Fórum Geral

MÓDULO 1: Fórum - Que repercurssões educativas das TIC?

MÓDULO 1: Fórum - Que repercurssões educativas das TIC?

por Usuário excluído -
Número de respostas: 2

Em Livro “Conteúdos sobre Cibercultura” tivemos acesso às palavras esclarecidas de Alex Primo (apaixonante mapa mental sobre cibercultura), de André Lemos, e de Marco Silva, com a sua proposta revolucionária para reinventar a sala de aula na cibercultura. Reflexões que constituem desafios.

É agora o tempo para debater estes desafios e também nossas inquietações, num fórum a decorrer durante esta 2 semana do módulo.

No texto que apresento ("Pensamento" de Bento Silva), anoto as minhas inquietações, indagando se,

"assim como a tecnologia da escrita deu origem ao aparecimento da escola, também as actuais Tecnologias da Informação e Comunicação contêm potencial para renovar a escola? Quais são as características dessas tecnologias e quais são as repercussões organizacionais e curriculares que proporcionam?"

Participe neste fórum, apresentando suas pesquisas e experiências vivenciais!

Bento Silva

Em resposta à Usuário excluído

Re: MÓDULO 1: Fórum - Que repercurssões educativas das TIC?

por Fábio Kalil de Souza -

     Olá todos e todas!

                                  Particularmente entendo que, entre outros, as TIC -principalmente as digitais- têm impactos no conjunto de informações e conhecimentos (tácitos e explícitos) que circulam diariamente em ambientes educativos, podendo otimizar a gestão do conhecimento (GC) necessário à tomada de decisões e desenvolvimentos/aprimoramentos de práticas e processos necessários ao alcance dos objetivos pretendidos.  Nesse prisma, as TIC, uma vez utilizadas adquada e criativamente, são instrumentos potenciais de melhorias em contextos organizacionais, na medida em que permite não somente a captura, disseminação e armazenamento de informações, como também ao auxiliar os sujeitos imbricados a tratá-las (criticamente) e a produzir conhecimentos a partir delas, por conseguinte criando novos meios e práticas de intervenção na realidade. Intervenção no sentido de melhorias nas práticas de ensino e/ou avaliação, no currículo e/ou proposta pedagógica, na própria gestão institucional (escolas e secretárias), na articulação/parceria com orgãos externos, entre outras. É bem verdade que essa estratégica articulação TIC e GC não é tarefa fácil, mas possível se estudos, vontade, condições materiais e (in) formativas e trabalho coletivo estiverem presentes. Uma articulação cujo fim é, sem dúvida, a aprendizagem do educando. Vale lembrar que, segundo a concepção grega de tecnologia (subjaz ao texto de Bento), o homem é a tecnologia primária (no sentido de primeira, tecnologia por excelência) e a mais eficaz para produzir transformação, ainda que com auxílio de produtos/instrumentos tecnológicos (a escrita, o currículo escolar, o computador, o celular etc.).

Tinha muito mais a "dizer", mas vou restringir-me por razões de objetivos e tempo.

Até mais,

Fábio Kalil 

 

 

Em resposta à Fábio Kalil de Souza

Re: MÓDULO 1: Fórum - Que repercurssões educativas das TIC?

por Vinicius Loutr -

Temos que aceitar o governo que temos, onde a corrupção já é rotina, se tivéssemos um site que passasse todas as informações do governo seria mais fácil analisarmos, como nesse aqui que contém todas as análises dos serviços do seplag.