A. Desenho didático (arquitetura dos conteúdos e das situações de aprendizagem)
Re: A. Desenho didático (arquitetura dos conteúdos e das situações de aprendizagem)
Olá pessoal,
Gostaria de comentar nesse espaço que gostei muito do primeiro módulo, tive alguns problemas de participação devido ao meu mestrado, mas acredito que fiz o possível.
Em minha opinião, como todos aqui são pesquisadores, profissionais e muitas vezes acumulam funções, projetos e tudo mais, acho que as participações poderiam ser um pouco mais pontuais, fico confusa muitas vezes para saber onde responder, o que está acontecendo, essas coisas.
Sei que as discussões e colaborações nunca acabam, mas seria interessante construir juntos pontos importantes como conclusão.
Re: A. Desenho didático (arquitetura dos conteúdos e das situações de aprendizagem)
Raquel: adiciono minha voz à sua no sentido de dizer que tive muitas demandas e compromissos e, por essa razão não pude participar como gostaria. Concordo que deveríamos elencar alguns pontos de discussão e esses deveriam ser incorporados nos CHAT .
Quanto á pergunta do Marco achei positivo o desenho didático: textos atuais e interessantes facilitaram as interações inter e intra grupos.
Re: A. Desenho didático (arquitetura dos conteúdos e das situações de aprendizagem)
No espírito do pesquisador-coletivo vamos lá...
Achei o conteúdo do módulo 1 muito bom. Os livros são ótimos. O texto do Bento Silva é riquíssimo, cheios de provocações e bem contextualizado. Acho que o grupo do Minho-PT pode melhorar seu formato para hipertexto. Investir mais em objetos de aprendizagem. Se o texto receber links para outros textos (o Minho tem uma produção grande na área), vídeos, imagens em geral. É preciso investir mais nas imagens como conteúdo.
O livro sobre cibercultura agregou valor pela multivocalidade e intertextulidade conceitual.Este livro abre portas para o encontro com os pesquisadores da cibercultura. Conceito fundante da educação online. Muitas iniciativas de formação de "tutores "só investem na história da EAD trazendo a internet apenas como uma evolução tecnológica da mídia de massa, o que é um equivoco. Este módulo é fundamental para formarmos docentes online mais sintonizados com o nosso tempo.
As provocações dos fóruns foram muito boas e a proposta da wiki ótima.
Senti falta de enunciados mais didáticos. A abertura de vários fóruns confundiu e desorientou o grupo. A criação do mural fora do módulo causou confusão. O mural que era só para orientar as atividades acabou virando fórum e isso provocou encontros/desencontros. Depois que o grupo moveu os fóruns desarticulados para dentro do fórum de debates a participação melhorou bastante.
Como sugestão sugiro que o grupo sistematize as atividades e escreva roteiros mais didáticos. Temos que ter cuidado com o "didático" para não matarmos a hipertextualidade.
Parabéns ao grupo do Minho-PT. Agora é rever o desenho didático e esperar novos alunos. Obrigada pela experiência que vocês provocaram.
Beijos
Méa
Re: A. Desenho didático (arquitetura dos conteúdos e das situações de aprendizagem)
Méa, minha filha você está um espetáculo!!!<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
Estou adorando tudo isto.
Como diziam lá em Minas, quando eu crescer quero ser igual a você.
Sua experiência sobre EAD, desenho didático entre outros assuntos está enriquecendo meu aprendizado. Para mim que nunca tive uma experiência como esta, fico aqui só curtindo e admirando toda esta desenvoltura sobre a forma que você passa o conteúdo, simples e clara.
Isto é que é construtivismo, uma teia de novos conhecimentos de forma todos/todos.
Concordo com a Tati, quando disse que isto aqui ta bom demais.
Parabéns.
Filomena
Re: A. Desenho didático (arquitetura dos conteúdos e das situações de aprendizagem)
Imagine quando os colegas que estão no "silêncio virtual" começarem ...Ficará melhor ainda. Chega mais. Vamos nos divertir!
[]s
méa
Re: A. Desenho didático (arquitetura dos conteúdos e das situações de aprendizagem)
Olá Filomena, Méa e Todos,<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
Concordo com você quando afirma Filomena que "Isto é que é construtivismo, uma teia de novos conhecimentos de forma todos/todos", além de concordar que Méa é uma "jóia rara" e todos nós aprendemos muito com ela.
No que se refere ao módulo, penso que não tenho muito mais a acrescentar para além do que Méa colocou, pois para mim o texto do Prof. Bento foi maravilhoso, inclusive, servindo para que eu pudesse fundamentar alguns projetos que estou construindo, o valor intertextual do material foi bom, senti apenas falta de uma exploração hipertextual no material, além de indicação didática nos fóruns.
Posso acrescentar apenas que a forma escolhida para construção do wiki não auxiliou o trabalho colaborativo e livre, pois o objetivo da construção hipertextual no wiki é justamente romper com as barreiras do “meu”, dar oportunidade para as pessoas (todas) fazerem parte de um texto colaborativo de forma completa e dinâmica.
Adorei o material, a equipe do Minho está de parabéns e, podemos, como grupo de pesquisadores-aprendentes, aprender com a experiência e participarmos mais e melhor, no sentido de consolidarmos algumas inquietações docentes e discentes na educação on line.
Mary
Re: A. Desenho didático (arquitetura dos conteúdos e das situações de aprendizagem)
Olá pessoal,
Quero me desculpar por minha ausência. Não devo avaliar o módulo pois não pude acompanhar como deveria. A boa notícia é que estou retomando minha participação. Espero que compreendam,
Tatiana
Re: A. Desenho didático (arquitetura dos conteúdos e das situações de aprendizagem)
OLá Marcos, tardei um pouco para responder no Forum, porque não entendi muito bem a proposta. Pensei que esta atividade seria destinada no Módulo " Desenho Didático" que coube ao TIDD. Fazer avaliação sobre o desenho didático dos Módulos, sem discutir e refletir sobre os aportes teóricos sobre o mesmo pode acabar ficando empobrecido.
No mais gostaria de sua opinião.
Abraço
Dolores
Re: A. Desenho didático (arquitetura dos conteúdos e das situações de aprendizagem)
Infelizmente não participei do módulo 1, mas estou tentando ler e analisar o desenho didático e o conteúdo.
Abs,