando o compartilhamento com os demais membros da comunidade de aprendizagem.
Possibilidades pedagógicas:
Realização e avaliação de atividades.