Café

estudando pela internet

estudando pela internet

por Usuário excluído -
Número de respostas: 12

Tive a oportunidade de fazer um Curso de Bioética da Unesco totalmente a distância. De início achei que seria um pouco solitário, porém com o desenvolvimento e participação das atividades percebi que o grupo foi formando vínculo e com isto fomos ajudando uns aos outros na construção de conhecimento o que caracterizou um trabalho colaborativo importante. O curso acabou mas o grupo mantém até hoje após um ano de término discussões sobre temas relevantes que vão aparecendo. Conseguimos fazer após o término do curso um encontro com quase todos os participantes e foi muito legal. Como vocês sentem ou avaliam a possibilidade de estabelecimento de vínculo virtual?

Já tiveram esta sensação?

Em resposta à Usuário excluído

Re: estudando pela internet

por Usuário excluído -

Luiza,

Concordo com Olívia, depende muito da autonomia e alinhamento de interesses do grupo.

Acredito que precisa haver uma motivação, seja ela intrínseca ou extrínseca, para que a comunidade se estabeleça independente da estrutura de um dado curso.

Eu fiz alguns cursos totalmente pela web: um sobre PPP, outro sobre Avaliação Institucional e outros de atualização na área de informática (programação, banco de dados, rede etc). Por serem auto-instrucionais, senti-me sozinha todo o tempo. A única coisa que me movia era a vontade de aprender e/ou revisar o conteúdo que estava sendo apresentado. Apenas no que fiz sobre PPP havia um fórum, mas não tinha mediação e nem mesmo um direcionamento claro para as discussões. Portanto, não havia evolução do aprendizado a partir delas.

Em resposta à Usuário excluído

Re: estudando pela internet

por Usuário excluído -

Olá Jocelma!

Você tocou num ponto importante: o "alinhamento de interesses do grupo". Só existe o estabelecimento de vínculos quando há uma ação coletiva para isto. E a construção deste sentimento de comunidade depende da COMUNICAÇÃO entre os participantes, da INTERATIVIDADE. Mas o que fazer para estimular esta comunicação? Eu acredito que seja necessário instigar o sentimento de "pertença"... e vocês, o que pensam? Quando nos sentimos parte do grupo e também responsáveis por ele, a comunicação flui naturalmente. É claro que a mediação não é dispensável e sim, essencial. A mediação, além de servir de norte para as discussões, também funciona como uma injeção de ânimo!!!

Abraços,

Débora

Em resposta à Usuário excluído

Re: estudando pela internet

por Usuário excluído -

Débora,

Você questiona duas coisas bastante intrigantes:

  • "Mas o que fazer para estimular esta comunicação?"
    • Como Núria falou logo abaixo, não há receitas prontas, muito menos milagres. A cada nova turma, um novo mundo e um novo desafio. Tento me aproximar de cada um individualmente para criar uma relação um pouco diferente daqueles contatos frios em mensagens impessoais. À medida que se conhece um pouco mais o grupo, é possível identificar aquilo que lhes interessa mais, ou seja, o que motiva-os intrisecamente. É claro que identificar isso não é nada fácil e às vezes a gente finaliza a disciplina, ou o semestre, sem ter conseguido se aproximar realmente da turma. Isso ocorre tanto no ambiente online quanto no ensino presencial. Mas, vamos tentando, trocando idéias e experiências pra que possamos errar um pouco menos.

O outro questionamento que propõe é:

  • Eu acredito que seja necessário instigar o sentimento de "pertença"... e vocês, o que pensam?
    • Concordo plenamente contigo, embora, assim como não há regras ou segredos para que a comunicação efetiva se estabeleça intra-grupo, também não como prevermos quais os caminhos para que o grupo desenvolva tal sentimento. Perambulando pela Internet, descobri um blog com um depoimento interessante sobre o sentimento de pertença, embora não trate especificamente de comunidades virtuais: www.verbeat.org/blogs/gabrielazago/2007/12/sentimento-de-pertenca-a-um-lu.html
Em resposta à Usuário excluído

Re: estudando pela internet

por Marco Silva -

Jocelma, o link para blog não abre. Fiquei interessado na referência ao tema "sentimento de pertença".

Sobre este sentimento, defendo o uso do chat como seu principal agente em um curso online. Costumo propor chat "queijos & vinhos" ou "cachaça com torresmo" ou "acarajé com cerveja"... temas não faltam... sempre com a finalidade de estreitar laços e sentimento de pertencimento.

Muito se fala contra o chat em educação online... que ele é “telegráfico”, “dispersivo”, “não acadêmico”. De fato é tudo isso quando não há boa mediação. Entretanto, o chat mais livre, que mescla "abobrinhas", temas específicos ou conversa sobre andamento/avaliação do curso, pode proporcionar proximidade, emoção compartilhada, estar-junto em tempo real...

Lamentavelmente é pouco utilizado tb por ser síncrono. Critica-se sua utilização em educação online alegando-se a opção por esta modalidade exatamente pelo seu descompromisso com horário fixo. Um aluno online me disse: "se quisesse hora marcada iria para um curso presencial". Por esta e por outras, tornou-se uma interface raramente utilizada ou subutilizada. O que é uma pena, pois o sentimento de pertença e não a profundidade acadêmica é o que mais ele proporciona. Por enquanto o chat é para nós a interface que mais se aproxima do ambiente da sala de aula presencial.

Forte abraço.

Em resposta à Marco Silva

Re: estudando pela internet

por Usuário excluído -

Marco, eu concordo com você. Nós aqui no GPIMEM temos várias pesquisas ilustrando a importãncia do chat e a possibilidade até de se fazer geometria espacial eucliana.. .. no espaço virtual (se alguém quiser a dissertação de Silvana Santos eu envio). TEmos outros estudos, e eu mesmo ministro cursos a distância há 8 anos, sempre com o chat. Tem o problema apontado pelo Marco, mas tem coisas ótimas e é uma sala de aula que ninguém precisa levantar o dedo para falar... e são gerados o que chamamos de "multiálogos". E de fato o sentimento de pertença é imenso..

 

m

ps. quando o chat não for domingo eu tento participar...

Em resposta à Usuário excluído

Re: estudando pela internet

por Marco Silva -
Marcelo, boa noite

Fico imaginando o que seria geometria euclidiana via chat... Se vc diz que faz isso oniline, gostaria muito de saber como. Claro que quero a dissertacao da Silvana.

Traga para nossa pesquisa esse exemplo de potencialidade das interfaces utilizadas em online. Para mim seria exemplo cabal para enfrentar os resistentes a educacao online.

Eles estao em todo lugar, principalmente nas IES publicas. Ja tenho o exemplo da telemedicina. Quero ter tb o da geometria euclidiana.

Seu recado esta dado. Chat no domingo sua "religiao" nao permite.

Forte abraco.
Marco

Em resposta à Marco Silva

Re: estudando pela internet

por Usuário excluído -

Oi Marco,

 A Silvia Viel, do nosso grupo, vai fazer a estréia dela aqui nos nossos papos em breve e ela irá disponibilizar a dissertação da Silvana. Nossa homepage está desatualizada e não achei por aqui..

 

Por enquanto vão ao Eccos http://www.uninove.br/ojs/index.php/eccos/article/viewFile/418/424

Aí vocês encontram um artigo nosso sobre a dissertação.. Mas na dissertação dela tem muito mais.

 

Vejam também, quem tiver na biblioteca o livro

Educação a Distância online

Esse não está gratuito, mas podem ver o resumo.. e alguns participantes daqui têm o livro.. ( http://www.autenticaeditora.com.br/livros/item/351)

 

Lá há também um relato sobre aulas com chat e usamos também exemplos da dissertação da Silvana Santos.

 

Mas foi muito legal essa tensão espaço euclidiano e .. .espaço virtual...

 

abraços,

marcelo c. borba

ps. de fato.. domingo eu tento não ligar o computador.. e explorar outros mundos... essa religião é danada.... risos...

 

Em resposta à Usuário excluído

Re: estudando pela internet

por Usuário excluído -

Tati, esta sua provocação é muito importante! Eu até diria que é um dos "segredos" para minimizar os percentuais de evasão na ead... ;-)

Beijos,

Débora

Em resposta à Usuário excluído

Re: estudando pela internet

por Raquel Pasternak Glitz Kowalski -

Oi Tati e pessoal,

Concordo com a Débora, se descobrimos esse segredo diminuiria a evasão nas turmas a distância.
Acredito nos vínculos virtuais, acho que a internet é apenas um meio e que se estimulado gera inúmeras possibilidades.
Estou adorando as discussões.

Abraços
Raquel Glitz

Em resposta à Raquel Pasternak Glitz Kowalski

Re: estudando pela internet

por Nuria Pons Vilardell Camas -

Olá Colegas,

Sou mediadora em cursos online desde 2000. Não existe uma lógica, ou até mesmo uma regra e menos ainda milagres.

Todos os meios, independente da Internet são feitos por pessoas, e cada classe sempre será uma classe diferente da outra.

O estímulo e a motivação não é só do professor para o aluno, é do material (conteúdo), dos pretextos, do aconchegar em cumplicidade entre os envolvidos, são as responsabilidades e aqui entram as maturidades anteriores expeimentadas pelas pessoas envolvidas...

As tecnologias são meios, continuam as pessoas e neste sentido, algumas vezes teorias se sentem esgotadas...

abraços

Em resposta à Nuria Pons Vilardell Camas

Re: estudando pela internet

por Socorro Cabral -

Oi colegas, oi Nuria,

Concordo plenamente com você. Cada curso é unico e são as demandas geradas em cada contexto que vão desafiar os docentes e os alunos a buscarem estratégias de ação que viabilizem a participação e intervenção das pessoas nas discussões do grupo. Geralmente quando é o primeiro curso online, a dificuldade de participação é bem maior, pois o sujeitos não estão acostumadas a se colocar para o grupo. Acredito como Marco, que o chat tem um papel fundamental nesse cenário, pois ele fortalece os vínculos afetivos entre os participantes.

 

Socorro