O fórum e o chat


Fórum forum

O fórum é uma interface assíncrona realizada por meio de um quadro de mensagens, direcionadas a pessoas habilitadas ao acesso das mesmas. As mensagens são estruturadas de forma hierárquica, apresentando os assuntos em destaque. Apesar dessa hierarquia, o fórum traz o potencial do meio digital, por permitir dinâmicas hipertextuais e agregação de várias mídias.


No ambiente Moodle para a criação de um novo fórum, basta clicar em 'Adicionar atividade' , selecionar 'fórum' e configurar conforme as necessidades do curso. O Moodle nos permite configurar alguns tipos de fóruns; os mais comuns são: o fórum de uma única discussão simples e o fórum geral. No formato da discussão simples, temos um tópico único em uma única página, geralmente usado para organizar discussões pontuais sobre determinada temática. O fórum geral traz como principal característica a possibilidade de criação de diversos tópicos em um mesmo fórum.


O fórum do Moodle permite também a configuração de ações a serem executadas pelos participantes do curso. Outra particularidade do Moodle é o recebimento ou não das mensagens postadas no fórum via e-mail pessoal. Cabe a cada equipe de trabalho definir se os alunos serão ou não assinantes.


A definição de tipos de grupo é uma outra ação importante potencializada pelo moodle, pois permite escolher de que maneira os usuários utilizam o fórum.São basicamente três formatos:

· Nenhum grupo: não há distinção entre grupos.

· Grupos separados: membros de grupos iguais interagem entre si mas não com membros de outros grupos.

· Grupos visíveis: eles não interagem mas podem ver as mensagens de outros grupos.


Potencialidades pedagógicas:

  • Discussão de temáticas relativas ao curso;
  • Reflexão mais aprofundada sobre um tema de estudo;
  • Debate entre os participantes;
  • Leituras mais aprofundadas e contribuição com sínteses mais elaboradas;
  • Possibilitar ao estudante um tempo maior para reflexão e posterior postagem;
  • Acesso a qualquer momento permitindo o debate plural de idéias e à crítica coletiva do grupo.



Chat chat

O chat ou bate–papo traz como principal característica a comunicação síncrona, ou seja, a possibilidade de podermos interagir no mesmo momento, enviando mensagens e recebendo comentários de forma imediata. Apesar do chat apresentar algumas características semelhantes a exemplo de conversas entre amigos e colegas, é o seu formato digital que vai modificar a dinâmica comunicacional.


No ambiente Moodle para a criação de uma nova sala de chat, basta clicar em 'Adicionar atividade' , selecionar 'chat' e configurar conforme as necessidades do curso, colocando nome, data e uma descrição objetiva. Outra potencialidade do chat do moodle é a possibilidade de salvarmos as discussões e separarmos ou não por grupos.

Potencialidades pedagógicas:

  • Interação nos cursos a distância, por proporcionar o esclarecimento de dúvidas, discussões, criação de vínculo;
  • Definição de tópicos para a discussão;
  • Armazenamento das discussões para posterior leitura dos alunos que não participaram da seção;
  • Dinâmica colaborativa onde todos podem contribuir com a discussão.

Última atualização: domingo, 17 mar 2024, 23:00