Fórum Colcha de Retalhos

Boas Vindas!

Boas Vindas!

por Socorro Cabral -
Número de respostas: 26

Olá pessoal,

Estamos dando início ao módulo 6 que tem como foco os ambientes virtuais de aprendizagem. Nele pretendemos discutir e experienciar as potencialidades comunicativas e pedagógicas dos AVA, com especial destaque ao ambiente moodle. Trataremos também sobre a cooperação e a colaboração nesses ambientes.

A mediação desse módulo será feita pelos professores Socorro Cabral, Maristela Midlej, Nicia Riccio, Fábio Kalil e Teresinha Fróes. Iremos interagir nas diferentes inferfaces, e também orientar a expeimentação no nosso ambiente de testes.

Esperamos que nesse módulo possamos agregar mais experiência e construção de conhecimento na nossa pesquisa!

Pegue um retalho de pano, tinta e mouse, e vamos interagir.

Um abraço caloroso, com o cheiro da Bahia!

Equipe PPG -UFBAad

Em resposta à Socorro Cabral

Re: Boas Vindas!

por Usuário excluído -

Ola colegas,

Como este módulo trata de AVA, nós da PUCPR queremos colaborar possibilitando o acesso ao nosso ambiente virtual de aprendizagem - o Eureka.

Abraços com cheiro do Paraná

Equipe PUCPR

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas!

por Usuário excluído -
Olá Patrícia,

Será ótimo conhecermos também o Eureka. Eu tenho particular interesse, já que meu tema de pesquisa do doutorado são os ambientes virtuais de aprendizagem.

Se for possível, disponibilize para nós um link onde possamos visitar o Eureka. Se vc tiver também algum texto sobre o ambiente, artigo ou outro material, compartilhe conosco.

Abs,
Nicia
Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas!

por Usuário excluído -

Olá pessoal,

Estou com problemas técnicos para responder a esse fórum em específico, então estou utilizando o login da Prof.ª Patrícia Torres exclusivamente para participar.

Estou muito animada com este módulo e acredito que a nossa equipe da PUCPR poderá acrescentar muito com a ajuda do Eureka.

Estamos providenciando uma sala no Eureka para que todos aqui do grupão possam conhecer nosso AVA e interagir nele.

Segue em anexo um arquivo que contem todas as referências e links das publicações sobre o Eureka, acho que será de grande utilidade.

Qualquer dúvida ou sugestão estamos a disposição.

[]s

Raquel Glitz

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas!

por Usuário excluído -
Raquel,

Obrigada pelo material disponibilizado. Pelo que pude ver, são excelentes referências para entendermos o Eureka e suas propostas.

Aproveitando, já resolvemos o problema da restrição de resposta a este fórum para o perfil de estudante. Agora o fórum está liberado para a participação de todos.

Esperamos vcs por aqui.

abs,
Nicia
Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas!

por Raquel Pasternak Glitz Kowalski -
Olá pessoal,


Vamos conhecer o Eureka, o AVA da PUCPR?
Nós da equipe da PUCPR estamos disponibilizando para vocês acesso como professores numa sala no Eureka.
Quem tiver interesse em conhecer como funciona e trocar experiências sobre o Eureka é só seguir os passos a baixo:

Acesse o link do Eureka - www.pucpr.br/eureka
Acessem o link “Para fazer um tour pelo Eureka clique aqui”.
Vejam e escutem o Tour do Eureka antes de começar a explorar.

Faça seu cadastro acessando o link "cadastrar novo usuário" e selecione "Participo de projetos da PUCPR ou em parceria".
Ao termino desse cadastro você já terá acesso ao Eureka.

Para ter acesso a sala que criamos especialmente para vocês, precisamos pedir inscrição nela, para isso clique em "SALAS" e depois no link "Inscrever-se em uma Sala Eureka".
Na lista de Sub-áreas clique em "Grupos de Discussão" >> "Diretoria de EAD"
Na área "Diretoria de EAD" peça inscrição na sala Pesquisa interinstitucional - Moodle2008 clicando no ícone "INSCREVER".
Após o pedido de inscrição é só esperar que inscrevo vocês na sala.
Depois de inscritos, quando acessarem o link SALAS no Eureka poderão clicar no nome da sala "Pesquisa interinstitucional - Moodle2008" para acessar e explorar todas as ferramentas do EUREKA.

Qualquer dúvida estou a disposição.
[]s Raquel Glitz

Em resposta à Usuário excluído

e: Boas Vindas!

por Raquel Pasternak Glitz Kowalski -

Caros colegas,

Ao entrar na sala “Pesquisa interinstitucional - Moodle2008” no Eureka, vocês terão acesso aos nossos Objetos de Aprendizagem, que nomeamos de Material Didático On-line.

No Eukera, qualquer professor ou aluno pode criar seu próprio OA.

Disponibilizamos no “Plano de Trabalho” da nossa sala do Eureka alguns exemplos de OA criados por alunos do Mestrado em Educação como exercícios da disciplina da Prof.ª Patrícia Torres.

Disponibilizamos também alguns exemplos de OA criados pela equipe da Diretoria de EAD.

Estes OA podem ser visualizados clicando em “Estudos” >> “Plano de Trabalho” ou

“Estudos” >> “Material Didático On-line”.

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Equipe PUCPR

(Editado por Patricia Lupion Torres - Wednesday, 15 October 2008, 17:06)

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas!

por Usuário excluído -

OI pessoal!

Estou muito interessado neste módulo. Moodle, cooperação, colaboração e todos os demais assuntos que estão envolvidos quando estudamos AVA.

Amadeu.

Em resposta à Socorro Cabral

Re: Boas Vindas!

por Marco Silva -
Ola equipe UFBA

Sejam bem-vindas!!!

Abraços e cheiros. Sim, vamos falar de AVAs com muito prazer.

bjs, Marco
Em resposta à Socorro Cabral

Re: Boas Vindas!

por Mayrton Bahia -

Olá povo da Bahia! Não sou baiano mas trago a Bahia no sobrenome e no coração. Vou tentar participar do módulo apesar de estar com meu tempo enlouquecido e com as madrugadas já comprometidas (em claro). Estou muito motivado com o tema deste módulo.

[]s

Mayrton Bahia

Em resposta à Mayrton Bahia

Re: Boas Vindas!

por Usuário excluído -

Olá Pessoal,

Que bom estar de volta!!! Que bom estar novamente trabalhando com Socorro, Maristela, Nícia, Fábio e Teca.  Espero, assim como Mayrton, poder participar desse módulo com meus conterrâneos, mesmo com as madrugadas já comprometidas.

Bom trabalho para todos nós!!!

Abraços,

Mary

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas!

por Socorro Cabral -

Oi Meire,

Estamos aguardando, e com certeza nos encontraremos nas madrugadas.

Beijos,

Socorro

Em resposta à Socorro Cabral

Re: Boas Vindas!

por Usuário excluído -

Oi Patricia, Mayrton, Marco, Mary e colegas,

Sejam todos bem-vindos! Esperamos encontrá-los com bastante frequência no nas interações do nosso módulo.

abs,

Maristela

Em resposta à Socorro Cabral

Re: Boas Vindas!

por Jose Rosa -

Caros organizadores deste Módulo,

Olhei o planejamento que fizeram e sei que vai ser muito positiva a troca de experiências deste módulo aos AVA.

Parabéns e vamos em frente.

abraços,maneiro

Em resposta à Socorro Cabral

Re: Boas Vindas!

por Marco Silva -

Gente, adoro o sotaque baiano. Equipe do PPGE da UFBA, por favor, vamos reativar o podcast. Adoraria ouvir o sotaque de vcs aqui neste módulo 6.

Mayrton, expert em posdcast, ficou de instalar uma versão mais acessível para nós, uma vez que nossa tentativa no módulo 4 de instalar uma versão mais recente não decolou, exatamente por suas dificuldades maiores.

Então Mayrton, sugiro que se articule com a equipe UFBA que é expert em Moodle. Tanta expertise só poderá resultar em uma beleza de polifonia de sotaques brasileiros e portugueses aqui em nosso ambiente interinstitucional.

Está feita a proposta.

Forte abraço para todos e todas.

Em resposta à Marco Silva

Re: Boas Vindas!

por Mayrton Bahia -

Boa Marco! É uma ótima oportunidade para reativarmos a experiência com o Podcast! Tenho algumas propostas para discutir com o grupo do módulo sobre o podcast. Hoje estarei o dia todo em um evento da Estácio, mas depois ou amanhã já poderemos trocar figurinhas. Mayrton

Em resposta à Socorro Cabral

Re: Boas Vindas!

por Usuário excluído -

Olá, pessoal! Que bom iniciar esse módulo com um abraço tão caloroso! Este é um tema no qual tenho bastante interesse. Espero aprender bastante com vocês.

Abraços,

Carmen

Em resposta à Socorro Cabral

Re: Boas Vindas!

por Usuário excluído -

Olá a todos.

Que beleza ver todo esse colorido no curso. Realmente é a cara da Bahia. Achei interessante a demarcação do lugar de onde voces conduzirão o curso.Também sou baiana de coração e há 07 anos trabalho no Campus X em Teixeira de Freitas.

Abraços a todos.sorriso

Cleia ( PPGE/UFJF)

Em resposta à Socorro Cabral

Re: Boas Vindas!

por Usuário excluído -

Olá, cheguei depois, mas cheguei. Sou da PUCPR, as carinhas agora tem cara de gente, que beleza. Vamos lá gente boa, sucessos nestas jornadas, abços virtuais...sorriso

Imagem para refletirmos....

Anexo Mudan_E7as_no_tempo.jpg
Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas!

por Usuário excluído -

Olá a todos e todas!

Estou chegando agora e peço desculpas pelo atraso... Vou me achegando, como disse a Dolores, aos poucos e já me entusiasmei tanto com o sotaque, quanto com as propostas.

Bjs e cheiros

Dri