Inserindo conteúdos

O Moodle oferece uma variedade de opções para trabalhar com conteúdos. Desde links a arquivos em formatos variados, a recursos específicos para a formatação de conteúdos, passando pela possibilidade de inserção de conteúdos em html formatados com todas as possibilidades que o html tem. Abordaremos aqui as formas mais comuns e, ao mesmo tempo, mais simples, que possbilitam a autoria do professor sem que ele, necessariamente, tenha muitos conhecimentos técnicos.

Link a arquivos pdf audio imagem

A maneira mais básica de inserir conteúdos é fazendo links a arquivos de qualquer formato externo ao Moodle. Esta opção é bastante prática quando já existe o arquivo em formato de texto, planilha, apresentação, animação, áudio, vídeo, imagem, etc., e queremos incluí-lo no espaço de um curso.

Para fazer links a arquivos é preciso 'ativar a edição' e, em seguida, no tópico onde se deseja incluir o link ao arquivo, clicar na opção 'acrescentar recurso', selecionando a opção 'link a um arquivo ou site'. Para que o link seja efetivado, é necessário 'enviar o arquivo' para o servidor do Moodle (máquina onde o Moodle está hospedado) e só então escolher o arquivo e fazer o link. A janela que se abre após clicar na opção 'link a um arquivo ou site' já traz a opção de 'enviar arquivo'.

Outra forma de enviar arquivos para o servidor do Moodle é utilizando o box 'administração' com a opção 'arquivos'. Esta opção abre a estrutura de diretórios (pastas) e arquivos criada e organizada para o curso em questão.

Link a sites site

Os links a sites externos são uma possibilidade muito interessante, quando estamos falando de educação na cibercultura. Através de links externos podemos possibilitar ao aluno um olhar ampliado para o ciberespaço, evitando que o mesmo fique limitado a um conteúdo fechado.

Os links a sites são implementados de forma semelhante aos links a arquivos: clicando na opção 'acrescentar recurso', selecionando a opção 'link a um arquivo ou site'.

Página web pagina

A página web é um recurso do Moodle que possibilita a edição de materiais de forma semelhante a um editor de textos qualquer. Na verdade, as páginas web no Moodle são implementadas internamente em formato html, mas o Moodle oferece um editor html que dispensa o conhecimento da linguagem. Este editor é o mesmo que aparece para edições em qualquer espaço dentro do Moodle. A vantagem do editor html é que não precisamos conhecer a linguagem html; no entanto, ele é um editor bastante restrito e não possibilita grandes formatações. Para uma formatação mais elaborada será necessária uma construção por conhecedores de html.

Para criar um página web, basta clicar na opção 'acrescentar recurso', no tópico onde desejamos acrescentar o material, e selecionar 'Página web'.

Este texto que você está lendo agora e vários outros que compõem está oficina são exemplos de página web.

Livro livro

O livro é uma opção mais estruturada que o Moodle oferece para inclusão de conteúdos. Os conteúdos são inseridos organizados em páginas (que o Moodle chama de capítulos e sub-capítulos) e uma estrutura de sumário lateral já é provido automaticamente pelo Moodle.

Além da edição normal através do editor hmtl, podemos inserir páginas no livro através da opção 'Importar'. Neste caso, o padrão de importação é no formato html.

Veja mais sobre o livro em Um exemplo de livro.

Última atualização: domingo, 17 mar 2024, 23:00