Atividade 1 - Fórum: Um computador por aluno

destaques na história das TIC na Educação no Brasil e em Portugal

Síntese do Fórum: Um computador por aluno

por Usuário excluído -
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De antemão, peço licença aos colegas para usar suas palavras na síntese que se apresenta!

O objetivo do fórum era “Trazer o olhar histórico sobre o uso de TIC no Brasil e em Portugal e apontar outros momentos que se destacam”.

Vejam os pontos levantados pelos participantes desta discussão:

  • Junto da inserção de uma nova tecnologia na escola, é necessário pensar o projeto educacional para o qual as ações educativas serão desenvolvidas.
  • Em relação aos programas brasileiros sobre o uso de TIC, foi destacada a ausência de uma política pública mais ampla, que dê respaldo aos programas e projetos governamentais. Aliás, você sabe a diferença entre política educacional, programas e projetos? Veja a discussão esclarecedora que houve no fórum!
  • O problema da formação do professor para a docência on-line. Há uma preocupação com a oferta de projetos governamentais em EAD on-line, entretanto, estas propostas não se preocupam com a formação daqueles que a executarão, gerando uma lacuna entre o que se pretende no desenvolvimento e o que se efetiva na execução.
  • O que se percebe nestes projetos são modos de atuar docentes que não exploram as potencialidades oferecidas pelo ambiente on-line para o processo de ensino-aprendizagem. Apesar de não se poder generalizar esta situação, é necessário atentar-se para a formação dos docentes que têm assumido aulas on-line, mas sem a compreensão do que este novo ambiente pode propiciar.
  • Os movimentos de formação de professores que fazemos em nossas instituições ainda não conseguiram superar as barreiras institucionais (humanas, administrativas e estruturais), mas os trabalhos neste sentido continuam e torna-se cada vez mais necessário buscar diferentes frentes para fortalecê-lo.
  • No caso da inserção de computadores nas escolas. Os equipamentos chegaram às escolas e os professores continuam não os usando, mesmo quando passam pela formação, por falta de condições internas e externas à escola.
  • Dessa forma, não pe possível responsabilizar o professor por todas as mudanças esperadas na educação com uso de TIC. É urgente o envolvimento de gestores de políticas públicas para promover avanços concretos nos problemas enfrentados hoje: falta de infra-estrutura, desvalorização docente, direitos trabalhistas não assegurados para tutores EAD, metodologias inadequadas, entre outros.
  • As inquietações provocadas na escola por causa dos computadores levou a um debate sobre o sistema escolar ‘emburrecido’ para o qual o copiar/colar da Internet se tornou um problema. A questão que se coloca é: o problema está na cola ou na concepção de aprendizagem, ensino e currículo subjacente a esta prática corriqueira na escola desde a época das enciclopédias impressas?
  • Diante dos alardes que acompanhamos sobre o uso das tecnologias na educação, sejam no extremo positivo ou negativo, firma-se a necessidade de realização de pesquisas sérias e profícuas na área.
  • Para finalizar, a Graça compartilhou conosco as experiências do Japão, Coréia e Índia relativas ao uso das TIC na educação destes países. Vale a pena conferir!