Sobre o Moodle: dicas, dúvidas e descobertas

Sobre o AudioRecorder e o Midiacenter

Sobre o AudioRecorder e o Midiacenter

por Usuário excluído -
Número de respostas: 8
Olá Pessoal,

No início do nosso módulo, Marco sugeriu que reativássemos o midiacenter. Hoje quando entrei no ambiente encontrei um recurso 'bla bla' e outro '' (rs) que são arquivos de áudio disponibilizados no Moodle. Imagino que eles tenham sido colocados por GFarias, e o objetivo dos mesmos é questionar a necessidade do Áudio Recorder e do Midia Center.

Achei pertinente trazer essa discussão para o grupo... Aproveitei e gravei eu mesma 2 arquivos de áudio (vcs, finalmente, vão conhecer meu sotaque baiano rs):

1. gravado no windows, usando o gravador de som presente em acessórios/entretenimento;

2. gravado em um mp3 player comum.

Ambos estavam no formato wav; o primeiro eu converti para mp3 pois estava muito grande. Eu os colocarei no nosso espaço de testes, no tópico 8. Aproveito e sugiro que vcs experimentem também a gravação de áudios utilizando um dispositivo qualquer e que coloquem estes arquivos de áudio no mesmo tópico 8 do espaço de testes.

Como vcs sabem, o Moodle já possibilita a disponibilização de arquivos de áudio (assim como vários outros formatos) sem que seja necessária a implementação ou criação de uma interface específica para tal. Acho que poderíamos tentar entender aqui as vantagens e desvantagens de 'incluirmos' no Moodle (e isso implica em um certo esforço) um audio recorder e um midiacenter.

Marco e Mayrton, vcs poderiam falar um pouco sobre a motivação para a criação do midiacenter e do audiorecorder? Além disso, Mayrton poderia falar um pouco da experiência da incorporação destes dois recursos no Moodle?

abs,
Nicia
Em resposta à Usuário excluído

Re: Sobre o AudioRecorder e o Midiacenter

por Marco Silva -

Querida Nícia. Falemos sobre voz, sobre áudio no Moodle.

A primeira gravação que vc fez no MediaCenter não funcionou. Sua voz ficou acelerada e deformada. Todas as vezes que tentei ficou assim tb. Por isso desisti desse recurso

Este outro recurso que Gfarias propõe e que vc utilizou na segunda opção funcionou bem. Gostaria de aprender como utilizar este. Gfarias tem razão. Não precisamos do MediaCenter instalado pelo Mayrton na maior das boas intensões.

Nicia, por favor, nos ensine a utilizar o recurso sugerido pelo Gfarias (para quem não sabe, Gfarias é o proprietário do servidor que nos acolhe gratuitamente com este projeto).

Nícia me pede justificativas sobre a importância que vejo na utilização de áudio no Moodle ou em educação online. Aqui vai um breve argumento:

  • Todos sabem que a modalidade online ainda é estranha para muitos acostumados ao modelo milenar da sala de aula presencial baseada na interação via áudio (voz do mestre e dos colegas de turma). Por isso, acredito que resgatar a voz, o áudio, pode ajudar a criar sentimento de pertencimento, de afetividade e de proximidade na nova modalidade “virtual”.

  • Por outro lado, não podemos subutilizar as potencialidades da web, dos AVAs. Eles permitem convergência de mídias. Precisamos lançar mão de tais potencialidades. E, pelo que disse no parágrafo anterior, a voz, o áudio são símbolos societários, culturais, geram agregações desde a idade das cavernas. De repente ficar sem eles, e em ambiente de formação, é de fato uma lástima.

  • Gostaria de explorar este recurso que o Moodle permite. Nosso ambiente de pesquisa não pode deixar passar essa grande oportunidade. Ainda mais tendo conosco experts como Gfarias, Nícia e Mayrton.

Gostaria de começar a aprender já. Gostaria de começar a utilizar este recurso já neste módulo 6.

Bjs e abrçs,

Em resposta à Marco Silva

Re: Sobre o AudioRecorder e o Midiacenter

por Usuário excluído -
Marco,

Concordo com vc sobre a importãncia de utilizarmos o áudio e (sempre que possível) o vídeo em cursos online. O vídeo pode ser mais problemático pois normalmente o tamanho é muito grande e pode ficar inviável colocar no servidor do Moodle; mas sempre podemos usar repositórios externos de vídeo (a exemplo do youtube) e disponibilizar o link do mesmo no Moodle.

No caso dos áudios, que são arquivos menores, fica mais viável enviar os arquivos para o Moodle. Para disponibilizar um arquivo de áudio, podemos seguir os seguintes passos:

1. grave o áudio e armazene-o em seu computador;
2. no Moodle, ative a edição;
3. posicione-se no tópico desejado e clique em 'acrescentar recurso';
4. escolha a opção 'link a um arquivo ou site';
5. na página que se abre, insira 'nome' e 'sumário';
6. clique em 'escolher ou enviar um arquivo'; o Moodle abrirá uma janela apresentando os diretórios ja existentes no espaço do curso ativo;
7. clique no diretório onde deseja colocar o arquivo de áudio;
8. clique em 'enviar um arquivo';
9. na nova janela que se abre, clique em 'arquivo';
10. selecione o arquivo desejado dentro do seu computador;
11. clique em 'enviar este arquivo';
12. clique em 'escolher' ao lado do nome do arquivo de áudio enviado;
13. clique em salvar no final da página do recurso criado.

Pronto!

Na verdade, é simplesmente enviar o arquivo de áudio para o Moodle (como se faz com qualquer tipo de arquivo) e criar o recurso de link a um arquivo. Isso se pode fazer com qualquer tipo de arquivo (pdf, doc, odt, pps, wav, mp3, etc.).

Experimentem gravar áudios e colocar lá no tópico 8 do nosso espaço de testes.

Qualquer dúvida, avisem piscando.

abs,
Nicia

Em resposta à Usuário excluído

Re: Sobre o AudioRecorder e o Midiacenter

por Mayrton Bahia -

Olá Nicia! Olá todos!

Estamos falando aqui de tecnologias, aplicações e funções diferentes!

Uma coisa é postar arquivos de áudio e vídeo no Moodle, outra é a tecnologia de Podcasting!

Vamos por partes:

1º - A interface “Media Centernão grava áudio nem vídeo! O Media Center (http://www.inwicast.com/en/ ) é um ambiente para organizar e publicar arquivos de Áudio e Vídeo e disponibilizá-los como Podcast! Postar arquivos de áudio no Moodle, pura e simplesmente, não possibilita que estes arquivos possam ser publicados através da internet como feed RSS , ou seja, os arquivos publicados como feed RSS permitem que as pessoas que visitam os sites que disponibilizam estes tipos de arquivos recebam automaticamente, em seus navegadores ou através de um software “ agregador ”, as atualizações dos respectivos arquivos, na mediada em que novas publicações (novos capítulos ou episódios) forem sendo produzidos e publicados pelos produtores do site. Através de um software agregador os arquivos de áudio e vídeo são atualizados, baixados, organizados e assistidos pelos assinantes sem que eles precisem navegar até o site de origem para ver se tem novidades ou mesmo para assistir os programas online. A cada nova postagem ou publicação o assinante de podcast recebe os novos arquivos publicados, diretamente em seus navegadores ou players (de áudio e/ou vídeo), com a opção de baixá-los em seus computadores, para assistir off-line ou sincronizá-los com seus iPods ou mp3 players portáteis (agregando assim, portabilidade e mobilidade).
“ Por meio do feed RSS, que funciona como um índice atualizável dos arquivos disponíveis, novos programas de áudio, vídeo ou fotos são automaticamente baixados para o leitor através de um agregador, um programa ou página da internet que verifica os diversos feeds adicionados, reconhece os novos arquivos e os baixa de maneira automática para o computador.”

Pois bem, o Media Center não é um repositorio de áudio e vídeo qualquer! O Media Center traz para o Moodle a tecnologia de Podcasting. É muito diferente de uma simples postagem de áudio e vídeo em uma atividade ou em uma página html (como foram os exemplos de áudio bla bla bla). O Moodle até permite que as notícias e deteminadas postagens sejam assinadas através de RSS, mas precisa de plugin para Podcasting. Temos informações através de fóruns, de usuários do Moodle, que está nos planos dos desenvolvedores trazer o podcast já instalado em breve, nas novas versões.

2º - Tanto o Media Center como o plugin “audiorecorder” estão disponíveis para download no site oficial do Moodle, http://moodle.org/ , ou seja, creio que este site não tenha nada de “suspeito”, como sugere o autor da fala bla bla bla, quando se refere a estes plugins que instalamos no Moodle!

3º – O plugin “audiorecorder” (http://moodle.org/mod/data/view.php?d=13&rid=616 ) foi desenvolvido por uma Instituição que me parece idônea! “ Developed by the School of Education at the University of Nottingham !”.

- O fato de ter ocorrido descaracterização do áudio postado no Media Center, gravado ou não no plugin “audiorecorder”, que instalamos no Moodle, não quer dizer que seja um problema causado pelos respectivos plugins. São coisas que podem acontecer através da internet e na informática. Uma das hipóteses é que a ocorrência da falha possa estar relacionada à versão do flash player utilizada pelos participantes do curso. O indicado pelo site dos criadores do plugin é que se utilize a versão mais nova (atualmente está na versão 9 http://www.adobe.com/shockwave/download/index.cgi?P1_Prod_Version=ShockwaveFlash&Lang=BrazilianPortuguese ) . Para alguns participantes o problema não ocorreu e tudo funcionou perfeitamente! Reforço a possibilidade do problema não estar relacionado diretamente aos plugins, Neste domingo, em um teste realizado com o Marco Silva, utilizei um site de podcast fora do Moodle e que não está relacionado ao Media Center nem com o Audiorecorder, ( utilizamos o Loudblog), aconteceu o mesmo problema no player do Marco, quando acessou o áudio publicado! Isso me sugere alguma coisa relacionada a falta de atualização de algum driver no computador onde está o player. De qualquer forma estou pesquisando e acho que devemos continuar os testes, pois creio que este também seja nosso objetivo aqui. Tudo isso tudo faz parte! Na verdade fico cada vez mais motivado para encontrar soluções e compartilhar com vocês.

Um abraço,

Mayrton

Em resposta à Mayrton Bahia

Re: Sobre o AudioRecorder e o Midiacenter

por Mayrton Bahia -

Lembro também que, logo no início deste curso, no quadro zero  (conforme ilustração abaixo) já havíamos publicado um arquivo de áudio com a fala de "Boas-vindas" do Marco, no formato proposto por vocês.

Arquivo de áudio Marco Silva

[]s,

Mayrton

Em resposta à Mayrton Bahia

Re: Sobre o AudioRecorder e o Midiacenter

por Usuário excluído -
Pessoal,

Mayrton deu uma verdadeira aula sobre Podcasting, não foi? Obrigada, Mayrton. Acho que agora ficou claro para todos a diferença entre simplesmente disponibilizar um arquivo de áudio (seguindo o passo a passo que enviei em mensagem anterior) e integrar a tecnologia Podcasting ao Moodle.

Mayrton, acho muito interessante qualquer proposta de ampliação das funcionalidades do Moodle, mas acho que é fundamental que qq desenvolvimento/adaptação seja feito em sintonia com os padrões de desenvolvimento da comunidade Moodle. No CPD da UFBA, onde eu trabalho e onde temos uma pequena equipe que estuda, administra e desenvolve para o Moodle, já conseguimos fazer algumas poucas coisas - mas nenhuma delas ainda foi incorporada como elemento oficial do Moodle.

Não sei se todos sabem, mas o desenvolvimento de softwares livres de forma colaborativa deve seguir padrões rígidos justamente para que o processo possa ser incorporado ao software como um todo, sem provocar problemas em outras partes do mesmo e garantido, tb, que as novas versões do software possam incorporar os novos desenvolvimentos. Isso implica em, antes de começar a desenvolver, investir um bom tempo em entender os padrões de desenvolvimento do software (lembro que nossas primeiras tentativas na UFBA não foram levadas adiante; e hj o grupo atua principalmente na solução de 'bugs' que identificamos, corrigimos e enviamos para a comunidade Moodle para ser aprovada e, possivelmente incorporada oficialmente ao Moodle).

Em função disso, muitos dos plugins desenvolvidos para o Moodle, por exemplo, nem sempre são incorporados oficialmente ao software - talvez tenha sido a isso que GFarias se referiu quando falou em 'plugin suspeito'. E talvez por tudo isso ele não aconselhe a implantação de novos plugins, como o mediacenter - não conheço bem a empresa GFarias, mas a entendo muito mais como um 'empresa' que como uma instituição de pesquisa; logo, é fácil entender a postura dele.

No nosso caso, como disse Mayrton, somos pesquisadores! Acho que qualquer tentativa de ampliação das funcionalidades do Moodle é positiva sim. E se Mayrton tem interesse em pesquisar sobre o Midiacenter no Moodle, isso pode dar um 'bom caldo' aprovo.

Enquanto usuários do Moodle, podemos contribuir com nossas percepções com relação às possibilidades pedagógicas que um MidiaCenter integrado ao Moodle pode trazer. Passo a bola para vcs, colegas piscando.

Abs,
Nicia



Em resposta à Usuário excluído

Re: Sobre o AudioRecorder e o Midiacenter

por Mayrton Bahia -

Oi Nicia!

Acho maravilhoso que vocês tenham uma equipe dedicada ao estudo e desenvolvimento do Moodle! É meu sonho aqui no Rio! Gostaria de sugerir (desculpe o abuso! Rsss), se for viável para vocês, que a equipe dê uma investigada nas possibilidades do podcast no Moodle. Existem várias alternativas para se trabalhar com podcast fora do Moodle, gosto muito, por exemplo, do Loudblog (http://www.loudblog.com/ ) que permite comentários em áudio e/ou texto sobre os arquivos de áudio publicados. Tem também o Wordpress ( http://wordpress.org/download/ ) que entre diversos recursos também possibilita o podcasting. Tem ainda diversos sites dedicados à publicação de podcast. No entanto as possibilidades de integrar a tecnologia de podcasting no Moodle é muito interessante e tentadora, porque o Moodle é um super ambiente de aprendizagem muito utilizado, gratuito, flexível e com diversos colaboradores espalhados mundo afora.

Concordo plenamente contigo a respeito do cuidado que devemos ter com os softwares em desenvolvimento!Em minha pesquisa, que envolve a utilização do Podcast no Moodle, utilizei um outro módulo de podcast, chamado “ Activity Podcast v1.0 ” (http://moodle.org/mod/data/view.php?d=13&rid=745 ). Utilizei este módulo durante mais de três meses em um curso com 23 alunos e não tive nenhum problema! Tentei instalar este módulo aqui, neste Moodle onde estamos realizando a atual pesquisa, só que quando este moodle foi instalado no servidor, a pasta onde o Módulo do referido podcast salva e endereça os áudios publicados, mudou de lugar, esta mudança de diretório impediu a instalação do "Activity Podcast v1.0 ". Eu não quis arriscar mudar a tal pasta para o lugar onde ela normalmente fica, pois muitas equipes aqui já tinham produzido e publicado seus cursos no ambiente e isso poderia causar efeitos colaterais. Por outro lado este modulo de podcast, do qual estou falando (Activity Podcast v1.0 ), vai ficando muito “pesado” na medida em que vão aumentando as postagens dos alunos, ocasionando um lentidão cada vez maior ao acesso da página com os arquivos de áudio (imagina com vídeos!). Isso ocorre porque a página só abre completamente quando todos os arquivos de áudio e/ou vídeo são carregados totalmente na respectiva página.

Já no Media Center a página é bem mais leve, pois só carrega o áudio ou vídeo que queremos ouvir ou assistir. Por isso aproveitei para experimentar o Media Center e o Audiorecorder. Antes de instalar estes softwares fiz alguns testes com sucesso, no entanto o teste verdadeiro é quando mais pessoas, com configurações diversas em seus computadores, começam a utilizar o software. Isso acontece com qualquer software, mesmo com os mais testados! Mesmo com as versões liberadas como “estáveis”. Volta e meia surgem problemas ou bugs, devido a grande diversidade de configurações encontradas nos computadores dos usuários. Vide o próprio Windows! Que vive “dando pau”, a despeito do investimento pesado e caríssimo dos engenheiros da Microsoft!

De qualquer forma, acho que o problema não é dos plugins em si, e sim de algum driver que está instalado em umas máquinas e em outras não (minha hipótese).

Desculpe encher com tanto papo técnico! É que sou um fã do Moodle e acredito profundamente que a voz agrega afetividade, identidade, intenção e credibilidade às palavras. Por isso acho tão importante investirmos em tecnologias que tragam o som e a voz (juntamente com usabilidade, mobilidade e portabilidade) aos ambientes virtuais de aprendizagem, principalmente ao nosso tão querido Moodle (aqui também incluo o VOIP (skype, etc) e a webconferencia)

Vou continuar correndo por fora perseguindo o Bug ocorrido. Qualquer novidade ou descoberta vou trazer para compartilharmos aqui no fórum.

Um forte abraço; Mayrton Bahia

Em resposta à Usuário excluído

Re: Sobre o AudioRecorder e o Midiacenter

por Mayrton Bahia -

Olá Nicia e todos que estejam acompanhando este assunto.

Finalmente descobri o que ocasiona o problema da aceleração das falas em arquivos de áudio, conforme ocorreu com alguns dos participantes da pesquisa quando utilizaram o módulo de podcast aqui no Moodle.

Conforme apurado, o problema não é do módulo de podcast “Media Center” nem da interface “Audio Recorder”. A aceleração na velocidade da fala em arquivos de áudio ocorre devido a uma falha no plugin Macromedia Flash Player, que tem um problema para tocar arquivos de áudio que são digitalizados em uma taxa de amostragem que não seja múltiplo de 11.025 samples por segundo. Esse efeito é conhecido como “chipmunk”: onde o arquivo de áudio é tocado no dobro da velocidade. Para que isso não aconteça, o arquivo deve ser digitalizado (codificado) em 11.025 Hz, 22.050 Hz ou 44.100 Hz .

Podemos nos deparar com este problema na maioria dos flash player plug-ins!

Mais informações no artigo: Why do my MP3 files sound bad in Flash Player?

A interface “Audio Recorder” (nosso módulo de “gravador”) digitaliza o áudio em uma taxa de 44.100 Hz, que é compatível com o flash player (o que não causaria o problema). O problema deve ter ocorrido com quem digitalizou o áudio com outra taxa diferente das taxas acima, utilizando um outro software, ou com quem utiliza o plugin flash player com uma versão desatualizada, pois o problema não ocorreu com outros participantes ( o que indica que os arquivos foram digitalizados corretamente através da interface “Áudio Recorder”)!

Já está disponível para download, no site da Adobe, a nova versão 10.0.12.36 do flash player plugin, na qual o problema foi corrigido. De qualquer forma sugiro que todos os participantes que utilizam o flash player plugin, façam a atualização da versão deste plugin, clicando no link http://get.adobe.com/br/flashplayer/ , desta forma fica resolvido o problema. Se por alguma razão não resolver, a solução é regravar o arquivo de áudio publicado, a partir daí o problema não deverá mais ocorrer.

Em fim, esta distorção da voz ou em qualquer arquivo de áudio poderá ocorrer em qualquer situação que utilize o plugin flash player em versões anteriores à versão atual, 10.0.12.36, por isso recomendamos a todos que atualizem este plugin em seus computadores para a versão atual.

Um abraço a todos; Mayrton Bahia