Coordenadas - momento 2
Momento 2
Docência online: as implicações dos desenhos didáticos nas ações de mediação.
Objetivo do momento 2: pensar na docência online, tendo em vista sua natureza singular e sua relação com o desenho didático.
Tema: especificidades do meio - limites e possibilidades nas formas de comunicação:
- Mediação online: desafios e possibilidades.
- Temporalidade inerente à aprendizagem em ambientes online .
Para desenvolvermos o momento 2, sugerimos a leitura dos textos indicados a seguir:
PESCE, Lucila. Metodologia de mediação a distância. Revista PUCVIVA . Disponível em: http://www.apropucsp.org.br/revista/r24_r06.htm
BRUNO, Adriana. Mediação parilhada e interação digital: tecendo a transformação do educador em ambientes de aprendizagem online , pela linguagem emocional. In: MORAES, Maria Candida; PESCE, Lucila; BRUNO, Adriana R. (orgs.). Pesquisando fundamentos para novas práticas na educação online . São Paulo: RG Editores, 2008.
DOTTA, Silvia & GIORDAN, Marcelo. Tutoria em educação a distância: um processo dialógico. VIRTUAL EDUCA: Encontro Internacional Virtual Educa. São José dos Campos, Brasil, 2007. Disponível em: http://www.lapeq.fe.usp.br/~silviadotta/textos/dotta_giordan_VE_2007.pdf
PESCE, Lucila. A problemática do tempo nos programas de formação docente online . Artigo apresentado no GT 16 (Educação e Comunicação) da ANPED e publicado nos anais da XXXI Reunião Anual da ANPED: constituição brasileira, direitos humanos e educação. Caxambu, 19 a 22 de outubro de 2008. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT16-3962--Int.pdf
Esteja à vontade para ler todas as nossas sugestões ou para escolher as que forem do seu interesse. O importante é socializarmos nossas impressões, nos espaços colaborativos do módulo.
Se quiser colabore, indicando um texto ou qualquer outra mídia de sua autoria ou autoria de outrem, que você considere pertinente ao tema desta semana.
A idéia é que a leitura dos textos sugeridos e o slide show disponibilizado o mobilizem às ações colaborativas no fórum "Tempo e mediação na educação online" e/ou a escrever em seu diário de bordo sobre o tema "mediação online".
Antes de finalizar: vale lembrar que a discussão sobre as ações de docência e tutoria online articulam-se às reflexões sobre interatividade, da Unidade 2 do Módulo 4 – Educação e Comunicação Interativas – da equipe de Universidade Estácio de Sá. A recuperação de alguns dos conceitos trabalhados no aludido módulo em muito acrescentará ao nosso trabalho.