Sobre o Moodle: dicas, dúvidas e descobertas

Campanha contra as carinhas amarelas

Campanha contra as carinhas amarelas

por Usuário excluído -
Número de respostas: 26
Olá Pessoal,

Vamos começar a falar de Moodle?

Para começar, tenho uma sugestão: Vamos acabar com essas carinhas amarelas do nosso espaço? Já estamos no sexto módulo e ainda tem gente que não postou sua foto ou imagem. Como fazer isso? Segue a dica:

- Clique no seu nome, em qualquer lugar que ele apareça no Moodle, e vá em modificar perfil;

- Na tela de opções de modificação de perfil, tem uma opção "imagem atual", com a carinha amarela; ao lado da carinha amarela, clique em "arquivo" e procure a imagem desejada no seu computador;

- Pronto! Agora é só clicar em "Atualizar perfil".

abs,

Nicia

Em resposta à Usuário excluído

Re: Campanha contra as carinhas amarelas

por Kelly Fernandes -
Apoio sua campanha Nicia!

Acredito que para atualizar, precise também de redigir um pequeno texto no campo descrição. Neste, basta descrever um pouco sobre você.

Vamos todos aderir essa campanha?

Abraços

Em resposta à Kelly Fernandes

Re: Campanha contra as carinhas amarelas

por Usuário excluído -
Kelly,

É verdade, obrigada por complementar a informação. O campo 'descrição', assim como todos os outros que têm um asterisco vermelho, é obrigatório. Não é possível modificar o perfil sem preencher os campos obrigatórios.

Aliás, aproveitando, este é um padrão do Moodle: em todas as páginas com campos a serem preenchidos o asterisco vermelho sempre indica os campos obrigatórios.

abs,
Nicia
Em resposta à Usuário excluído

Re: Campanha contra as carinhas amarelas

por Usuário excluído -
Olá Nícia e pessoal!
Novo módulo e novas e velhas preocupações e questões.
tenho observado que este fato das "carinhas amarelas" pode ser colocado na mesma situação daqueles que visitam um ambiente virtual e não deixam suas observações, colocações, questionamentos... como num blog por exemplo!
Ainda há uma relação comercial na questão. Os alunos perguntam logo: vai ser pontuado...

O que fazer então diante deste silêncio virtual e da aparente timidez?
Em resposta à Usuário excluído

Re: Campanha contra as carinhas amarelas

por Marco Silva -

Apoio tb sua proposta Nicia

Gente, postem suas fotos no perfil. É muito facil. Há muita gente que eu gostaria de conhecer. A  foto ajuda, vcs sabem. 

Forte abraço, Marco Silva

Em resposta à Usuário excluído

Re: Campanha contra as carinhas amarelas

por Usuário excluído -
Olá Fernando, Olá Pessoal,

Concordo com vc, Fernando, que manter a carinha amarela no perfil pode significar um desejo de ausência, ou anonimato, ou pouco comprometimento, ou silêncio... Por isso é importante insistirmos na colocação da foto e no chegar mais junto.

O silêncio virtual, a timidez, a preocupação com um possível retorno (exemplificado pela nota), todas são questões às quais devemos ficar atentos. Que tal discutirmos as possibilidades dos AVA com relação a elas no nosso fórum O potencial pedagógico dos AVA ? Alguém se candidata a iniciar por lá este debate?

abs,
Nicia
Em resposta à Usuário excluído

Re: Campanha contra as carinhas amarelas

por Fábio Kalil de Souza -

Olá Fernando, Nicia e demais coleg@s!

                                A questão do silêncio virtual -que pode esconder um perfil tímido, entre outras razões- parece recorrente  e muitas vezes inevitáveis em cursos online (inclusive vivenciamos tal experiência aqui neste Projeto). Como as pessoas e suas dinâmicas de vida não são iguais, a expressão do silêncio consequentemente é distinta, requerendo, então, um tratamento/acompanhamento/intervenção personalizado (quando possível). O que fazer quando a situação de aprendizagem, por mais interessante que seja, não fomenta a participação de alguns? Seja por contato telefônico, por e-mail (particular) ou mesmo por uma conversa salutar via chat, a "ordem" é convidar/provocar/seduzir/apoiar no intuito de o cursista romper sua "bolha" de isolamento, ainda que seu "retorno" não seja imediato.

Na tentativa de driblar tal silêncio, nada de cobranças, e sim de orientações e/ou incentivos, com feedbaks constantes (regados de elogios sinceros e ponderados e críticas construtivas). No Moodle, um tipo de AVA como sabemos, as possibilidades de comunicação  e criação de contextos inventivos de aprendizagem são muitas. Vale lembrar que, em alguns casos, esse silêncio deriva de uma docência online aquém do desejável (e necessário).

E os demais coleg@s, o que pensam a respeito? Para o docente online, o silêncio vitual (do cursista) teria um papel pedagógico? Que estratégias, via AVA (Moodle, Orkut (com finalidade educativa), entre outros), alguns de vocês têm desenvolvido para liquidar o supracitado silêncio e/ou fomentar a participação? Delegar responsabilidades seria uma delas? Convido-@s a romper o silêncio!

Abs,

Em resposta à Fábio Kalil de Souza

Re: Campanha contra as carinhas amarelas

por Usuário excluído -
Caros Colegas, desculpem a ausência, mas estou no meio de um evento que coordeno juntamente com a equipe da PUCPR até 09/10 e mais MUITASSSS coisas juntas,  mas vejo que temos que mostrar nossa cara nas fotos, minha já postei faz tempo e ter presença virtual, desde que possamos, abços virtuais a todos, até colegas...vocês são sensacionais, bem como esta proposta, vou tentar esticar minhas 24 horas como a do UNIBANCO, que tem 30 horas, hehe...
--
Elizete Matos
Em resposta à Fábio Kalil de Souza

Re: Campanha contra as carinhas amarelas

por Usuário excluído -
Olá Fábio!

Gostei muito de suas colocações, eu mesma uma "sumida virtual", infelizmente por muitas circunstâncias que não vêm ao caso... Eu creio que um passo anterior à retirada da "bolha" é ter um perfil do aluno e sua motivação em fazer o curso. Dá para se formar um roteiro prévio de convívio, com todos. Acontecendo o isolamento sempre é possível a "chamada" individual , entender os porquês ou incentivar a participação. Comigo ocorreu como aluna e acontece eventualmente como docente online, ok?

grande abraço,

Rosangela
(olha só...você me provocou a sair da toca !!!)
Em resposta à Usuário excluído

Re: Campanha contra as carinhas amarelas

por Fábio Kalil de Souza -

Olá Rosangela!

                       Que bom que "saiu da toca" (risos). Sua prensença/participação/envolvimento é muito importante para nós, acredite! Sua idéia de "roteiro de convívio", de um "combinado" coletivamente construído também é boa, afinal nós humanos nos relacionamos via "contratos", são contratos tácitos muitas vezes. Grosso modo podemos afirmar que neles existem "direitos e deveres" para os envolvidos, a fim de que haja harmonia e enriquecimento mútuos. No caso de uma "quebra" de roteiro, de uma ou mais "cláusulas", busca-se a negociação, o  consenso entre as partes, tendo o diálogo e a ética como bases de interação e convívio.

No cursos online o silêncio virtual seria um direito ou a quebra de um dever (o da participação ou engajamento)? Essa e outras questões nos instigam a profícuos debates nesta pesquisa, Rosângela.  Agora um segundo convite: dê um mergulho vertical nesta pesquisa -e especificamente neste módulo-  compartilhando seus saberes e experiências, revelando suas dúvidas e inquietações, socializando informações, criticando paradigmas, enfim, colaborando conosco, na sua singularidade, a enxergar a realidade/tema/assunto sob um ângulo diferente, quem sabe. Assim que puder visite nosso módulo sobre AVA e participe do fórum proposto.

Um grande abraço,

Kalil

 

Em resposta à Usuário excluído

e: Campanha contra as carinhas amarelas

por Jose Rosa -

Caro Fernando e demais amigos deste projeto,

Acredito que, no caso específico deste grupo, pelo comprometimento de todos com a questão da Educação, não seja o caso de ainda haver ‘uma relação comercial na questão’.

Entretanto, me solidarizo com você sobre questões velhas e novas que estão presentes neste módulo, que apareceram nos anteriores, e que ainda penso que vão ocorrer nos futuros, o meu (nosso da Uneb) incluso.

Nesse tempo todo em que estamos virtualmente juntos, dentre tantas postagens interessantes, materiais instigantes, debates que me fizeram pensar sobre os temas aqui tratados, dois me causaram especial sobressalto, os que abaixo listo, emitidos pelo Prof. Marco Silva, um em 15 de junho (“Fórum Avaliação do Módulo 2") e o outro em 29 de agosto (“ Fórum melhorias em interatividade”), por estarem ligados a nossa participação no projeto.

Algumas idéias colocadas por Auxiliadora (Dora) Padilha, em 01 de setembro, no segundo fórum supracitado, resumem o que eu penso. Entendo que deveríamos refletir e fazer o que ela sugere no final:

“....

Creio que é importante respeitar os estilos de cada um. Além disso, há os limites do tempo, das prioridades (como bem frizou Marco) e outros tantos...

Acho também importante, considerar o foco da nossa experiência. É critério de participação a 'presença' nos fóruns? É melhor interagir quando se tem realmente necessidade de interagir ou é preciso que todos expressem suas opiniões, mesmo que elas sejam as mesmas das que já foram expressas?

Que tal fazer uma enquete para saber o que cada um acha? Poderia ser uma ótima coleta de dados.”

Um abraço a todos (este trabalho, como de resto todo trabalho colaborativo online, quer em Educação quer em outro ramo de atividade, é desafiador e complexo porque longe, muito longe, de envolver apenas a questão puramente tecnológica de bits e bytes, envolve a história e a formação, as características e as peculiaridades dos sujeitos envolvidos no processo).

“A vida é assim: esquenta e esfria,

aperta e daí afrouxa,

sossega e depois desinquieta.

O que ela quer da gente é coragem “

(João Guimarães Rosa)

========================================================

URGENTE: o silêncio do discente, sua ausência e sua evasão

por Marco Silva - Sunday, 15 June 2008, 20:16

Queridos coordenadores, doutorandos, mestrandos. Colegas pesquisadores.

Venho falar de uma enorme inquietação para os gestores e docentes de cursos online: o silêncio do discente, sua ausência, sua evasão.

Convido os ausentes e os silenciosos ao engajamento na pesquisa. Entre estes, há os que atuam muito raramente e aqueles que desejam entrar mas ficam esperando a melhor ocasião. Há tb os acanhados que ficam sem jeito de pegar o “bonde andando”. Diante de todos estes colegas insisto: venham logo participar! Vcs têm seus motivos para ausência e silêncio que respeitamos. O mais importante é sua presença fortalecendo nossa pesquisa interinstitucional, nossos laços acadêmicos.

Aqueles que evadiram, por favor, nos avisem do seu afastamento para que possamos manifestar nossos mais sinceros agradecimentos pelo interesse na pesquisa e retirar seus nomes no nosso Moodle. Da mesma forma entendemos que razões pessoais forçaram seu afastamento. Por favor, entrem em contato urgente no email marcoparangole@uol.com.br.

Neste mês de junho estamos em pleno Módulo 2 ministrado lindamente pela equipe do PPGE da PUC.SP. Continuamos nossa pesquisa sobre desenho didático, docência e discência online. Trata-se de aspectos complementares. Portanto, os componentes das equipes precisam atuar conjuntamente para que o sucesso da pesquisa interinstitucional corresponda aos objetivos do projeto. Entrem no Módulo 2 e vejam as atividades e conteúdos de aprendizagem propostos. Quaisquer dúvidas, falem diretamente comigo. Terei enorme alegria em atende-los, em ajuda-los no gradativo posicionamento junto ao momento atual da pesquisa que está muito rica, com participações instigantes e da maior relevância para o tratamento da formação de professores para docência online.

A todos lembro os passos que temos pela frente:

Ministrar/cursar módulos com duração máxima de 30 dias cada. Acompanhem a seqüência: mês de junho = módulo 2; mês de julho = módulo 3; mês de agosto = módulo 4; ... São 12 módulos.

Construir um curso lato senso que ficará a disposição de cada PPG integrante da pesquisa para oferece-lo como quiser.

Cada equipe de PPG está convidada a preparar relatório final sobre sua participação na pesquisa e sobre o conhecimento construído a respeito do tema de seu módulo situado no conjunto de módulos no curso lato senso.

Cada equipe de PPG está convidada a preparar um texto, um ensaio, com o mesmo título do seu módulo, para compor um livro coletivo a ser publicado pela Editora Loyola com o mesmo título da pesquisa interinstitucional: "formação de professores para docência online".

Para o sucesso coletivo destes passos é necessário o engajamento de todos os componentes das equipes. Peço a ajuda de todos para que façam contato com os colegas silenciosos e ausentes. Procurem convida-los à participação, ao engajamento. Façam contato comigo para informar eventuais dificuldades que possam estar forçando o afastamento ou silêncio dos queridos colegas pesquisadores que desejamos ter conosco o mais rápido possível.

Forte abraço, Marco Silva.

========================================================

Re: Venham sugerir melhorias em nossa interatividade

por Marco Silva - Friday, 29 August 2008, 19:53

Olá Raquel

Destaco sua frase "Muitas vezes fico em dúvida se devo postar minhas humildes opiniões e experiências" para dizer o seguinte:

quando planejei essa pesquisa baseada na reunião de mestrandos, doutorandos e profs de PPG jamais imaginei que haveria esse tipo de reação;

jamais imaginei que haveria intimidação dos menos graduados frente aos mais graduados;

jamais imaginei que emitir um parágrafo em resposta a alguém seria tão custoso, ou problemático;

jamais imaginei que o peso da hierarquia acadêmica sufocaria nossa possível interatividade tão desejada.

jamais imaginei que algumas postagens mais longas de alguns colegas prolixos ou eloqüentes pudessem bloquear a vontade de expressão de muitos outros.

Então Raquel : aqui já temos um aprendizado muito significativo em nossa pesquisa. Como superar esse problema implacável de hierarquia acadêmica? Certamente não é alargando prazos. Nossa unidade 2 teve 15 dias de duração. O que impediu um cursista de postar dois ou três parágrafos em 15 dias... Ficou claro para mim que o problema não é prazo, definitivamente.

bjs,

Anexo ciber_cartoon2.jpg
Em resposta à Jose Rosa

Re: e: Campanha contra as carinhas amarelas

por Usuário excluído -

Olá José, olá Nícia, Marco e demais colegas.

Quando coloco aqui as questões que estamos discutindo não me refiro as problemáticas da ausência aqui neste projeto, apesar de ver que nele podemos reencontrar elementos de situações que nos ocorrem em nosso cotidiano de uso dos AVA.

Refiro-me ao silêncio nos nossos cursos ou disciplinas. Os alunos mostram-se reticentes à participação. Um ou outro se destaca, um ou outro fica "puxando" os demais, mas uma boa parte dos alunos fica na espera, fica a analisar qual a melhor hora e qual a melhor forma para participar.

O Prof. Luis Paulo, numa aula esta semana nos colocava algo bem sugestivo: muita gente está falando do lado bom da educação a distância, da educação online, mas poucos estão falando das dificuldades e dos problemas que estamos encontrando. Pois bem, estamos também encontrando dificuldades aqui no nosso curso/projeto (e eles acontecem num nível macro nas nossas realidades locais) e precisamos utilizar estes dados para discutirmos os próximos passos, já que a educação online está avançando, adentrando cada vez mais nos espaços escolares.

Será? Também as certezas são poucas...

Em resposta à Usuário excluído

Re: e: Campanha contra as carinhas amarelas

por Auxiliadora Padilha -

oi pessoal,

estava lendo toda essa discussão sobre presença/ausência/evasão...

pensei em repetir e insistir na minha opinião sobre o estilo cognitivo de cada um. Mas o Joel já colocou minha opinião lá em cima.

Gostaria, então, de colocar mais lenha na fogueira e alguns questionamentos. Sempre falamos que o professor de cursos online deve ser proativo, além de provocar a interatividade com e entre os alunos do curso. Gostaria de perguntar ao Marco, se, em seu levantamento sobre a evasão, você pôde perceber se os distanciamentos estão mais relacionados às dificuldades dos cursistas ou à falta de ação proativa do professor do módulo.

Ou seja, será que a postura dos nossos docentes têm conseguido 'tirar os sumidos das suas tocas'? Eu costumo enviar mensagens e e-mails para meus alunos 'sumidos' instigando-os, chamando para o debate. Recebi, ao longo desse curso, 2 ou 3 mensagens desse tipo (e olha que sou uma sumida assumida! rsrsrs). Logo que recebi as mensagens procurei responder às questões dos meus professores...

Sendo assim, pergunto: o que poderia ser uma postura de docente proativa, considerando, é claro, os contextos e a natureza de cada curso?

bjs

Em resposta à Auxiliadora Padilha

Re: e: Campanha contra as carinhas amarelas

por Marco Silva -

Querida Auxiliadora. Olá gente.

Vc disse:

"Gostaria de perguntar ao Marco, se, em seu levantamento sobre a evasão, você pôde perceber se os distanciamentos estão mais relacionados às dificuldades dos cursistas ou à falta de ação proativa do professor do módulo.

Ou seja, será que a postura dos nossos docentes têm conseguido 'tirar os sumidos das suas tocas'?"

Constatei as duas coisas:

  1. Muitos alegam dificuldades pessoais (falta de equipamento, falta de tempo por causa de atropelos profissionais, viagens, etc). Não dá para questionar isso. Temos que acatar.
  2. Alguns questionam procedimentos do curso. Aqui mesmo em nosso curso ambiente de curso/pesquisa surgiram queixas sobre postagens eloquentes e extensas dos docentes dos PPGEs que estariam atropelando ou intimidando a fala dos seus orientandos... E por aí vai...

O que vcs acham disso? Quais são as experiências de vcs a respeito?

Forte abraço,

Em resposta à Marco Silva

Re: e: Campanha contra as carinhas amarelas

por Auxiliadora Padilha -

oi Marco, colegas,

acho que você entendeu o 'espírito da coisa', ou da mensagem...

Sim, é muito bom ler os conceitos, as opiniões, as experiências de nossos mestres; mas as mensagens, muitas vezes, são tão longas que se tornam cansativas. É como ouvir uma aula expositiva durante uma hora... E quando termina, o professor nem me pergunta o que isso significa pra mim...

Quero trazer de volta, aqui, a Pedagogia do Parangolé... Ela mesma!

"O professor propõe o conhecimento, não o transmite, não o oferece à distância para recepção audiovisual (...) ... os alunos podem  construir seus próprios mapas e conduzir suas explorações, considerando os conteúdos como ponto de partida e não como ponto de chegada no processo de construção do conhecimento..."(SILVA, 2003, p. 191).

Ou seja, estamos, muitas vezes, a reproduzir virtualmente o que contestamos presencialmente. Mas o docente online deve propor questões, propor o laço e deixar que o aluno enlace, cruze e faça seus próprios nós...

Precisamos exercitar a arte da inclusão. E incluir não é deixar aberto para que os outros falem/escrevam, mas é provocar a entrada; não é abrir os braços, mas enlaçar. Incluir na conversa não é dizer o que pensa apenas, é perguntar ...

Já ouviram falar na Pedagogia da Pergunta? procuro exercitá-la com meus alunos (presenciais e online).

bjs

Em resposta à Auxiliadora Padilha

Re: e: Campanha contra as carinhas amarelas

por Usuário excluído -

Caros colegas

Concordo com Auxiliadora e em algum momento já expressei essa inquietação ao Marco.

Desenvolver uma prática dialógica não é algo exclusivo da educação online nem irá ocorrer somente porque a ação do professor ocorre em ambinetes virtuais, pois suas concepções, crenças e habitos se manifestam em qualquer contexto educativo. Ecleide Furlanetto definiu o conceito de matrizes pedagógicas para caracterizar o professor que se constrói no interior de cada profissional a partir de suas experiências e que direciona o seu fazer.

A questão é como ajudar o professor a tomar consciência de quais são suas matrizes pedagógicas e como elas influenciam sua atuação, de modo que ele possa tomar a decisão de transformá-las. Nessa direção é que a formação de educadores pode trazer efetivas contribuições.

Peço-lhes desculpas pela pequena participação, mas vivo sempre fora da toca e por isso não consigo dar conta de estar com vcs o tempo todo.

Abraços e parabéns pelas discussões propostas neste módulo.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Campanha contra as carinhas amarelas

por Usuário excluído -
Pessoal,

Nosso colega José Rosa fez a seguinte colocação que eu estou trazendo aqui para compartilhar com vcs:

"Já tinha uma foto no nosso ambiente. Tentei mudar e não consegui. Fui em "Mudar perfil", "Procurar", cliquei na nova foto, depois em "Atualizar perfil" e nada. Depois como outra tentativa usei o box "Cancelar" logo abaixo da imagem atual, ai apaguei. Na sequência tentei incluir outra foto e nada. A foto que estou tentando incluir tem 1,2 Mb, será isso ? Mas na página diz que o tamanho máximo é de 50 Mb (?)"

Bem, acho que o problema não é por causa do tamanho da foto. Isso já aconteceu antes comigo e a explição técnica que me deram foi que o navegador web, para economizar processamento, aas vezes demora de atualizar as imagens. A sugestão é esperar um pouco pra ver se, depois de alguns cliques, a imagem será atualizada.

Uma outra coisa que pode acontecer é no caso de os arquivos (não necessariamente somente imagens) terem o mesmo nome. Já aconteceu comigo de eu tentar trocar um arquivo por outro diferente mas com o mesmo nome e o Moodle se perde no envio do arquivo. Mas isso aconteceu com uma versão antiga do Moodle, não testei novamente na versão mais nova. A solução que dei na época foi alterar o nome do novo arquivo.

José Rosa, veja se uma destas dicas ajuda vc a atualizar sua foto e avise pra gente.

abs,
Nicia
Em resposta à Usuário excluído

Re: Campanha contra as carinhas amarelas

por Usuário excluído -

Bem, tive este problema com o Moodle.

Mudei uma foto e depois de alguns dias decidi colocar a foto anterior... e como deu trabalho. Só conseguia visualizar a 2º, mesmo baixando a 1º nos formatos indicados.

A solução: depois de um dia o próprio Moodle fez a atualização. Não saberia apontar a causa, mas o problema foi resolvido.

Fernando

Em resposta à Usuário excluído

Re: Campanha contra as carinhas amarelas

por Raquel Pasternak Glitz Kowalski -

Olá pessoal,

Para entrar no clima das carinhas, entrei num site muito legal que podemos criar um Avatar estilo Mangá (o que é mangá? - http://pt.wikipedia.org/wiki/Mang%C3%A1) com as nossas características.

http://www.faceyourmanga.com/homepage.php?lang=eng

Eu fiz um e coloquei como minha foto aqui no Moodle.
Ficou bem legal e descontraído.
Fica aí o convite.

[]s
Raquel Glitz

Em resposta à Raquel Pasternak Glitz Kowalski

Re: Campanha contra as carinhas amarelas

por Usuário excluído -

Gostaria de disponibilizar um tutorial de como inserir foto no ambiente moodle.

[]s

Ibsen Bittencourt

Em resposta à Raquel Pasternak Glitz Kowalski

Re: Campanha contra as carinhas amarelas

por Usuário excluído -
Oi Raquel,

Achei ótimo o site de criação de avatar...mas confesso que não sou muito boa nisso, acho que preciso de um curso de webdesigner (rs). Veja o q eu consegui...

eu


Quem me conhece sabe que não está muito fiel tímido.

abs,
Nicia
Em resposta à Usuário excluído

Re: Campanha contra as carinhas amarelas

por Marco Silva -

Perdão Nicia, mas essa imagem não nada a ver com vc. rsrs Desejo boa sorte no  curso de webdesigner

bjs, Marco

Em resposta à Usuário excluído

Re: Campanha contra as carinhas amarelas

por Raquel Pasternak Glitz Kowalski -

Olá Nicia,

O meu também não ficou muito bom e sou webdesigner....rs
Acho que não é uma questão de design e sim de expressão, quem sabe!!
Acho melhor tirar uma foto bem bonita e colocar no perfil.

[]s
Raquel

Em resposta à Raquel Pasternak Glitz Kowalski

Re: Campanha contra as carinhas amarelas

por Auxiliadora Padilha -

oi pessoal,

acho que só Marco e Edméa poderão avaliar (pois só eles me conhecem pessoalmente), mas que tal o meu avatar?

dora

Em resposta à Auxiliadora Padilha

Re: Campanha contra as carinhas amarelas

por Marco Silva -

Auxiliadora, Nicia e Raquel. Pra falar a verdade, prefiro foto mesmo. Os avatares são apenas avatares... Se a moda pega...

bjs,