Caro Fernando e demais amigos deste projeto,
Acredito que, no caso específico deste grupo, pelo comprometimento de todos com a questão da Educação, não seja o caso de ainda haver ‘uma relação comercial na questão’.
Entretanto, me solidarizo com você sobre questões velhas e novas que estão presentes neste módulo, que apareceram nos anteriores, e que ainda penso que vão ocorrer nos futuros, o meu (nosso da Uneb) incluso.
Nesse tempo todo em que estamos virtualmente juntos, dentre tantas postagens interessantes, materiais instigantes, debates que me fizeram pensar sobre os temas aqui tratados, dois me causaram especial sobressalto, os que abaixo listo, emitidos pelo Prof. Marco Silva, um em 15 de junho (“Fórum Avaliação do Módulo 2") e o outro em 29 de agosto (“ Fórum melhorias em interatividade”), por estarem ligados a nossa participação no projeto.
Algumas idéias colocadas por Auxiliadora (Dora) Padilha, em 01 de setembro, no segundo fórum supracitado, resumem o que eu penso. Entendo que deveríamos refletir e fazer o que ela sugere no final:
“....
Creio que é importante respeitar os estilos de cada um. Além disso, há os limites do tempo, das prioridades (como bem frizou Marco) e outros tantos...
Acho também importante, considerar o foco da nossa experiência. É critério de participação a 'presença' nos fóruns? É melhor interagir quando se tem realmente necessidade de interagir ou é preciso que todos expressem suas opiniões, mesmo que elas sejam as mesmas das que já foram expressas?
Que tal fazer uma enquete para saber o que cada um acha? Poderia ser uma ótima coleta de dados.”
Um abraço a todos (este trabalho, como de resto todo trabalho colaborativo online, quer em Educação quer em outro ramo de atividade, é desafiador e complexo porque longe, muito longe, de envolver apenas a questão puramente tecnológica de bits e bytes, envolve a história e a formação, as características e as peculiaridades dos sujeitos envolvidos no processo).
“A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem “
(João Guimarães Rosa)
========================================================
URGENTE: o silêncio do discente, sua ausência e sua evasão
por Marco Silva - Sunday, 15 June 2008, 20:16
Queridos coordenadores, doutorandos, mestrandos. Colegas pesquisadores.
Venho falar de uma enorme inquietação para os gestores e docentes de cursos online: o silêncio do discente, sua ausência, sua evasão.
Convido os ausentes e os silenciosos ao engajamento na pesquisa. Entre estes, há os que atuam muito raramente e aqueles que desejam entrar mas ficam esperando a melhor ocasião. Há tb os acanhados que ficam sem jeito de pegar o “bonde andando”. Diante de todos estes colegas insisto: venham logo participar! Vcs têm seus motivos para ausência e silêncio que respeitamos. O mais importante é sua presença fortalecendo nossa pesquisa interinstitucional, nossos laços acadêmicos.
Aqueles que evadiram, por favor, nos avisem do seu afastamento para que possamos manifestar nossos mais sinceros agradecimentos pelo interesse na pesquisa e retirar seus nomes no nosso Moodle. Da mesma forma entendemos que razões pessoais forçaram seu afastamento. Por favor, entrem em contato urgente no email marcoparangole@uol.com.br.
Neste mês de junho estamos em pleno Módulo 2 ministrado lindamente pela equipe do PPGE da PUC.SP. Continuamos nossa pesquisa sobre desenho didático, docência e discência online. Trata-se de aspectos complementares. Portanto, os componentes das equipes precisam atuar conjuntamente para que o sucesso da pesquisa interinstitucional corresponda aos objetivos do projeto. Entrem no Módulo 2 e vejam as atividades e conteúdos de aprendizagem propostos. Quaisquer dúvidas, falem diretamente comigo. Terei enorme alegria em atende-los, em ajuda-los no gradativo posicionamento junto ao momento atual da pesquisa que está muito rica, com participações instigantes e da maior relevância para o tratamento da formação de professores para docência online.
A todos lembro os passos que temos pela frente:
Ministrar/cursar módulos com duração máxima de 30 dias cada. Acompanhem a seqüência: mês de junho = módulo 2; mês de julho = módulo 3; mês de agosto = módulo 4; ... São 12 módulos.
Construir um curso lato senso que ficará a disposição de cada PPG integrante da pesquisa para oferece-lo como quiser.
Cada equipe de PPG está convidada a preparar relatório final sobre sua participação na pesquisa e sobre o conhecimento construído a respeito do tema de seu módulo situado no conjunto de módulos no curso lato senso.
Cada equipe de PPG está convidada a preparar um texto, um ensaio, com o mesmo título do seu módulo, para compor um livro coletivo a ser publicado pela Editora Loyola com o mesmo título da pesquisa interinstitucional: "formação de professores para docência online".
Para o sucesso coletivo destes passos é necessário o engajamento de todos os componentes das equipes. Peço a ajuda de todos para que façam contato com os colegas silenciosos e ausentes. Procurem convida-los à participação, ao engajamento. Façam contato comigo para informar eventuais dificuldades que possam estar forçando o afastamento ou silêncio dos queridos colegas pesquisadores que desejamos ter conosco o mais rápido possível.
Forte abraço, Marco Silva.
========================================================
Re: Venham sugerir melhorias em nossa interatividade
por Marco Silva - Friday, 29 August 2008, 19:53
Olá Raquel
Destaco sua frase "Muitas vezes fico em dúvida se devo postar minhas humildes opiniões e experiências" para dizer o seguinte:
quando planejei essa pesquisa baseada na reunião de mestrandos, doutorandos e profs de PPG jamais imaginei que haveria esse tipo de reação;
jamais imaginei que haveria intimidação dos menos graduados frente aos mais graduados;
jamais imaginei que emitir um parágrafo em resposta a alguém seria tão custoso, ou problemático;
jamais imaginei que o peso da hierarquia acadêmica sufocaria nossa possível interatividade tão desejada.
jamais imaginei que algumas postagens mais longas de alguns colegas prolixos ou eloqüentes pudessem bloquear a vontade de expressão de muitos outros.
Então Raquel : aqui já temos um aprendizado muito significativo em nossa pesquisa. Como superar esse problema implacável de hierarquia acadêmica? Certamente não é alargando prazos. Nossa unidade 2 teve 15 dias de duração. O que impediu um cursista de postar dois ou três parágrafos em 15 dias... Ficou claro para mim que o problema não é prazo, definitivamente.
bjs,