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• Comportamentalista

  • O pensamento educacional dominado behaviourismo partiu de 1950 até meados de 1980 e embora esteja sendo destruído, continua a ser o modelo cognitivo que suporta a maioria das práticas em sala de aula. Em sua forma mais radical, o behaviourismo é associado com o psicólogo americano, B.F. Skinner. Este modelo propõe que o aprendizado pode somente ser medido por seu comportamento e que um professor pode moldar este comportamento através de um regime apropriado de reforço positivo. Do ponto de vista do behaviourista, nós reforçamos o comportamento desejado em nossos estudantes quando nós os parabenizamos por se saírem bem em seus testes de matemática. A intenção é incentivar um resultado semelhante no teste seguinte. A metodologia usada é aula expositiva, demonstrações do professor à classe, aplicação da tecnologia educacional, especialmente os módulos instrucionais.

• Construcionismo x Construtivismo

O construcionismo social de Papert e o construcionismo distribuído de Wilensky e de Resnick recaem sob as práticas construtivistas. Mas também é importante relembrar o valor dos trabalhos de Vygotsky. A  diferença chave da discussão entre os modelos cognitivos apresentados por Piaget e Vygotsky é que Vygotsky enfatizava e descrevia a origem social do conhecimento, enquanto que nos trabalhos de Piaget, o papel da interação social no desenvolvimento do conhecimento não estava claramente definido. Nesse ponto, o construcionismo social de Papert é visto como sendo mais na linha de Vygotsky que de Piaget.