Fórum de Avaliação do Módulo 7

Avaliação do Módulo 7

Avaliação do Módulo 7

por Usuário excluído -
Número de respostas: 9

Prezados,

Como fiz parte da equipe, torno pública minha auto-avaliação.

Penso que fizemos um módulo com a cara da diversidade que nosso grupo tem, no entanto, poderíamos ter apostado mais no desenho didático do mesmo trabalhando com a potencialidade da multimídia nos textos, discussões, etc.  Sentimos falta da participação das pessoas, pois na maioria das vezes eram apenas nós no ambiente e, sem interlocutores, não há produção coletiva.  Mesmo assim, o módulo foi regular, com conteúdos que propiciaram boas (porém curtas) discussões.

Sugiro a coordenação que a tarefa coletiva sobre os OBJETOS DE APRENDIZAGEM pudesse ser reencaminhada para as PPG produzirem, pois essa poderá fazer parte do acervo do curso ao final da pesquisa.

Abraços em todos, bom retorno e espero que nos avaliem aqui.

Aguardamos a avaliação de todos para podermos melhorar!

Em resposta à Usuário excluído

Re: Avaliação do Módulo 7

por Marco Silva -

Ok Mary

Convido todos e todas a postarem suas avaliações do módulo 7 no local criado para para isto: http://saladeaulainterativa.pro.br/moodle/mod/forum/view.php?id=2806

Há avaliações do módulo 7 postadas no contexto do seu tópico em nosso Moodle. Convido a equipe da UNEB a resgatar tais avaliações e traze-las para o link indicado acima.

Em breve abriremos o epaço para avaliação do atual módulo 8

Abrçs,

Em resposta à Marco Silva

Re: Avaliação do Módulo 7

por Usuário excluído -

A cada módulo só tenho evoluído mais em conhecimentos. Achei o módulo excelente, como os anteriores,parabéns a equipe,

Abços,

Elizete

Em resposta à Usuário excluído

Re: Avaliação do Módulo 7

por Jose Rosa -

Caros,

Assim como Mary, como também faço parte da equipe do Módulo 7, faço a seguir a minha auto-avaliação:

Sobre o conteúdo propriamente dito do módulo entendo que ficou bom, abordando os vários aspectos do tema Multimídia e Mediação, percorrendo caminhos da Cibercultura e Educação, do Hipertexto, Mídia e Mediação Pedagógica e Objetos de Aprendizagem.

Com relação à forma de apresentação ficou um pouco a desejar na exploração das múltiplas possibilidades que as novas tecnologias da informação e da comunicação nos oferecem.

A pouca participação dos colegas, excetuando os da própria equipe, foi algo que me preocupou durante o tempo reservado ao nosso módulo. Fizemos alguns chats com pouquíssima presença, apesar de termos tentado motivar o grupo nos dias que antecederam estes eventos.

Houve duas “questões de ordem” que também foram relevantes, a meu ver:

1) Em determinado momento de construção do ambiente, não sei ao certo quem foi que fez a alteração, mas nosso módulo passou a ser o 8 e não o 7. Eu particularmente fiquei sem saber, por algumas semanas, se o nosso módulo era mesmo o 7 ou o 8. Por mais básico que isso possa parecer, este fato é muito mais que uma simples questão numérica, haja vista que sabendo que teríamos mais um mês de preparação entendo que naquele momento houve um certo ‘relaxamento’ devido às inúmeras outras atividades que cada um da equipe tem nas suas vidas particulares e coletivas nos seus trabalhos.

2) Faltando uma semana para concluirmos o módulo houve uma mensagem (post) do Prof. Marco fazendo uma espécie de ‘balanço’ dos trabalhos e desejando naquela ocasião um bom final de ano, etc. Naquela ocasião fiquei sem saber se o final do módulo foi antecipado ou não, o que foi dirimido pela nossa coordenadora, a Prof. Olívia.


Apesar destes e de outros percalços normais num trabalho dessa natureza, a descontar ainda a diversidade de nosso grupo de modo específico e do próprio conjunto de participantes de uma maneira geral, e ainda descontando o pioneirismo do projeto, para mim o saldo foi muito positivo.

Um forte abraço a todos, e vamos em frente ! sorriso
Anexo ciber_cartoon2.jpg
Em resposta à Marco Silva

Re: Avaliação do Módulo 7

por Usuário excluído -

Olá Marco,

Onde estão as demais avaliações? Procurei no nosso fórum de avaliação do módulo e lá não está... me diga onde estão que puxarei pra esse espaço.

Abraços e muitas saudades de você!!!

Mary

Em resposta à Marco Silva

Re: Avaliação do Módulo 7

por Usuário excluído -

Olá Marco! Meu querido grupo!

Aproveito para colocar algumas reflexões sobre o nosso módulo 7.

Quando recebemos a tarefa de articular uma equipe que levasse o nome do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB, senti medo( porque não dizê-lo?) e uma grande dose de responsabilidade. Por ser professora do Programa PPGEduc/ Uneb me tornei a articuladora natural do grupo. A partir daí  nos constituimos num grupo cuja característica principal foi uma coordenação participativa.

Enfrentamos desafios relacionados á docência: a)  o período de operacionalização do nosso módulo, época de término do ano, não possibilitou uma interação efetiva dos colegas pesquisadores no ambiente online, exceto pela participação da PPG da UFAL com excelentes intervenções de Fernando e outros poucos colegas. 

Dessa forma não tivemos condições de exercitar na plenitude a mediação pedagógica no ambiente moodle .

Em relação aos desafios com a discência - autoria e co-autoria- na construção da aprendizagem, não obtivemos a participação plena de toda a equipe devido á falta de disponibilidade ( por excesso de atividades)de alguns membros da equipe. Tal seja esse o grande desafio para o  grupo: participarmos mais, permanecendo mais tempo junt@s para partilharmos  os sentidos /saberes  desses assuntos tão envolventes e apaixonantes: Formação do professor online;  Multimídia, Convergãncia de mídias, Educação Crítica para as mídias.

Procuramos dar o melhor, apesar das dificuldades. Sem dúvida, precisamos refletir sobre o nosso trabalho, rever o grupo enquanto conjunto de pessoas articuladas em torno de um objetivo  comum, para  nos autorizarmos numa produção com a identidade do módulo 7  construído por tod@s dessa equipe. 

Rever o que está feito e CAMINHAR COLABORATIVAMENTE......sorrisomaneirosorrisosorrisosorrisomaneiro

Em resposta à Usuário excluído

Re: Avaliação do Módulo 7

por Usuário excluído -

Sim, Mary ! Nosso módulo tem  a cara da diversidade porque somos pessoas que estamos em diferentes espaços da UNEB. Eu no mestrado, você como professora de outro Campus da Universidade, José Rosa e Sandra  alunos especiais, hoje Sandra aluna regular, minha orientanda, e Antonette professora de outra Universidade .Tivemos pouco tempo para nos reunir mas, mesmo assim, superamos as dificuldades e produzimos um módulo interessante com abordagens sobretudo de multimídia significativas para a Educação.

Excelente sugestão feita por você: que os outros PPGs construam objetos de aprendizagem! 

Em resposta à Usuário excluído

Re: Avaliação do Módulo 7

por Ieda Carvalho Sande -

Prezada Mary,

Achei excelente sua sugestão de reencaminhamento, para as PPG, da tarefa sobre os Objetos de Aprendizagem. 

Acho que você está sendo muito rigorosa na auto-avaliação do módulo. Houve um afastamento dos grupos, acho que pelo excesso de afazeres de final de ano letivo e não, por qualquer falha de vocês. Eu mesma, quantas vezes tive vontade de participar e não tive tempo, pois sendo um assunto que não domino, precisava, realmente, estudar antes de emitir qualquer opinião. Não achei o módulo regular; pelo contrário, achei riquíssimo e espero ter a oportunidade de revê-lo com bastante atenção. 

Parabéns a toda a equipe pelo belo trabalho!

Um grande abraço,

Ieda Sande / PPGE UNESA

Em resposta à Ieda Carvalho Sande

Re: Avaliação do Módulo 7

por Usuário excluído -

Olá Ieda,

Muito obrigada pelas suas palavras, são muito incentivadoras.  Como disse a Professora Olívia, fizemos o melhor que pudemos, mas... insisto, poderia ter sido muito melhor.

Continuo com a certeza de que sempre podemos ser muito melhores, acho que por isso fui rigorosa.

Abraços e mais uma vez obrigada.

Mary