Perspectivas e desafios

Sintese do´tópico do Fóerm Perspectivas e desafios

Sintese do´tópico do Fóerm Perspectivas e desafios

por Usuário excluído -
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Esse tópico, embora breve, nos trouxe algumas reflexões importantes: a emergência de novas ferramentas tecnológicas, em especial as mídias chamadas de sociais e  os ambientes virtuais  imersivos que podem ser utilizados no proceso de ensino e aprendizagem. Essa utilização não pode ser ingênua, mas deve ser integrada à prática pedagógica precedida pelo olhar crítico do educador, pela formação para seu uso e  pelo planejamento.

O second life, como ambiente imersivo,  já tem sido objeto de algumas pesquisas e algumas universidades já possuem seus espaços ou ilhas e já desenvolvem algumas atividades interessantes.

Sobre os avatares, para além de bonecos como representações gráficas dos usuários, eles  são identidades: parecem permitir uma maior identificação entre o particpante com seu avatar, entre os participantes e também entre o participantes e o ambiente virtual.

"No Hinduísmo, um avatar é uma manifestação corporal de um ser imortal, por vezes até do Ser Supremo"

Dessa forma, um avatar como um ser "encarnado"  usualmente deveria ser "melhor" que o original. Assim, parte dos participantes criam seus avatares de forma completamente diferente de sua imagem corporal, outros os criam com identidade própria (nome, sexo,  aparência, personalidade)  e outros, ainda os criam a sua imagem.

Um avatar pode interagir nos ambientes virtuais imersivos,  como o second life e outros semelhantes. Eles podem darçar, rir, abraçar... Existe realmente a "impressão" do contato físico entre os avatares. É bastante instigante.

Participei de dois cursos utilizando o SL, um ministrado pelo Mattar e outro pela Unisinos. Foram duas propostas pedagógicas diferentes e duas dinâmicas completamente diferente, o que já nos indica que teremos bastante a aprender.

No Sl paredes e carteiras não são necessários (embora estejam presentes!), existe a possibilidade de criação de micromundos com temas diversos, simulações, visitas a museus, cidades e o que nossa criatividade e capacidade de construção permitir.

Em alguns momentos encontramos  também "aulas" no second life, com os alunos-avatares sentados em cadeiras e assistindo a um professor-avatar apresentando um Power Point. Existem salas de aula fechadas e a reprodução do mais tradicional dos ensinos.  Mas existem muitas possibilidades...

Como colocou a Adriana em uma mensagem anterior, estamos orientando um grupo de alunos que está desenvolvendo uma atividade com o uso de SL e monografias refletindo sobre a vivência  (TCC - curso de graduação em tecnologia e Mídias Digitais da PUC SP).

 Seguem algumas referências para animar os próximos debates:

http://blog.joaomattar.com/second-life/

Não acreditamos que esse seja um abiente definitivo para a educação, nem é esse o objetivo do SL, mas possivelmente outros ambientes semelhantes poderão ser desenvolvidos.

Para conluir o Módulo 2, fica nossa sugestão para a retomada desse tema.