Caros Colegas....
A partir do clip de Paulo Freire e a frase poética e profunda de Rubem Alves, fiz um link com o filme que assisti recentemente ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA. Penso na relação de Aprendizagem Significativa e Mapas Conceituais, questões que envolvem não somente conceitos, modelos, formas, mas o sentir, o enxergar e querer ver; vamos lá, me ajudem neste link mental:
Ver é recriar sensações a partir de vivências possíveis, estimular em si uma individualidade aberta à identificação alheia. Escrever muito e rasurar tudo. Escrever sempre de novo. Jogar tudo fora e saber fazer um convite. Saber contrariar. Seduzir. Ludibriar. Saber, saber e não saber...me achar e me perder.
– Sei o caminho porque faço o mapa na cabeça, me ligo em outros referenciais, tenho desenhos na idéia. Eu sonho com imagens.(Arnaldo Godoy)
Qual é a imagem real do significado para se aprender? Qual o real valor da imagem empírica e a relação mental que fazemos? O que faz enxergar são os olhos ou a consciência? A inconsciência teria seu próprio olho? O que impede a visão? O que eu não vejo?
Sabendo mais sobre o filme acesse: