Wiki
Wiki é o nome dado a sistemas que permitem criação e edição conjunta de conteúdos. Um wiki permite que várias pessoas, geograficamente distantes, trabalhem em um mesmo texto de forma assíncrona. Não existe uma hierarquia pré-estabelecida entre autores, no wiki o usuário pode adicionar conteúdos e também editar aqueles inseridos por outras pessoas, possuindo um direito ilimitado de edição. Outra vantagem que merece destaque é a possibilidade de se trabalhar em um documento sem a necessidade de baixá-lo para o computador, editar e enviar novamente. Tudo é feito online e fica disponível a outros colaboradores assim que o usuário salvar as alterações, que ficam gravadas em um histórico o que possibilita se retornar a uma versão anterior ou recuperar algo que foi excluído por engano.
Poderíamos em resumo dizer que o Wiki é um site de trabalho colaborativo. Um sistema que também é conhecido por sistema de “Colaboração On-Line”, é um software que oferece funções relacionadas com trabalho em grupo, gerenciamento de documentos, fluxos de trabalho e gerenciamento de conhecimento. Esse tipo de sistema visa permitir que um grupo trabalhe em conjunto e comunique-se de forma efetiva, compartilhando documentos e executando fluxos de trabalho ou processos de negócio mesmo disperso geograficamente.
Dessa forma, podemos dizer que o trabalho colaborativo utiliza-se dos conhecimentos individuais que vão ser compartilhados, debatidos e comentados formando novos conhecimentos e que ao final podem vir a produzir conteúdos mais completos.
Ferramentas Wiki podem ser utilizadas em atividades pedagógicas voltadas para o desenvolvimento da reflexão e da autonomia do aluno, além de poderem ser utilizadas em trabalhos cooperativos e desenvolvimento de redes sociais. Entre as possibilidades de utilização que se apresentam podemos destacar: a elaboração conjunta de textos, documentação e realização de trabalhos e projetos.
Alguns dos wikis mais conhecidos são:
Wikis on-line:
- Seedwiki (http://www.seedwiki.com),
- Wiki mailxmail (em espanhol, http://wiki.mailxmail.com),
- Foodpad (em inglês), um dos mais simples de usar (http://www.foopad.com/account/about).
Wikis que necessitam ser instalados em um servidor:
- MediaWiki (o software da Wikipedia, http://www.mediawiki.org),
- TikiWiki (http://tikiwiki.org),
- PhpWiki (http://phpwiki.sourceforge.net),
- WikkaWiki (http://es.wikipedia.org/wiki/WikkaWiki).
- Wikiwyg: o configurável e de ambiente visual (http://www.wikiwyg.net).
Na plataforma Web 2.0 existem também algumas aplicações, como processadores de texto colaborativos, mas que na realidade são semelhantes a wikis, já que conservam o histórico do texto com todas as alterações feitas pelos usuários. Cabe destacar:
- Google Docs: http://docs.google.com
- Writeboard: http://writeboard.com/
- Zoho Writer: http://www.zohowriter.com
Redes Sociais
O termo redes sociaisvem da teoria dos "Seis graus de separação".
Dois pesquisadores norte americanos, nos anos 50, Ithiel de Sola Pool (MIT) e Manfred Kotchen da IBM (com seu livro “Contacts and Influence”), pretendiam demonstrar a relação matemática de probabilidade de "ser conhecido entre um conjunto de pessoas"; e enunciaram: "dado um conjunto de N pessoas, qual é a probabilidade de que cada membro esteja conectado a outro membro por ki, k2, k3, ......, kN ligações?".
Uma década depois, essa teoria matemática foi se infiltrando em outros ramos do conhecimento como a sociologia. Stanley Milgran a reformulou com enfoque nas Ciências Sociais e a denominou "o problema do mundo pequeno”.
As redes sociais na Internet, ou software social, estão cada vez mais comuns. Há centenas de sites na web que potencializam os contatos entre as pessoas (Orkut, Friendster, Tribe, Rize, Linkedln, etc.).
Na esfera educacional dispomos de alguns desses ambientes sociais para se ter contato com alunos ou antigos alunos ou para colocá-los em contato uns com os outros. Um dos exemplos é o facebook (em inglês), outro é o Ning que também pretende integrar o mundo acadêmico numa ferramenta meta-social.
É uma marca de atuação teórica, mais que uma posição metodológica. As teorias sobre isso são amplas e nos servem como eixo teórico. |