Fórum: Aprendizagem Significativa

Nossa identidade

Nossa identidade

por Usuário excluído -
Número de respostas: 5

Hoje percebi que uma parte de mim está sem identidade...

Pareceu pesado?

Peço licença a equipe da PUCPR para algo que diz respeito a todos nós! Não é sobre os Mapas Conceituais, mas é sobre o trabalho sério que realizamos e que não é reconhecido.

O fato é o seguinte:
fui preencher minha ficha de inscrição para o EPENN, que será realizado em João Pessoa na primeira semana de julho. Até este ponto tudo bem, não fosse um detalhe: na ficha de inscrição você deve indicar a que grupo de trabalho e pesquisa está vinculado. Para a minha surpresa não há foi criada a opção para aqueles que estão trabalhando e pesquisando as TIC, ou mesmo os que pesquisam sobre a EAD... estranho?


Estranho ainda o fato de que também a ANPED não "reconhece" esta linha de pesquisa...
Creio que nós, que estudamos, trabalhamos e pesquisamos sobre as TIC, sobre a EAD e sobre a Educação Online precisamos nos manifestar, oficialmente, para que tenhamos uma IDENTIDADE reconhecida e respeitada...
 
Um abraço e desculpem pelo desabafo
 
Fernando Pimentel

Em resposta à Usuário excluído

Re: Nossa identidade

por Usuário excluído -

Olá, Fernando e Colega, você tocou num ponto que também me incomoda. As vezes acho que são as cegueiras epistemológicas pelo simples fato de se ter medo dos novos cenários, das novas linguagens, então, vamos fazer de conta que tudo isso não existe e que também não tem relevância para a academia. Poxa, tá na hora de acordar, um novo século e milênio se configura, temos que avançar. Agora um pouco de desabafo poético:

Muita inquietação por baixo das águas do cotidiano. Mais cômodo seria ficar com o travesseiro sobre a cabeça e adotar o lema reconfortante: "Parar pra pensar, nem pensar!"

Pensar pede audácia, pois refletir é transgredir a ordem do superficial que nos pressiona tanto.

Portanto, eu quero pensar,sonhar, quero ser e fazer, transgredir sem agredir, porque se dessistirmos disso, apaga-se a última claridade e nada terá valido a pena.

E que o mínimo que a gente faça seja, a cada momento, o melhor que afinal se conseguiu fazer.

Um pouco de desabafo para te fazer companhia Fernando e Colegas!!!

Abços Virtuais,

Elizete....

Em resposta à Usuário excluído

Re: Nossa identidade

por Usuário excluído -

Olá Elizete, Fernando e colegas,

Ainda tem mais... quando nos "encaixamos" em um grupo como o de Educação e Comunicação, não temos o direito de dialogar, pois os demais pesquisadores enxergam em nós seres estranhos, aqueles discutem questões impossíveis ou fora do "padrão normal" da educação.  O pior disso tudo é que estamos no século XXI, vivendo as rápidas transformações contemporâneas em todo o contexto da humanidade.

Se toparem, também, farei parte do grupo que solicitará o direito a ter IDENTIDADE nesses eventos de pesquisa em educação do nosso país.

Valeu Fernando pela provocação... e realmente, temos que ter audácia, como diz Elizete, caso contrário, nos manteremos sujeitos sem identidade por mais um bom tempo.

Abraços,

Em resposta à Usuário excluído

Re: Nossa identidade

por Usuário excluído -

Fernando,

Estamos em 2009 e a questão da tecnologia ainda assusta! Penso que os professores ainda estão muito distantes das TICs e da EAD nas "academias", o tema incomoda e gera insegurança uma vez que os professores devem fazer uma superação paradigmática, não para abandonar o já conhecido e seguro mas para evoluir, dar um próximo passo. Acho que a falta de identidade tem sido preocupante e em vários congressos e eventos da educação percebo sua ausência.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Nossa identidade

por Auxiliadora Padilha -

oi Fernando e colegas,

O desabafo é recíproco!

Noto que quando conversamos com os colegas das áreas 'mais estabelecidas e tradicionais' eles sempre falam das Tecnologias e EAD como algo que ainda vai acontecer...

Também acredito que seja hora dos PPGs se pronunciarem e também nós, para marcarmos nossa identidade definitivamente.

Também estarei no EPPEN e acho que podemos nos articular para alguma ação mais efetiva.

Abraços

Em resposta à Auxiliadora Padilha

Re: Nossa identidade

por Marco Silva -

Gostei da proposta da Auxiliadora de articularmos no EPPEN alguma manifestação em favor da Educação Online e do uso das TIC digitais em educação.

A inquietação do Fernando traz a tona o grande incômodo que todos nós conhecemos bem: nossa área de pesquisa ainda não é devidamente reconhecida no meio acadêmico educacional.

Com base em observações pessoais que tenho feito, fica claro que o não reconhecimento das tic digitais e da educação online nos grandes congressos brasileiros de educação, se deve à própria exclusão digital de boa parte dos "medalhões" que definem as estruturas temáticas desses eventos acadêmicos. Só mesmo a exclusão digital pode des-sensibilizar um educador ou um pesquisador da educação para e importância do computador e da internet para a docência e aprendizagem em nosso tempo.

Na última Anped Sudeste, realizada em Vitória, ES, havia somente uma mesa sobre EAD e seus componentes mais eloquentes foram convidados não por serem favoráveis ou pesquisadores ou desenvolvedores, mas pelo que têm de reação à modalidade não presencial. Uma reaçaõ muito provavelmente descolada da pesquisa e da experiência concreta com a educação online ou mesmo com a EAD.

O GT "Educaçao e Comunicação" da Anped nacional, tradicionalmente vinculado aos estudos de mídia analógica e educação, marcado, por exemplo, com trabalhos sobre televisão e infância, vem se abrindo cada vez mais para as tic digitais e para a educação online. Em 2008 tive um trabalho aprovado neste GT sobre o tema "avaliação da aprendizagem em educação online". A ultima manhã do GT foi praticamente voltada para educação online. Temos este ano nova direção comandando este GT e espero que mantenha o interesse ou respeito pelas mídias digitais na educação.

No último EPPEN (2007), realizado em Mació sob os cuidados da UFAL, tivemos alguns eventos voltados especificamente para nossa área de pesqusa. Tivemos paineis, mesas, minicursos com grande participação. Eu estava lá, a convite, e pude realizar nimicurso e mesa com a presença de interlocutores inquietos e eloquentes. Havia diversos pesquisadores o tema em dissertações e teses.

No ENDIPE (PUC de Porto Alegre em 2008) tivemos paineis e mesas sobre nossa temática com forte presença de pesquisadores interessados. Eu estava lá e pude conferir isto.

Lamento, no entanto, que o EPPEN, a ser realizado em João Pessoa em 2009, seja um retrocesso nesse aspecto. Por isso mesmo valorizo a inquietação do Fernando e a sugestão da Auxiliadora: podemos criar uma mesa redonda paralela, divulgada previamente online, com pesquisadores do tema. Gente que faz e pesquisa. Não os "cricríticos" que nunca atuaram (como docentes ou discentes) em um curso online ou gente que nunca utilizou computador e internet em sala de aula. Será preciso reunir pesquisadores com experiência na modalidade que publicam sobre o tema. Vale destacar que é importante que haja vozes contrárias, críticas. Mas que venha da pesquisa, da experência. E não da postura "não vi e não gostei". Também tenho muitas críticas. Compatilho aqui uma delas: Entrevista na Revista Paidéia. São frutos de pesquisas, de participações e não de antipatias gratuitas.

Colegas, Fernando e Auxiliadora, pessoalmente estou motivado para tal, embora reconhecendo que não sou das regiões Norte e Nordeste que se encontram no EPPEN. Por isso não posso propor essa mobilização. Ainda assim, apoio quaisquer iniciativas neste sentido e deixo claro que adoraria estar presente e participar dos debates paralelos ou oficiais.

Forte abraço,