Fórum “Conceitos e Relações entre Coreografias e Desenhos Didáticos”
Caros passistas/cursistas,
Para reiniciarmos o ensaio dos nossos passos preparamos esta síntese das discussões no fórum objetivando retomá-las do ponto onde paramos.
Dentre as intervenções feitas até este momento no fórum, podemos destacar dois aspectos principais:
- o planejamento como parte fundamental para a coreografia didática;
- o professor como responsável por propor a coreografia aos alunos e ao mesmo tempo acompanhar a dança dos alunos.
No planejamento, entram as nossas estratégias, e para tal devemos tentar compreender com a maior profundidade possível o modo como os alunos aprendem em ambiente online.
Estas estratégias em ambiente online utilizam diferentes interfaces disponíveis, e por isso precisamos superar nosso desconhecimento da potencialidade dos recursos nos ambientes online.
Quanto ao professor, ele deve ser visto como um estrategista, saber propor a dança e dançar com seus alunos a coreografia didática utilizada. Para isto, precisamos ressignificar o papel do professor. Como somos seres incompletos, necessitamos ampliar as nossas aprendizagens nesta época de mobilidade. Para isto, precisamos aprofundar a epistemologia da prática docente online para propor os passos certos da coreografia didática.
Então, tomando por base as leituras sugeridas (Ensinagem na docência online, Nova Didática, Didática universitária, Competências docentes) vamos agora debater:
1. Como você compreende a sua prática a partir da analogia das coreografias didáticas?
2. Como podemos estabelecer uma relação entre a coreografia didática e o desenho didático?
Após apresentar sua compreensão e análise comente as contribuições dos colegas.