(Editado por Maria Olivia Matos Oliveira - sexta, 14 agosto 2009, 22:42)
(Editado por Maria Olivia Matos Oliveira - domingo, 16 agosto 2009, 22:38)
(Editado por Maria Olivia Matos Oliveira - sexta, 14 agosto 2009, 22:42)
(Editado por Maria Olivia Matos Oliveira - domingo, 16 agosto 2009, 22:38)
Iniciando a conversa:
Olá equipe UFPE! Quero dizer que gostei muito do Módulo organizado por vocês e a metáfora do frevo foi perfeita para interpretar os textos disponibilizados pelo grupo. Pessoalmente gosto mais do frevo pernambucano que do nosso axé baiano....
Analisando a coreografia planejada:
No nosso módulo Multimídia e Educação, como o título indica, planejamos a coreografia tendo como pano de fundo o cenário atual, com suas incertezas e possibilidades à luz de alguns teóricos importantes e suas implicações na educação. Não podemos esquecer que a integração dos meios de comunicação (MCM) com sua rapidez na distribuição de materiais impressos pelos correios fez surgir e desenvolver as primeirs experiências da (tradicional) Educação a Distância. A Internet, a convergência das mídias e sua utilização nos ambientes digitais de aprendizagem permitiu uma revolução na EAD possibilitando integrar as múltiplas mídias e recursos, desenvolver a interatividade, a aprendizagem significativa através de ambientes planejados estrategicamente com tempos adequados aos ritmos de cada participante. Chegamos a era da Educação online conforme conceitua com muita propriedade o Marco Silva.
No entanto, essa educação online continua sendo um constante desafio para nós educadores-coreógrafos. Não se trata de trazermos a coreografia tradicional transmissora e fazermos uma transposição dessa coreografia para os ambientes online, mas respeitar as singularidades nessa modalidade de educação sinalizando alguns pontos importantes a considerar nessa nova coreografia como: o nível de diálogo estabelecido ( o grupo da PUC/SP maravilhosamente discutiu essa temática); a relação entre a concepção epistemológica e a abordagem pedagógica, o desenho didático e as mediações nos ambientes online. ( outros grupos também o fizeram. Ex: UFAL)
Nosso grupo PPG/UNEB buscou enfatizar a questão da mediação. Quero dizer que as abordagens trazidas pela profa Maria Teresa Freitas e o grupo da UFJF sobre as perspectivas teóricas de Vygotsky e Bakthin a respeito de dialogia e mediação foram excelentes!.
Nós trouxemos no nosso módulo como interlocutores Orozco e Martín-Barbero e vimos grandes similaridades de idéias com Vygotskty: todos esses teóricos têm uma perspectiva histórico-cultural. No caso de Vygotsky como frisa Freitas "entre o sujeito e o objeto do conhecimento há sempre a mediação de um outro, possibilitada pela linguagem." A pessoa internaliza aquilo que antes foi construído na relação com o outro. A aprendizagem é portanto um ação compartilhada entre pessoas e vai sendo provocadora de desenvolvimento. Vygotsky ainda coloca a educação escolar como lugar de aprendizagens, de construção de conhecimentos científicos que vão se articular com os trazidos pelos alunos.Os Fóruns e ambientes virtuais, quando bem conduzidos, fazem com que as pessoas ajam interativamente possibilitando uma compreensão ativa e não passiva do conhecimento. No trabalho colaborativo da internet essas ações são partilhadas, representam instrumentos que vão potencializar as aprendizagens significativas. Martín -BARBERO coloca [...] que as mediações produzidas pelos meios são esse lugar a partir do qual é possível se compreender a interação entre o espaço de produção e o da recepção[..]( 1897 apud BACCEGA, p.20). Orozco ainda desconstroi a idéia de receptores passivos e enfatiza a idéia de múltiplos fatores envolvidos com o processo de mediação. Portanto, cada meio e cada tecnologia exercem uma mediação particular nas pessoas e na estruturação dos conteúdos que transmitem [...] sendo na nossa sociedade inúmeras as fontes de mediação: os meios, a cultura , economia , a política, classe social, gênero, idade, etnicidade, as condições situacionais e contextuais, as instituições e os movimentos sociais. .. ( OROZCO G., 1993, apud BACCEGA, 2003,p.18).
Apesar da nossa proposta sugerir a necessidade de interação e mediação sentimos falta da participação dos colegas dos outros módulos para dar sentido e concretude aos conceitos propostos
no nosso módulo cujo esquema geral de conteúdo apresentado se encontra a seguir:
1- Multimídia e Educação
Introdução
O ecossitema comunicacional e as vozes
emergentes
A sociedade do conhecimento e os
desafios para a educação
2- Multimídia na Internet e em ambientes
virtuais de aprendizagem
2.1 Hipertexto, Hipermídia e Internet.
2.2 Multimídia, Hipertexto e Objeto de
aprendizagem.
3- Midia, Meios e Mediações
Introdução
A mediação nos espaços virtuais
A equipe PPG/UNEB