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Metodologia

A pesquisa em pauta adota a metodologia “pesquisa-formação” (NÓVOA, 2004; SANTOS, 2005). Esta modalidade contempla a possibilidade da mudança das práticas e dos sujeitos em formação. Cada pessoa, cada equipe é, simultaneamente, objeto e sujeito da formação. A coletividade de pesquisadores também é o sujeito de ocorrências. Todo o conjunto de conteúdos e estratégias da e na ação docente deve emergir a partir dos problemas, temas e necessidades de todos os sujeitos pesquisadores.

A pesquisa-formação não dicotomiza a ação de conhecer da ação de atuar, própria das pesquisas ditas “aplicadas”. O pesquisador é coletivo, não se limita a aplicar saberes existentes. As estratégias de aprendizagem e os saberes emergem da troca e da partilha de sentidos de todos os envolvidos. Experiências de pesquisa-formação costumam criar ambiências e dispositivos de pesquisa que fazem emergir o registro e a expressão de narrativas. Os sujeitos são incentivados a expressar suas itinerâncias formativas, promovendo, muitas vezes, a troca e o compartilhamento com outros sujeitos envolvidos no processo. São exemplos de dispositivos: o diário de bordo ou itinerância, os memoriais de pesquisa, entrevistas abertas, entre outros.

Assim definida, a pesquisa requer o registro rigoroso e metódico dos dados. Adotará o registro em “diário de bordo” ou fórum geral online aberto à atuação de todos os envolvidos como um instrumento necessário para consignar os dados recolhidos durante todo processo de pesquisa. Os registros deverão ser diários e cotidianos, de forma a objetivar o vivido e o compreendido. São registros de dados e de fatos:

a) referências dos acordos estabelecidos para o funcionamento dos grupos;

b) dados referentes a compreensões, interpretações, sínteses das leituras de fundamentação teórica;

c) descrição de atividades e práticas dos grupos;

d) sínteses das reflexões e decisões grupais;

e) caracterização das mudanças institucionais e administrativas que estão ocorrendo;

f) descrição da participação dos elementos do grupo. Esses dados são discutidos e refletidos coletivamente e suas análises deverão ser igualmente registradas. O conjunto das ações e interações consolida-se como pesquisa e como formação.
Última atualização: domingo, 17 mar 2024, 23:00