Instigados pelas propostas de discussão do Fórum Momento 3 (Cibercultura e educação online; contribuição da Web 2.0 para a educação online), os participantes trouxeram importantes contribuições para a nossa arena de discussão sobre a organização de cursos online, levando-se em conta os limites e as possibilidades do meio.
Os itens a seguir são elencados a partir da contribuição dos participantes do fórum:
- a conversa sobre a natureza da cibercultura e a característica colaborativa, co-autoral e co-responsável das interfaces da Web 2.0 (wiki, flickr, blog...) levou os participantes a, em concordância com a abordagem cultural dos meios de comunicação apontados por Giroux e por Santaella, criticar o tecnicismo e a racionalidade instrumental presente em alguns cursos da EAD e a apontar a necessidade de se pensar em desenhos didáticos líquidos (parafraseando Bauman), abertos às emergências, dialógicos, embora mantendo a intencionalidade dos fins a que se destina o processo de formação, na educação online.
- o quanto os caminhos apontados pela neurociência se coadunam com o vivido pelo organismo nos espaços sociais e vice-versa. Em suma, a plasticidade humana reflete e é refletida nos (e pelos) meios, relações, cultura etc.
- a necessidade de o desenho didático levar em conta aspectos como: interatividade; navegabilidade, hipertextualidade (intratextualidade e intertextualidade), multivocalidade, arquitetura de informção, dentre outros.
- o paradoxo entre a saudável ausência de hierarquia da Web 2.0 e o controle das IES, nos processos educacionais desenvolvidos na modalidade a distância.
- a importância auferida ao planejamento, no desenho didático de cursos online. Nesse contexto, a riqueza de se trabalhar com as múltiplas matrizes da linguagem (som, texto, imagem...), à guisa de abarcar o maior número possível de estilos de aprendizagem.
- os avanços e os desafios que se impõe ao trabalho colaborativo, em meio aos dispositivos e interfaces da Web 2.0, como Google Docs e Wiki, dentre outros.
Todos os aspectos destacados pelos participantes nos invitam a findarmos nosso rico diálogo no último momento deste módulo – momento 4 – em que cada Programa de pós-graduação é convidado a, em um movimento metarreflexivo, pensar sobre o desenho didático de seu módulo ou do curso como um todo, que compõe o projeto de pesquisa interinstitucional intitulado “Formação de professores para docência online”.
Vemo-nos, então, nos espaços de diálogo do momento 4.
Grande abraço e, mais uma vez, agradecemos a valorosa participação de vocês.
Equipe TIDD – PUC/SP