4.1 – Os Softwares para Criação de Mapas Conceituais

Além de ser possível utilizar figuras, papel e lápis, “Post It Notes” e o “autoformas” do seu processador de palavras, também é possível usar softwares de computadores dedicados online para criar mapas conceituais.

Os programas mais conhecidos são o Cmaptools, desenvolvido pelo Institute for Human and Machine Cognition (IHMC), associado à West Florida University, e o software comercial Inspiration para adultos e Kidspiration para crianças.

Outros menos conhecidos são o C-TOOLS, da Universidade Estadual de Michigan; o Visimap, um produto comercial indicado para profissionais; e o Axon, que é uma ferramenta de visualização para pensadores.

Para Catherine McLoughlin, da Universidade de Edith Cowan na Austrália, o uso da tecnologia para construir mapas visuais chama-se Telepedagogia [1] (McLOUGHLIN, 1997).

Compartilhamos seu pensamento quando diz que a prática de construir e interpretar representações usando a tecnologia leva o processo de pensamento e comunicação a um patamar mais avançado, promovendo níveis de cognição mais elevados [1] (McLOUGHLIN, 1997), pois os recursos tecnológicos incentivam a criatividade e a pesquisa, propiciando e facilitando a inclusão de anexos, a colaboração, o compartilhamento do conhecimento e a publicação do trabalho.

[1] - McLOUGHLIN, Catherine.  http://www.ascilite.org.au/conferences/perth97/papers/Mcloughlin/Mcloughlin.html, acessado em 23.08.2003