Fórum “Desfile Virtual de Blocos Acadêmico/Carnavalescos”

Número de respostas: 11

Fórum Desfile Virtual de Blocos Acadêmico/Carnavalescos”

Ei pessoal, vem moçada

Carnaval começa no Galo da Madrugada

Ei pessoal, vem moçada

Carnaval começa no Galo da Madrugada

galo

A agremiação é reconhecida como o maior bloco de carnaval do mundo, título conquistado em 1995, conforme o Guiness Book, quando reuniu cerca de um milhão de pessoas pelas ruas e avenidas da cidade. Sua concentração começa na sexta-feira a meia-noite, com saída no amanhecer do sábado de Zé Pereira, dia escolhido para anunciar a abertura oficial do carnaval recifense. No último desfile, em 2008, o número de foliões já chegava próximo a 2 milhões.

Mas o carnaval em recife é formado por inúmeros blocos carnavalescos. Veja alguns deles:


Siri na lata
Bloco das flores
Bloco da saudade
Bloco cordas e retalhos
Bloco o bonde
Clube da pás


Finalizando nossa apoteose, vamos tentar nos localizar no meio do bloco?



Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum “Desfile Virtual de Blocos Acadêmico/Carnavalescos”

por Usuário excluído -
Então, no ritmo dos blocos, cada PPGE deverá:

- visitar os sites dos blocos carnavalescos de Recife, disponíveis nos links acima;

- escolher o bloco no qual gostaria de brincar o carnaval, a partir da sua identificação com o nome, o hino e a história do bloco;

- postar a análise síntese de sua Coreografia Didática, a partir da seguinte questão:

A partir das aprendizagens produzidas na relação entre a antecipação dos primeiros passos (1ª semana) e a análise da dança dos cursistas (2ª semana) e do seu Desenho Didático (3ª semana) o que seu PPGE mudaria na sua coreografia didática no módulo que pelo qual foi responsável?

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Pimenta no Frevo

por Usuário excluído -

Prezados colegas,

Silvia e eu que fazemos parte da equipe da unesp, mais Debora e Maltempi, membros do GPIMEM, nos reunimos presencialmente na sede do GPIMEM. Ricardo, membro de nossa equipe neste projeto da Sala de aula interativa, estava via skype conosco.  Marcamos para todos discutirem o texto de Padilha et al.. das coreografias.... então como não fizemos ainda o que é pedido acima.. resolvemos por assim mesmo nossas questões.. até que o frevo pegue fogo neste módulo! Vamos fazer algumas perguntas sobre o texto de Padilha, Oliveira, Paiva, Abranches e Silva!

Nos lembramos de um forum do nosso módulo que não teve participação! 

Por outro lado, na p.11 é feita uma ligação entre liberdade do passista que formula hipóteses e o forum como um espaço interessante para o levantamento de hipóteses!

E se não houver participação, como no nosso módulo, ou em outro?

Em resposta à Usuário excluído

Re: Pimenta no Frevo II

por Usuário excluído -

Resolvemos dividir um pouco as questões para que talvez diferentes pessoas respondam a diferentes partes!

Como já pode ser induzido de nossa intervenção coletiva anterior, entendemos que metáforas são ótimas, mas tem limitações! Resolvemos explorar estes limites como forma de vermos com mais clareza o que queremos!

Bom aqui no grupo todos gostam de frevo, mas nem todos sabem dançar! No frevo, no carnaval.. isso é ok. Se não soubermos dançar... mas em alguns blocos mais profissional nem tanto... "ih parece gringo, paulista... ." Bom feita a brincadeira, a idéia é perguntar. E a escola? Eum curso formal de certificação online (formação de médicos ou professores)? Como lidar com essa liberdade que transpira pelo delicioso texto de Padilha e colegas? Há restrições que devem ser feitas quando pensamos nesta metáfora?

abraços,

marcelo, silvia, ricardo, maltempi e débora

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Re: Pimenta no Frevo III

por Usuário excluído -

Alguém poderia nos dar mais detalhes sobre a relação feita por Zabalza no final da p.6? 

Há muita repetição e imitação para se aprender frevo? Nunca aprendemos... risos..

De todo modo, em várias danças, há várias repetições entremeadas com criatividade e diferenciação entre as diferentes habilidades dos dançarinos. Como especificar isso para a sala de aula virtual? Se pensarmos na inteligência coletiva de Levy, onde diferentes inteligências não são ordenadas linearmente, temos uma saída, mas se pensarmos no frevo ou em outra dança como espetáculo profissional, teremos os alunos em recuperação e os bons alunos também!

maltempi, silvia, debora, ricardo e marcelo

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Re: Pimenta no Frevo IIII

por Usuário excluído -

bom.. .galera.. em outros foruns já mostramos como essa metáfora do frevo é importante. Aqui, para aquecer ou debate, esperamos e queremos explorar uma possível limitação da metáfora:

há diferenças entre aprender a dançar frevo e jogar futebol por um lado, e aprender matemática, física ou gramática por outro?

Se sim quais? Se não porque?

abraços com pimenta e cuminho para temperar esse feijão que se come ao final do frevo!

marcelo e grupo

Em resposta à Usuário excluído

Re: Pimenta no Frevo II

por Auxiliadora Padilha -
Eita Marcelo,

isso é muito legal! Não dá pra dançar de qualquer jeito se agente quer ser um profissional!

Isso não é amadorismo! Se nós sabemos a teoria e não exercemos uma prática competente é melhor mudar de profissão, não acham?

Nesse caso, é preciso considerar, além das habilidades necessárias que o meu aluno precisa ter para aprender, a melhor forma de organizar as estratégias para que ele aprenda da melhor forma e, então, seus passos serão, não corretos, perfeitos, mas adequados aos seus estilos.

O que vocês acham?

bj
Em resposta à Usuário excluído

Re: Pimenta no Frevo II

por Usuário excluído -
Essa sua reflexão Marcelo é muito interessante: quais as restrições que temos ou fazemos quando pensamos nessa metáfora? Porque as metáforas nem sempre nos conduzem  a explicações..
Em resposta à Usuário excluído

Re: Pimenta no Frevo

por Usuário excluído -
Prezado Marcelo, como você também tivemos dúvidas sobre a não -participação e m de nossos momentos e a pouca participação em outro que pode ser atribuída à época das férias em que todos nós estávamos com uma excessiva quantidade de tarefas. Porém mesmo assim gostaria de ouvir os participantes sobre como têm lidado com esse problemas que o Marcelo colocou e que pode acontecer em nossos cursos online ( e também nos presenciais).
Que estratégias utilizar? abraços, Lina
Em resposta à Usuário excluído

Re: Pimenta no Frevo

por Usuário excluído -

Olá Marcelo,Lina, Elizete e demais colegas

Fiquei pensando sobre as colocações de vocês... Afinal, participar ? ou ver o bloco passar?  É uma questão desafiadora, compreender a dinâmica desses movimentos.

Será que na observação, nas reflexões silenciosas também podemos encontrar os sinais dos estilos da aprendizagem? Também aprendemos muito quando estamos organizando nossos pensamentos, é complicado entrar na dança com o bloco na rua.

Para alguns de  nós, interagir no próprio curso Docência online, já após o início de alguns módulos, foi delicado, havia uma vontade contida...aos poucos vem o ritmo a ousadia de querer e tentar contribuir.

A metáfora que é justamento o exercício da semelhança, de uma transposição figurada e alegórica foi a nossa proposta nesse último Módulo.

A escolha do frevo dentre  as várias danças foi uma questão regional,mas há  diferentes habilidades, criatividade e liberdade dos dançarinos em qualquer outro estilo de dança.

Dançar precisa ser acima de tudo um prazer...geralmente o dançarino é colaborativo, as coreografias são boas articulções coletivas.Deve propiciar alegria e não mera repetição de passos estabelecidos, sempre queremos fazer bonito,mas a nossa particição não é uma construção  tão imediata, precisamos não apenas de estímulos,mas de  reconhecimento e respeito aos nossos próprios tempos e limites.

Refletir do ponto de vista do bailarino , sobre todos  esses processos do aprender a dançar, ou seja, da relação com o coreógrafo,com os colegas bailarinos, da  compreensão ou não das estratégias em cena, também está nesse conjunto de elementos  que refletem a quantidade e a qualidade das mediações e interações.

Acredito que ver o bloco passar também depende do nosso olhar... podemos levantar hipóteses, tirar conclusões, fazer restrições, colaborar em outro momento.

Sonoridades e  silêncios também estão presentes na cibercultura, a educação online pode despertar em nós potencialidades, mas ainda continuaremos querendo descobrir algumas respostas,não temos nem de longe todas, o mais importante é tentar buscá-las, das formas mais inusitadas, o que acham? 

Em resposta à Usuário excluído

Re: Pimenta no Frevo

por Auxiliadora Padilha -
Oi Marcelo, Lina,

pessoal,

como vocês colocaram as questões 'por partes', também vamos tentar discutir assim, ok?
Talvez não sejam 'respostas', mas algumas reflexões sobre as nossas práticas...
Se o fórum é importante para estimular o levantamento de hipóteses pelos alunos, é necessário, pois, que os alunos participem, claro!
E então, a sua questão: mas se não houver participação, o que fazer?
Nós tivemos também essa experiência neste mesmo módulo. Chamamos, 'batemos panelas', botamos até o bloco do Acorda na rua... Bom, mas isso ainda é metáfora! E como você diz mais abaixo, a metáfora nem sempre dá conta das nossas necessidades de explicação.
Como o professor online pode, então, chamar seus alunos para o fórum? Acreditamos que existem diversas possibilidades de estímulo... Desde as de convencimento da importância do mesmo até a pressão da nota (hehehe).
Estávamos há pouco discutindo isso em nosso grupo. No ensino presencial, se o aluno não vem pra aula o professor não pode ir atrás dele, na casa dele, etc.
Na educação online as estratégias mais usuais são: envio de e-mail por fora da plataforma, por dentro da plataforma, se houver pólo, para a coordenação do pólo contatar o aluno (já vi situações que o coordenador vai na casa do aluno saber porque ele não está acessando a plataforma. Isso no interior, claro!)
E essas mensagens não podem ser simplesmente: Ei aluno, onde está você? Vejam a trabalheira que deu pra achar Belchior! Imagine nosso aluninho lá no interior! rsrsrs. Precisa ser uma mensagem de estímulo, convidativa, sedutora!
E então?
Quais as estratégias que vocês utilizam para rastrear e recuperar os seus alunos para o ambiente virtual de aprendizagem???

bj