Conteúdos
Conteúdo programático do curso de especialização
Blocos temáticos | Módulos | Ementas (provisórias) |
Bloco 1 FUNDAMENTOS |
1
Cibercultura e Educação Equipe PPGE_MINHO(Pt) |
|
2 Políticas de Educação e Comunicação no Brasil |
Estudo das atuais políticas e legislações nas áreas da Educação (programas do SEED/MEC para uso do computador, das mídias digitais e da EAD e sua legislação atual) e da Comunicação (TV Digital, acesso à rede, Sociedade da Informação no Brasil).
|
|
3
Psicologia da Aprendizagem |
Teoria sócio-histórica da aprendizagem e suas implicações na cibercultura. Uso do computador e da internet como instrumentos culturais de aprendizagem. Pressupostos teóricos e metodológicos do sociointeracionismo, da aprendizagem significativa e da ecologia cognitiva.
|
|
4 Educação e Comunicação Interativas |
Teorias e práticas da interatividade. Pressupostos da interatividade na sala de aula online. A autoria do professor na co-criação da comunicação e do conhecimento.
|
|
Bloco 2 DISPOSITIVOS E INTERFACES |
5
A Internet e suas Interfaces Equipe PPGE_UFAL |
A iInternet como incubadora de mídias. Uso de blogs, fóruns, chats, webquests, webmaps pelas comunicades virtuais e pelas comunidades de aprendizagem. Uso de software livres para aprendizagem coletiva. Softwares sociais (Orkut, MSN, Google, YouTube, grupos de discussão).
|
6 Ambientes Online de Aprendizagem Equipe PPGE_UFBA |
Conceito de ambientes online de aprendizagem. Exemplos de ambientes gratuitos. Exploração do ambiente Moodle como administrador, professor e estudante. Interfaces de conteúdo e de comunicação online.
|
|
7
Multimídia e Educação Equipe PPGE_UNEB |
Multimídia na internet e em ambientes online de aprendizagem. Convergências de mídias na internet. Uso de som e imagens digitalizados. As múltiplas linguagens da cibercultura. O hipertexto . Cultura da imagem e pedagogia crítica. Mídia e mediação pedagógica. Exploração de objetos de aprendizagem para ambientes online.
|
|
8 Cartografia cognitiva e investigativa Equipe PPGE_PUC.Pr |
Uso de softwares e técnicas de cartografia na pesquisa e prática pedagógica. As técnicas dos mapas mentais , conceituais e webmapssoftwares com uso de gratuitos da internet.
|
|
9
Computador/internet e suas Implicações para a Aprendizagem Equipe PPGE_UFJF |
Pretendemos apresentar e discutir computador/internet como instrumentos culturais da contemporaneidade construídos pelo homem e que têm um papel mediador ao mesmo tempo tecnológico e simbólico. Essa discussão será embasada pela abordagem histórico-cultural, compreendendo seus fundamentos básicos, a partir dos quais a aprendizagem, ao se constituir como uma ação compartilhada e colaborativa, permite conceber computador/internet como instrumentos de aprendizagem.
|
|
Bloco 3 PRÁTICA PEDAGÓGICA |
10
Desenho Didático Equipe PPG_TIDD_PUC.SP |
Estudo da relação caleidoscópica entre os fundamentos, a organização e a docência de cursos online. Nos fundamentos, as vertentes curriculares e seus reflexos nos desenhos didáticos. Na organização de cursos online, os limites e as possibilidades do meio. Na docência, as implicações dos desenhos didáticos nas ações de tutoria e avaliação.
|
11 Docência e Avaliação da Aprendizagem em Educação Online |
Teorias e práticas da docência e da avaliação da aprendizagem mediadora e interativa. A autoria do professor nos dispositivos e interfaces online. O papel do mediador da aprendizagem e da avaliação.
|
|
12 Avaliação da aprendizagem em educação online Equipe PPGE_UMA(Pt) |
Aprendizagem, mediação e metacognição; currículo, desenvolvimento curricular e avaliação; currículo online; aprendizagem online; avaliação e instrumentos de avaliação online.
|
|
13
Metodologia da Pesquisa Qualitativa Online |
Paradigmas de pesquisa. Pesquisa qualitativa. Consistência entre Visão de Conhecimento e Procedimentos Metodológicos. Mídia e produção do conhecimento. Internet e transformação de procedimentos: pergunta, coleta de dados, revisão de literatura, referencial teórico e análise.
|
|
14
Experiências de Educação online: análise de casos da prática docente Equipe PPGEMTE_UFPE |
Estudo da prática docente online, através de estudos de casos, destacando: gestão do trabalho docente online (professor virtual, coordenação pedagógica e tutoria); produção de material didático (mediação pedagógica, design instrucional e interatividade); e avaliação online (possibilidades pedagógicas e técnicas das plataformas virtuais). Análise das diferentes relações entre os recursos humanos na educação online.
|
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) |
No âmbito da pesquisa, o TCC será um relatório e um paper produzidos por cada equipe. O relatório versará sobre a atuação da equipe na pesquisa (1ª fase: desenho didático; e 2ª fase: docência). O paper consistirá em reflexão teórico-prática sobre o módulo específico e suas implicações na formação de professores para docência online. O conjunto dos papers será publicado em livro coletivo com o mesmo título do projeto e, em princípio, obedecendo a seqüência dos módulos disposta neste quadro de conteúdos de aprendizagem. No livro os blocos serão unidades e cada módulo será um capítulo assinado pela respectiva equipe. |