Olá Nicia! Olá todos!
Estamos falando aqui de tecnologias, aplicações e funções diferentes!
Uma coisa é postar arquivos de áudio e vídeo no Moodle, outra é a tecnologia de Podcasting!
Vamos por partes:
1º - A interface “Media Center” não grava áudio nem vídeo! O Media Center (http://www.inwicast.com/en/ ) é um ambiente para organizar e publicar arquivos de Áudio e Vídeo e disponibilizá-los como Podcast! Postar arquivos de áudio no Moodle, pura e simplesmente, não possibilita que estes arquivos possam ser publicados através da internet como feed RSS , ou seja, os arquivos publicados como feed RSS permitem que as pessoas que visitam os sites que disponibilizam estes tipos de arquivos recebam automaticamente, em seus navegadores ou através de um software “ agregador ”, as atualizações dos respectivos arquivos, na mediada em que novas publicações (novos capítulos ou episódios) forem sendo produzidos e publicados pelos produtores do site. Através de um software agregador os arquivos de áudio e vídeo são atualizados, baixados, organizados e assistidos pelos assinantes sem que eles precisem navegar até o site de origem para ver se tem novidades ou mesmo para assistir os programas online. A cada nova postagem ou publicação o assinante de podcast recebe os novos arquivos publicados, diretamente em seus navegadores ou players (de áudio e/ou vídeo), com a opção de baixá-los em seus computadores, para assistir off-line ou sincronizá-los com seus iPods ou mp3 players portáteis (agregando assim, portabilidade e mobilidade).
“ Por meio do feed RSS, que funciona como um índice atualizável dos arquivos disponíveis, novos programas de áudio, vídeo ou fotos são automaticamente baixados para o leitor através de um agregador, um programa ou página da internet que verifica os diversos feeds adicionados, reconhece os novos arquivos e os baixa de maneira automática para o computador.”
Pois bem, o Media Center não é um repositorio de áudio e vídeo qualquer! O Media Center traz para o Moodle a tecnologia de Podcasting. É muito diferente de uma simples postagem de áudio e vídeo em uma atividade ou em uma página html (como foram os exemplos de áudio bla bla bla). O Moodle até permite que as notícias e deteminadas postagens sejam assinadas através de RSS, mas precisa de plugin para Podcasting. Temos informações através de fóruns, de usuários do Moodle, que está nos planos dos desenvolvedores trazer o podcast já instalado em breve, nas novas versões.
2º - Tanto o Media Center como o plugin “audiorecorder” estão disponíveis para download no site oficial do Moodle, http://moodle.org/ , ou seja, creio que este site não tenha nada de “suspeito”, como sugere o autor da fala bla bla bla, quando se refere a estes plugins que instalamos no Moodle!
3º – O plugin “audiorecorder” (http://moodle.org/mod/data/view.php?d=13&rid=616 ) foi desenvolvido por uma Instituição que me parece idônea! “ Developed by the School of Education at the University of Nottingham !”.
4º - O fato de ter ocorrido descaracterização do áudio postado no Media Center, gravado ou não no plugin “audiorecorder”, que instalamos no Moodle, não quer dizer que seja um problema causado pelos respectivos plugins. São coisas que podem acontecer através da internet e na informática. Uma das hipóteses é que a ocorrência da falha possa estar relacionada à versão do flash player utilizada pelos participantes do curso. O indicado pelo site dos criadores do plugin é que se utilize a versão mais nova (atualmente está na versão 9 http://www.adobe.com/shockwave/download/index.cgi?P1_Prod_Version=ShockwaveFlash&Lang=BrazilianPortuguese ) . Para alguns participantes o problema não ocorreu e tudo funcionou perfeitamente! Reforço a possibilidade do problema não estar relacionado diretamente aos plugins, Neste domingo, em um teste realizado com o Marco Silva, utilizei um site de podcast fora do Moodle e que não está relacionado ao Media Center nem com o Audiorecorder, ( utilizamos o Loudblog), aconteceu o mesmo problema no player do Marco, quando acessou o áudio publicado! Isso me sugere alguma coisa relacionada a falta de atualização de algum driver no computador onde está o player. De qualquer forma estou pesquisando e acho que devemos continuar os testes, pois creio que este também seja nosso objetivo aqui. Tudo isso tudo faz parte! Na verdade fico cada vez mais motivado para encontrar soluções e compartilhar com vocês.
Um abraço,
Mayrton