Sobre o Moodle: dicas, dúvidas e descobertas

Conversando sobre Glossário de conceitos

Conversando sobre Glossário de conceitos

por Usuário excluído -
Número de respostas: 2

Olá pessoal,

Os pesquisadores Gutierrez e Prieto (1994, p. 62) afirmam que para se conseguir uma interlocução adequada entre autor e estudante, é preciso gerar uma comunidade de significados; um mesmo conceito pode estabelecer sentidos e significados distintos, a partir de seu contexto sociohistórico e cultural. Assim, parte-se de duas vertentes: uma conotativa ou subjetiva (cada um entende a seu modo) e outra denotativa (o real significado do termo). Para a compreensão pedagógica de um material, importa muito partir de um acordo mínimo sobre o significado dos conceitos básicos utilizados. Na visão dos autores, trata-se, em definitivo, da apropriação de um termo por meio de seus alcances significativos, que podem variar de um contexto a outro. Essa apropriação supõe um avanço sobre a base de definições que muitas vezes os materiais não trazem. Se não se conhece o significado elementar das palavras, muito menos se pode ampliar a definição dos termos levando em consideração o contexto. Quem define mal, diríamos parafraseando Hegel, significa mal. Quando falham as definições elementares é porque se produziu uma má apropriação da própria linguagem.

Eles sugerem que, para facilitar o jogo pedagógico, cada curso deverá incluir um glossário mínimo, uma síntese conceitual do conteúdo. Não precisa, como de costume, de um agrupamento em ordem alfabética. A síntese poderá ser usada como uma rede de pesca, em que os nós fundamentais abrem para outras linhas e assim sucessivamente. Dessa forma, os conceitos podem ser agrupados em forma de árvore, em famílias de significação, com suas correspondentes conexões.

No Moodle, há a possibilidade se fazer links automáticos com termos do glossário para qualquer módulo do ambiente. Uma das sugestões é usar a interface glossário para socializar conceitos emergentes na sociedade da informação (ou qualquer outro). Na página principal do curso há um link para a entrada no glossário. Na janela que se abre ao clicar nesse link, pode ser colocado um texto para justificar a sua criação. A intenção aí éi trazer conceitos importantes para se compreender o momento sociotécnico que estamos vivendo. Nesse mesmo espaço pode-se disponibilizar um texto explicativo para os cursistas aprenderem a inserir outros conceitos.

Que tal experimentar a criação de um glossário?

Lembrando que se pode fazer backup e aproveitar em outros cursos ministrados.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Conversando sobre Glossário de conceitos

por Usuário excluído -

Maristela

 Adorei sua sugestão do glossário. De fato só podemos cosntruir sentidos a partir de algo que primeiro significamos. Muito boa a sua argumentação sobre isso que encontra fundamentação teórica em Vygostky e Bakhtin.

Maria Teresa

Em resposta à Usuário excluído

Re: Conversando sobre Glossário de conceitos

por Usuário excluído -

Oi Teresa,

Eu e Edmea escrevemos um texto sobre o uso do Glossário do Moodle que será publicado em livro organizado por Lynn Alves, onde trazemos essa discussão que abri nesse fórum.