Fórum Geral

Fórum de ajuda colaborativa - WIKI

Fórum de ajuda colaborativa - WIKI

por Usuário excluído -
Número de respostas: 3

Caros amigos/as,

Sendo a WIKI uma das principais propostas para esta 3ª semana do Módulo I, e uma vez que alguns de nós sabem pouco sobre esta ferramenta e outros sabem um pouco mais, desafiamos estes últimos a colaborarem activamente no sentido de ajudar toda esta comunidade a compreender / usar todas as potencialidades da Wiki, podendo responder às dúvidas colocadas.

Será criado um fórum de “ajuda colaborativa” para dúvidas relativas à edição da Wiki ou relativas a esta ferramenta em geral.

Convidamos todos a colocarem questões/ dúvidas e pedimos a todos também a colaboração para as tentarem clarificar...partilhando os seus conhecimentos!

Até já! :)
Um abraço da Equipa da U_Minho
Em resposta à Usuário excluído

Re: Fórum de ajuda colaborativa - WIKI

por Marco Silva -

A proposta do wiki é muito bem-vinda no Módulo 1. Esta fantástica interface presente no Moodle permite a escritura colaborativa de um mesmo texto. Cada vez que alguém modifica o texto base e clica em  "gravar", terá um novo texto base igualmente aberto a novas modificações. Cada um de nós, geograficamente dispersos, pode atuar colaborativamente ou interativamente sobre o mesmo texto. Ou seja, podemos construir online um texto à várias mãos. O wiki é uma expressão maravilhosa da cibercultura.

E mais: no wiki, quando modificamos um texto, a versão anterior fica gravada no "histórico". Veja lá no wiki proposto:

  • tem a aba "visualizar" onde se encontra o texto base
  • tem a aba "editar" onde clicamos quando desejamos interferir no texto base;
  • tem a aba "histórico" onde clicamos quando desejamos checar as versões anteriores do texto modificado. Uma beleza, não?!

Não critiquem meu deslumbramento com o wiki sem antes experimentarem esta interface colaborativa. Aliás, prefiro falar em "interface" e não "ferramenta", pois ferramenta é utensílio para trabalho individual no campo, na fábrica. Ferramenta é extensão dos músculos (martelo, catapulta, pincel, chave de fenda, máquina de escrever) ou é extensão dos sentidos (televisão, rádio, binóculo, microscópio,  câmera fotográfica). Normalmente para utilização individual. A interface não faz sentido se sua utilização é individual. Ela é em sua natureza espaço para encontro de duas ou mais faces. 

A equipe Uminho nos convida à interferir no Wiki sobre cibercultura. Atentem para a orientação dada e mãos à obra colaborativa. Estou curiosíssimo para ver no que vai dar. Minha equipe está se preparando para atuar.

Forte abraço, Marco Silva

Em resposta à Usuário excluído

Re: Fórum de ajuda colaborativa - WIKI

por Usuário excluído -

Graça e todos nós,

Eu ratifico o ponto de vista do Marco quanto ao Wiki. Realmente, não é fácil se acostumar com esta forma diferente de trabalho colaborativo. Muitas vezes, a colaboração é compreendida, equivocadamente, como um trabalho em equipe com divisão de tarefas. No Wiki, pode-se fazer mais que isso, ou seja, aquilo que é produzido ao final não é uma "colcha de retalhos" (como dizem aqui no Nordeste brasileiro), mas sim um produto de vários pais e mães. É preciso desenvolver na equipe o sentimento de coletividade máximo, pois o texto que por exemplo eu inicio, você ou outro pode modificá-lo ou mesmo exclui-lo por completo. E isso não quer dizer que o meu trabalho foi descartado, pois com certeza foi utilizado como meio para iniciar a reflexão sobre o tema tratado.

O que vale é o interesse coletivo, ou seja, eu, você e/ou outro integrante somos  somente parte deste coletivo, e sem algum de nós o coletivo já não é mais o mesmo.

Reconheço que é difícil transpor o paradigma da individualidade no qual fomos formados em toda a nossa vida acadêmica, porém uma vez que transposto este, torna-se impossível pensar de outra forma. Como também disse Marcos, não me critiquem pela paixão por esta possibilidade rica de interação colaborativa antes de experimentá-la.

Abs,

Jocelma