Introdução ao Moodle

O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido com o objetivo de gerenciar cursos na web. Por ter recursos específicos de gerenciamento de usuários e de cursos e seus respectivos conteúdos e atividades, podemos dizer que o Moodle é também um Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem (do inglês, LMS – Learning Management System) ou, como é chamado por alguns autores, um Sistema de Gerenciamento de Cursos (do inglês, CMS – Course Management System).

Nesta categoria de LMS encontram-se também diversos outros aplicativos como: Teleduc, Aulanet, Blackboard, dentre outros. O Moodle se destaca dos outros LMS, e isso tem sido demonstrado pela crescente utilização do Moodle no Brasil e no munndo, devido, principalmente, à sua flexibilidade funcional e estética, além da facilidade de operacionalização por professores e alunos.

O Moodle oferece uma variedade de recusos pedagógicos. A utilização de todos eles é bastante intuitiva, na sua forma mais básica, mas oferecem, quase sempre, algumas possibilidades de variações. Testar, futucar, experimentar cada recurso e suas variações é o melhor conselho que podemos dar. Consultar manuais, links de ajuda, tutoriais, também é um bom caminho.

Para esta oficina, escolhemos alguns recursos que consideramos mais essenciais para darmos alguns passos iniciais no Moodle. E muito do que trabalharemos aqui será útil para qualquer outro recurso que se deseje testar.

Acreditamos, no entanto, que a experimentação é a melhor forma de nos apropriarmos deste ambiente virtual tão cheio de possibilidades.


Alguns sites

Vejam alguns links interessantes para saber mais:

Visite o site oficial do Moodle Org: http://moodle.org/

Veja o Manual do Moodle para o perfil de professor do Moodle UFBA (versão 1.5): http://www.moodle.ufba.br/mod/resource/view.php?id=9425

Veja o Guia de Funcionalidades no Moodle Ufba (versão 1.5): http://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=30

Veja o Tutorial de Demonstração do Moodle no Moodle Ufba (versão 1.6): http://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=8783

Veja a documentação para professores no Moodle Org (em inglês): http://docs.moodle.org/en/Teacher_documentation

Experimente a última versão do Moodle no Moodle Org: http://demo.moodle.org/



Alguns exemplos de cursos

Para conhecer algumas propostas de cursos no Moodle, veja os links abaixo:

http://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=8925

http://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=133

http://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=52

http://aprender.unb.br/course/view.php?id=74 (acesse como visitante)

http://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=1856

http://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=1854

Última atualização: domingo, 17 mar 2024, 23:00