“... a coisa pública conotada em sua referência à coisa comum, ao coletivo, é uma das categorias mais antigas no pensamento político. O único significado que pode sobreviver do público é este.” (Grau, Nuria, 1997)

 


Navegando um pouco sobre políticas públicas, objetivo de debate nesse Módulo do curso, encontramos que as ciências políticas não se limitam a analisar planos, programas e projetos desenvolvidos e implementados pelas políticas setoriais, mas a inter-relação entre as instituições públicas, o processo político e os conteúdos da política (Windhoff-HÈritier, 1987, p. 7)

 

Dessa forma, as políticas estão relacionadas com questões básicas do coletivo, como educação, saúde, moradia,  bem como a liberdade e igualdade.

O Brasil tem passado as últimas décadas com intensa movimentação de políticas públicas na área educacional, esse movimento que teve início nos anos 80 do século passado resultou em alguns documentos importantes como reformas educacionais a partir da consolidação da constituição federal (1988). Essas reformas foram marcadas pelo acesso às conquistas sociais e a uma política com cunho neoliberal. Por outro lado, o que antes era ênfase na qualidade (se é que o foi verdadeiramente) passa a ser enfatizada a modernização da gestão escolar, programas de avaliação, materiais escolares ...

 

Alguns exemplos são a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/1996), o Plano Nacional da Educação (Lei n.10.172/2001) e os Parâmetros Curriculares ...

 

Atualmente, após esses anos de gestão PT, estamos analisando as políticas públicas do governo Lula. Teoricamente as políticas deveriam manter uma coerência em todos os setores e não se apresentarem fragmentadas ou distantes do coletivo, como pontuam alguns de nossos colegas.

 

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=593&Itemid=910&sistemas=1)   sintetiza as  ações do governo federal e merece nossa atenção e estabelece o objetivo de nivelar a educação brasileira com a dos países desenvolvidos até 2021.  

 

Debatemos aqui as políticas de acesso à educação (ou Educação para todos) com foco especial nos projetos que envolvem a utilização de TICs na educação e educação a distância como a  UAB, Projeto Um Computador por Aluno,  Guia de Tecnologias, e-tec, conteúdos digitais...Esses,  possivelmente trarão impactos em nossas trajetórias.

 

Tivemos a oportunidade de recuperar nossas trajetórias de uso de TICs e nossas vivências em educação a distância no Módulo 2  e, salvo algumas vivências individuais, a maior parte dos colegas participou ou participa de projetos governamentais, seja a nível estadual ou a nível federal.

 

Você já teve oportunidade de ler as contribuições de nossos colegas?

 

Última atualização: domingo, 17 mar 2024, 23:00