Texto Coletivo: Aprendizagem Significativa

A Aprendizagem Significativa na Educação On-line

Compreendendo educação online como um processo educativo que se desenvolve com o uso de ferramentas digitais potencializadoras do exercício da autoria, da autonomia, da aprendizagem colaborativa e coletiva, podemos afirmar que na educação online a Aprendizagem Significativa como um dos pontos fundamentais para que o processo de ensino-aprendizagem possa ocorrer de forma a proporcionar uma apropriação do conhecimento, ao mesmo tempo que retoma a possibilidade de redescobrir novos conceitos dentro dos próprios conceitos.

Tendo como esse pressuposto, a Aprendizagem significativa é o processo que um novo conhecimento se relaciona de maneira não arbitrária com a estrutura cognitiva do aprendiz. Para Ausubel (1963, p. 58), "a aprendizagem significativa é o mecanismo humano, para adquirir e armazenar a vasta quantidade de idéias e informações representadas em qualquer campo de conhecimento."

Se fizermos um paralelo onde há pouco tempo pensava-se que era necessário memorizar para aprender e hoje se sabe que aprender é que leva a memoriozar. Como instigarmos o interesse, o envolvimento que são pontos determinantes  numa aprendizagem significativa e duradoura! É neste aspecto que a educação online necessita investir. Atribuir significados ao que se está estudando e, que o aluno possa atribuir significados, ao que está aprendendo (Silva,2003).

Então a atribuição de significados está relacionada à interação entre docente e aluno. Produzir conhecimento significa negociar ações, informações, conhecimentos e atitudes num dado espaço educativo.

Nesse sentido, os mapas conceituais consubstanciam-se como um instrumental relevante à aprendizagem significativa, uma vez que possibilitam a cada estudante representar o aprendido à luz do seu repertório. Os mapas conceituais também se situam como instrumento de metacognição, já que permitem ao aprendiz, ao olhar para o seu mapa conceitual, distanciar-se da sua síntese representativa e refletir sobre o seu processo de construção de conhecimento. Que conceitos aprendi e que sentido e significado atribuo a eles? Normalmente, estas duas questões norteiam a elaboração dos mapas conceituais, de modo explícito ou intuitivo, a depender do nível de escolaridade do aprendiz em questão. Para o docente, os mapas conceituais (MC) são instrumentais poderosos no diagnóstico da aprendizagem do aluno, por evidenciar os conceitos incorporados, bem como o sentido e o significado a eles atribuídos. Isso tudo dá pistas ao docente de onde, quando e de que modo proceder à intervenção pedagógica.   

Do mesmo modo, para o aluno, o uso de MC favorece o desenvolvimento da autonomia pelas possibilidades metacognitivas já mencionadas. Os mergulhos consecutivos no seu processo de construção do conhecimento, representados por esquemas mentais, favorece a aprendizagem significativa. Nessa direção, docente e discentes partilham seus pensamentos e movimentos, materializados, de forma dinâmica e mutável, nestes mapas que se recriam e co-criam a todo momento.