Oi Marco,
adoro a forma como você 'destrincha' nossas falas e textos.
Só sei que não vou conseguir dar conta de todos os seus questionamentos, mas vamos tentar responder algumas considerações.
São tantas emoções...
Quando você questiona nossa mudança de objetivo de módulo... Na verdade, não foi uma mudança radical. Preferimos, ao invés de discutir 'avaliação de casos', estudar caso a caso. Ou seja, avaliar não o curso, mas as estatégias didáticas do curso, aqui pensadas a partir da metáfora das coreografias didáticas.
Quanto ao encaixe das coreografias com o Desenho Didático tivemos muitas discussões. Acreditamos que como você e Méa dizem, o Desenho didático é a arquitetura geral do curso. As coreografias seriam as situações didáticas específicas que dão sentido a esse desenho didático.
Você nos pergunta qual o diferencial das coreografias didáticas. Não sei se há um diferencial muito grande em relação ao que buscamos fazer através da mediação pedagógica. Mas, o que nos chamou a atenção é a possibilidade de maior explicitação, nessa mediação, de uma prática articulada, onde se pretende que seja compartilhada, mas que todos saibam explicitamente quais são suas responsabilidades, seus passos, para que a dança seja mais harmoniosa possível.
Nesse sentido, é compreender que não é simplesmente uma junção de passos, mas a melodiosa orquestração entre os passos de cada um e todos os demais aspectos necessários para a dança.
No caso da docência online, é compreender, que apesar de desenvolvermos uma prática compartilhada (não apenas entre os diversos atores-docentes, mas também considerando a equipe toda e principalmente o aluno), antecipamos os passos de cada um. Sabemos o que devemos esperar de cada um, pensamos nas possibilidades e potencialidades de cada um para que a dança seja o mais perfeita possível. Ou seja, que o aluno aprenda o melhor possível...
é por ai....