Aulanet


O ambiente Aulanet foi desenvolvido no Laboratório de Engenharia de Software (LES) do Departamento de Informática da Pontífica Universidade Católica (PUC-RJ), para a administração, criação, manutenção e participação em cursos a distância.

A filosofia do ambiente se fundamenta no princípio da cooperação entre os alunos, eentre alunos e docentes, tendo como suporte as interfaces da internet. Traz como premissas, a interatividade nas propostas dos cursos, a utilização por pessoas que não são especialistas na área, e a reutilização de conteúdos já existentes na mídia digital.

Vavassori e Raabe (2003) destacam o docente, o aprendiz e o administrador como os principais autores do ambiente, ressaltando a função dos mesmos. Para ele a construção da propsota educativa é de responsabilidade do docente, que conta com uma série de ferramentas como o fórum, chat, portifólio, etc. O aprendiz é de suma importância na dinâmica do ambiente, já que sua participação ativa é fundamental no desenvolvimento de processos cooperativos com os demais participantes. As questões mais técnicas, relativas a matrícula e ao registro no AVA, são de responsabilidade do administrador, que opera continuamente no ambiente.

Completam ainda os autores, que o ambiente dispõe de algumas ferramentas para aa disponibilização dos cursos, que são: os mecanismos de comunicação, de coordenação e de cooperação. Os mecanismos de comunicação possibilitam o envio de mensagens aos docentes e à coordenação do curso, além da criação dos grupos de discussão, grupos de interesse, debates através de chats, e o contato com os participantes conectados no ambiente. Já os mecanismos de coordenação como avisos, planos de aula, tarefas, avaliação e relatórios de participação permitema criação de atividades e um melhor acompanhamento dos estudantes.

Tendo como foco o trabalho coletivo, os mecanismos de cooperação disponibilizados no ambiente como a bibliografia. a webliografia, a documentação, o download, a co autoria do aprendiz permitem que os sujeitos possam cooperar uns com os outros, socializando seus saberes e construindo novas habilidades (VAVASSORI E RAABE, 2003).