Capítulo 4 – Softwares Gratuitos de Cartografia Cognitiva
Site: | Sala de Aula Interativa |
Curso: | Projeto: Formação de professores para docência online |
Livro: | Capítulo 4 – Softwares Gratuitos de Cartografia Cognitiva |
Impresso por: | Usuário visitante |
Data: | quinta-feira, 21 nov 2024, 10:19 |
4.1 – Os Softwares para Criação de Mapas Conceituais
Além de ser possível utilizar figuras, papel e lápis, “Post It Notes” e o “autoformas” do seu processador de palavras, também é possível usar softwares de computadores dedicados online para criar mapas conceituais.
Para Catherine McLoughlin, da Universidade de Edith Cowan na Austrália, o uso da tecnologia para construir mapas visuais chama-se Telepedagogia [1] (McLOUGHLIN, 1997).
Compartilhamos seu pensamento quando diz que a prática de construir e interpretar representações usando a tecnologia leva o processo de pensamento e comunicação a um patamar mais avançado, promovendo níveis de cognição mais elevados [1] (McLOUGHLIN, 1997), pois os recursos tecnológicos incentivam a criatividade e a pesquisa, propiciando e facilitando a inclusão de anexos, a colaboração, o compartilhamento do conhecimento e a publicação do trabalho.
[1] - McLOUGHLIN, Catherine. http://www.ascilite.org.au/conferences/perth97/papers/Mcloughlin/Mcloughlin.html, acessado em 23.08.2003
4.2 – Cmaptools
Vamos conhecer alguns dos recursos do programa Cmaptools, que tem uma interface simples e fácil de usar tanto por crianças quanto por adultos, e que oferece download gratuito para fins pedagógicos, podendo ser utilizado livremente por escolas e universidades.
O Cmaptools permite, entre outros recursos:
- anexar documentos em Word, PDF, Excel e documentos em outros modelos de conhecimento como fotos, figuras, apresentações, vídeos, links;
- anexar um outro mapa a partir de um conceito, passando a ser uma representação tridimensional;
- disponibilizar uma lista de conceitos ou proposições para os alunos “se servirem” ao construírem o mapa;
- anexar “lembretes” ou Anotações a conceitos no mapa;
- criar um Fórum de Discussões permitindo que a aprendizagem não fique apenas na superfície (fundamental na aprendizagem significativa e colaborativa).
A figura a seguir ilustra o uso de alguns dos recursos mencionados e a mediação em desenvolvimento em um curso a distância no qual seus componentes trocam idéias a medida que constroem o mapa.
A caixa cinza ilustra um Fórum de Discussões que se abre ao clicarmos no ícone que se encontra no conceito “Mapas Conceituais”.
No conceito “Moreira” vemos mais dois ícones , um para um documento (que pode ser um texto, uma imagem, um vídeo, um documento, uma apresentação, um link) e outro para um outro Fórum de Discussões, e no conceito “Rita” temos um ícone que ao clicar nos leva a um segundo mapa conceitual a partir daquele conceito.
O recurso Anotação (Annotation), representado pelo ícone , facilita a colaboração e a implementação da avaliação formativa.
Ele possibilita a inserção (tanto por parte do professor quanto dos colegas) de notas explicativas, observações ou lembretes (como vemos na figura a seguir).
O ícone no conceito “a empresa” representa uma figura.
A tecnologia facilita a gravação dos estágios de desenvolvimento de um mapa e possibilita ao professor observar a adição dos conceitos e construção das proposições, ficando ciente de quem colaborou na construção do mapa ao clicar no botão playback do recurso chamado Gravação/playback.
[1] - NOVAK, Joseph & CAÑAS, Alberto. Building on New Constructivist Ideas and Cmaptools to create a New Model for Education. In A. J. Cañas, J. D. Novak & F. M. Gonzáles (Eds.), Concept Maps: Theory, Methodology, Technology. Proceedings of the First International Conference on Concept Mapping (Vol. I). Pamplona: Universidad Pública de Navarra, 2004.
4.3 – RFA – The Reasonable Fallible Analyser
Além de programas para a construção de mapas, também estão sendo desenvolvidos programas para a sua avaliação. [1] CONLON (2004), da Universidade de Edinburgo, está implementando um software chamado RFA – The Reasonable Fallible Analyser – para a avaliação formativa de mapas conceituais.
O RFA avalia o mapa em termos quantitativos e oferece ao aluno a possibilidade de argumentação e negociação, caso não esteja satisfeito com sua nota.
O RFA ainda encontra-se em fase de testes, mas ele poderá ajudar muito o professor nessa tarefa importante que é a da avaliação dos mapas conceituais.
[1] - COLON, Tom. ‘But is our Concept Map any good?’: Classroom experiences with the Reasonable Fallible Analyser. In A. J. Cañas, J. D. Novak & F. M. Gonzáles (Eds.), Concept Maps: Theory, Methodology, Technology. Proceedings of the First International Conference on Concept Mapping (Vol. I). Pamplona: Universidad Pública de Navarra, 2004.