Esse tópico, embora breve, nos trouxe algumas reflexões importantes: a emergência de novas ferramentas tecnológicas, em especial as mídias chamadas de sociais e os ambientes virtuais imersivos que podem ser utilizados no proceso de ensino e aprendizagem. Essa utilização não pode ser ingênua, mas deve ser integrada à prática pedagógica precedida pelo olhar crítico do educador, pela formação para seu uso e pelo planejamento.
O second life, como ambiente imersivo, já tem sido objeto de algumas pesquisas e algumas universidades já possuem seus espaços ou ilhas e já desenvolvem algumas atividades interessantes.
Sobre os avatares, para além de bonecos como representações gráficas dos usuários, eles são identidades: parecem permitir uma maior identificação entre o particpante com seu avatar, entre os participantes e também entre o participantes e o ambiente virtual.
"No Hinduísmo, um avatar é uma manifestação corporal de um ser imortal, por vezes até do Ser Supremo"
Dessa forma, um avatar como um ser "encarnado" usualmente deveria ser "melhor" que o original. Assim, parte dos participantes criam seus avatares de forma completamente diferente de sua imagem corporal, outros os criam com identidade própria (nome, sexo, aparência, personalidade) e outros, ainda os criam a sua imagem.
Um avatar pode interagir nos ambientes virtuais imersivos, como o second life e outros semelhantes. Eles podem darçar, rir, abraçar... Existe realmente a "impressão" do contato físico entre os avatares. É bastante instigante.
Participei de dois cursos utilizando o SL, um ministrado pelo Mattar e outro pela Unisinos. Foram duas propostas pedagógicas diferentes e duas dinâmicas completamente diferente, o que já nos indica que teremos bastante a aprender.
No Sl paredes e carteiras não são necessários (embora estejam presentes!), existe a possibilidade de criação de micromundos com temas diversos, simulações, visitas a museus, cidades e o que nossa criatividade e capacidade de construção permitir.
Em alguns momentos encontramos também "aulas" no second life, com os alunos-avatares sentados em cadeiras e assistindo a um professor-avatar apresentando um Power Point. Existem salas de aula fechadas e a reprodução do mais tradicional dos ensinos. Mas existem muitas possibilidades...
Como colocou a Adriana em uma mensagem anterior, estamos orientando um grupo de alunos que está desenvolvendo uma atividade com o uso de SL e monografias refletindo sobre a vivência (TCC - curso de graduação em tecnologia e Mídias Digitais da PUC SP).
Seguem algumas referências para animar os próximos debates:
http://blog.joaomattar.com/second-life/
Não acreditamos que esse seja um abiente definitivo para a educação, nem é esse o objetivo do SL, mas possivelmente outros ambientes semelhantes poderão ser desenvolvidos.
Para conluir o Módulo 2, fica nossa sugestão para a retomada desse tema.